Índice de conteúdo
Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens entre o cartão de crédito e cartão pré-pago. Saiba como escolher o melhor.
Atualmente existem diversos tipos de cartões no mercado, o que facilita a vida do consumidor na hora de escolher a melhor opção. Pensando nisso, nesse post vamos explicar as principais diferenças entre o tradicional cartão de crédito e o cartão pré-pago. Continue a leitura.
Cartão de crédito
A operadora de cartão define um limite para que o cliente possa utilizar em seu cartão de crédito. Após as compras, o consumidor recebe uma fatura com seus gastos, que devem ser pagos dentro da data de vencimento estipulada previamente.
Outro ponto importante é que as compras feitas com cartão de crédito podem ser parceladas. A quantidade de parcelas varia de acordo com o estabelecimento e com a bandeira do cartão.
Cartão pré-pago
O cartão pré-pago fica disponível para uso a partir do momento em que cliente faz uma carga com o valor que pretende usar. Nesse caso, o valor das compras é descontado diretamente do saldo disponível no cartão.
Ele pode ser emitido para clientes menores de idade, desde que tenham CPF válido.
Diferentemente do que acontece com o cartão de crédito, nesse caso, não há envio de fatura e as compras são pagas na hora. Além disso, não existe a alternativa de parcelamento neste produto.
Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!
O principal benefício do cartão de crédito é poder efetuar compras quando não há dinheiro para isso. Além disso, existe uma facilidade maior para pagar, afinal, as faturas costumam vir com vencimento entre 30 e 40 dias.
Mas nem tudo são flores, pois o cartão de crédito pode ser uma porta para o endividamento. A falta de controle financeiro pode ser fundamental para que o consumidor tenha que lidar com as taxas de juros altas.
Já no caso do cartão pré-pago a grande vantagem é ter um maior controle de gastos. O cliente só utiliza o que tem disponível de saldo e garante não ultrapassar o orçamento. Outro fator relevante é que não há anuidade nesse tipo de cartão.
O ponto negativo é que o cartão pré-pago possui limite de transação, mas isso depende de cada instituição financeira. Elas também podem cobrar taxas para que o usuário utilize o produto.
Precisando de um empréstimo? Encontre aqui as melhores taxas de juros!
A definição de qual melhor opção vai de acordo com a necessidade do consumidor.
O cartão de crédito é essencial para quem precisa fazer compras a prazo e com maior facilidade para pagamento. Já o pré-pago serve para aqueles que querem ter um maior controle financeiro.
De qualquer forma, ambos possuem suas vantagens e desvantagens e cabe ao cliente avaliar o que vale mais a pena.
Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário.
Acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Muito obrigado