FinanzeroBlogCrédito

Quais as diferenças entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Quais as diferenças entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Atualizado em: Sexta-feira, 17/06/2022 às 17h18
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens entre o cartão de crédito e cartão pré-pago. Saiba como escolher o melhor.

Atualmente existem diversos tipos de cartões no mercado, o que facilita a vida do consumidor na hora de escolher a melhor opção. Pensando nisso, nesse post vamos explicar as principais diferenças entre o tradicional cartão de crédito e o cartão pré-pago. Continue a leitura.

Como funciona cada um dos cartões?

Cartão de crédito

A operadora de cartão define um limite para que o cliente possa utilizar em seu cartão de crédito. Após as compras, o consumidor recebe uma fatura com seus gastos, que devem ser pagos dentro da data de vencimento estipulada previamente.

Outro ponto importante é que as compras feitas com cartão de crédito podem ser parceladas. A quantidade de parcelas varia de acordo com o estabelecimento e com a bandeira do cartão.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago fica disponível para uso a partir do momento em que cliente faz uma carga com o valor que pretende usar. Nesse caso, o valor das compras é descontado diretamente do saldo disponível no cartão.

Ele pode ser emitido para clientes menores de idade, desde que tenham CPF válido.

Diferentemente do que acontece com o cartão de crédito, nesse caso, não há envio de fatura e as compras são pagas na hora. Além disso, não existe a alternativa de parcelamento neste produto.

Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!

Quais as vantagens de desvantagens entre o cartão de crédito e o cartão pré-pago?

O principal benefício do cartão de crédito é poder efetuar compras quando não há dinheiro para isso. Além disso, existe uma facilidade maior para pagar, afinal, as faturas costumam vir com vencimento entre 30 e 40 dias.

Mas nem tudo são flores, pois o cartão de crédito pode ser uma porta para o endividamento. A falta de controle financeiro pode ser fundamental para que o consumidor tenha que lidar com as taxas de juros altas.

Já no caso do cartão pré-pago a grande vantagem é ter um maior controle de gastos. O cliente só utiliza o que tem disponível de saldo e garante não ultrapassar o orçamento. Outro fator relevante é que não há anuidade nesse tipo de cartão.

O ponto negativo é que o cartão pré-pago possui limite de transação, mas isso depende de cada instituição financeira. Elas também podem cobrar taxas para que o usuário utilize o produto.

Afinal, qual escolher: cartão de crédito ou pré-pago?

A definição de qual melhor opção vai de acordo com a necessidade do consumidor.

O cartão de crédito é essencial para quem precisa fazer compras a prazo e com maior facilidade para pagamento. Já o pré-pago serve para aqueles que querem ter um maior controle financeiro.

De qualquer forma, ambos possuem suas vantagens e desvantagens e cabe ao cliente avaliar o que vale mais a pena.

Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário.

Acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Saque extraordinário do FGTS terá pagamentos para sete grupos em maio

Por que o FGTS foi liberado para mais um saque?Como consultar o […]

Ler artigo completo

1 respostas para “Quais as diferenças entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

  1. Marcio Magno Andrade Silva disse:

    Muito obrigado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo