Uma opção para pagar a conta de luz durante os meses é utilizar o cartão de crédito; no entanto, é necessário ter uma boa organização financeira para não acumular dívidas; confira mais sobre o assunto

Muitos bancos oferecem a opção de pagar conta de luz, e outros boletos, no cartão de crédito. Para isso, basta acionar a funcionalidade na instituição financeira.

No entanto, é necessário ter uma organização financeira para não se perder nas contas. Isso porque não adianta pagar as contas de casa e, no fim, não conseguir arcar com a fatura do cartão.

Além disso, é importante checar as condições com o banco e no município. Isso porque não são todas as instituições financeiras que oferecem essa função e em alguns estados só é possível pagar e parcelas contas em atraso.

Confira – Peça uma cotação grátis e receba ofertas de empréstimo pessoal de até 10 parceiros FinanZero!

Como funciona?

Como dito anteriormente, o primeiro passo para quem quer pagar a conta de luz no cartão de crédito é checar as condições da instituição financeira e do município.

Isso porque muitos bancos não oferecem essa opção ou oferecem apenas para algumas modalidades de conta.

No Itaú, por exemplo, o cliente consegue pagar as contas com cartão de crédito de duas formas:

  • Acessando sua conta-corrente e digitando “pague contas” no campo de busca, ou
  • Indo em um guichê de qualquer agência, com cartão de crédito, documento com foto e conta que deseja pagar.

Mas não são todos os tipos de contas que conseguem fazer isso. Por isso, é importante conferir as regras da instituição. Além disso, muitos bancos cobram taxas pelo serviço, por isso: fique de olho para não se enrolar nas dívidas!

Preciso pagar alguma taxa?

A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque cada banco e instituição financeira tem autonomia para definir as taxas e encargos.

No entanto, na maioria das instituições financeiras o serviço está sujeito ao pagamento de encargos, como, por exemplo: juros e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Por isso, antes de contratar qualquer serviço financeiro é muito importante que o cliente consulte o CET (Custo Efetivo Total).

Confira também – Quais aplicativos de mensagem instantânea existem?

Qual a vantagem de pagar conta de luz com cartão de crédito?

A principal vantagem de utilizar o cartão de crédito para pagar as contas é o prazo que as instituições financeiras dão para os clientes pagar a fatura. Por isso, o cartão pode ajudar os clientes que não tenham recursos para quitar o boleto imediatamente, podendo adiar para a data de fechamento da fatura.

No entanto, é importante planejar os gastos e ter uma organização financeira para não se enrolar com as dívidas.

Meu cartão precisa estar habilitado para boletos?

Sim! O cliente precisa verificar se o banco utilizado oferece a possibilidade de pagar boletos no cartão de crédito. Para isso, basta consultar o atendimento da instituição financeira nos seguintes canais:

  • Site;
  • Internet Banking;
  • Aplicativo;
  • Número de telefone.

Quais hábitos devo ter para quitar dívidas no cartão de crédito?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 76,4% das famílias endividadas no país têm o cartão de crédito como principal responsável.

Por isso, é importante seguir alguns passos como:

  • Se planejar financeiramente;
  • Mudar os hábitos com o cartão de crédito;
  • Renegociar as dívidas;
  • Por fim, se for necessário, faça um empréstimo para quitar as dívidas.

Saiba mais em – O que fazer com as dívidas do cartão de crédito?

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre pagar conta de luz no cartão de crédito? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.