;
FinanzeroBlogCrédito

O que fazer com as dívidas do cartão de crédito?

O que fazer com as dívidas do cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Banco Central divulga dados de cartões de crédito no Brasil. Saiba como lidar com as dívidas

O uso do cartão de crédito está cada vez mais em alta entre os brasileiros, principalmente quando falamos na facilidade de parcelar compras ou a possibilidade de pagar a fatura somente depois de 30 dias. Mas e quando essa praticidade sai do controle e se torna um problema?

Em 2019, esse mercado teve um aumento expressivo, com os cartões de crédito atingindo 123 milhões de unidades e os de débito ,132 milhões, com 18% e 14% de aumento quando comparados a 2018.

Já quando pensamos nos números de transações, houve crescimento de 33% no cartão de crédito e de 20% no de débito.

Além disso, em relação ao parcelamento de compras, os brasileiros realizam:

  • 85,4% das compras em uma única parcela;
  • 9,8% em duas ou três parcelas;
  • 3,2% de quatro a seis parcelas,
  • 1,6% em mais de sete parcelas.

Os dados são do Banco Central e foram publicados no dia 1º de setembro no relatório Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões.

Veja mais – Receita federal abre programa de renegociação de dívidas

Como quitar as dívidas do cartão de crédito?

Existem algumas atitudes que podem contribuir para que você consiga lidar com as dívidas do cartão de crédito.

O primeiro passo consiste em conhecer bem o valor total da dívida. Apenas após esse cálculo será possível entender quais serão os esforços necessários para quitar tudo.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil entender qual o valor necessário em mãos para lidar com a dívida.

Mas é importante ressaltar que é imprescindível ter um planejamento financeiro. Isso pode ser feito por meio de uma planilha, onde deve haver dados sobre as despesas e as receitas mensais. Isso serve para que você entenda qual valor pode dispor mensalmente para o pagamento do cartão.

Dívidas do cartão de crédito: o que fazer?

O número de dívidas com cartões também segue em expansão. De acordo com pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 76,4% das famílias endividadas no país tem o cartão de crédito como principal responsável pelas dívidas.

Pensando nisso, a FinanZero listou um passo-a-passo de como lidar com essa situação e se planejar financeiramente:

1. Planejamento financeiro

O primeiro passo é saber o seu balanço financeiro, isto é:

  • Quanto você está gastando?
  • Com o quê?
  • São coisas necessárias?
  • Em casos de dívidas com cartão de crédito, qual o Custo Efetivo Total (informações de despesas, taxas e custos dos serviços bancários) da sua dívida?

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

2. Mudando hábitos com o cartão de crédito

Depois que você anotar todos os seus gastos, é importante pensar no que é realmente necessário e para quais situações precisa usar o cartão de crédito.

Para a contadora Priscila Garcia, da Contax Assessoria, eliminar o uso constante do cartão de crédito é um passo importante quando se trata de uma saúde financeira:

“Ao organizar e definir novas estratégias para o uso do cartão de crédito, escolha não usá-lo habitualmente para compras de valores pequenos, apenas compras necessárias com valores mais altos que lhe trará vantagens pagar a longo prazo.”

Nesse caso, estamos falando daqueles gastos diários que passam despercebidos, como um salgado à tarde, um fast-food, pedir um Uber até o trabalho, entre outros. São gastos que vão se acumulando ao longo do mês, e no final o extrato do cartão vem com um valor alto.

3. Renegocie as dívidas

Os bancos e instituições financeiras costumam oferecer renegociação de dívidas. Para isso, o mais indicado é ir até uma agência e fazer uma proposta para o banco, pensando no quanto do seu orçamento você pode comprometer com o pagamento

4. Se necessário, faça um empréstimo

Apesar do parcelamento de dívidas do cartão de crédito ser uma opção apresentada pelos bancos, nem sempre é a melhor. Para Priscila, em casos de dívidas no cartão de crédito, existem outras possibilidades com um melhor custo benefício, “o que indico é que se faça um empréstimo, sairá muito mais em conta, terá parcelas fixas com juros bem menores”.

Como evitar novas dívidas com o cartão?

Depois que você conseguiu renegociar as dívidas do cartão de crédito, é hora de repensar como evitar que elas retornem no futuro. Pensando nisso, veja algumas dicas para isso:

Diminua as compras com o cartão

Antes de definir quais gastos precisam ser diminuídos, o primeiro passo é identificar quais são eles. Uma dica é pegar faturas anteriores para analisar quais compras podem ser consideradas supérfluas.

Uma alternativa é verificar todas as assinaturas em seu cartão. Muitos consumidores assinam diversos serviços e depois esquecem deles, pois são cobrados de forma automática. Veja todos eles e retire os que não estão sendo utilizados.

Serviços de srtreaming são bons, mas podem ser considerados desnecessários em momentos econômicos mais complicados. Considere a opção de cancelamento de forma provisória.

Tente reduzir os gastos com aplicativos de entrega de comidas e também com refeições fora de casa.

Não pague o mínimo

Outro problema constante de quem fica com dívidas do cartão de crédito é o pagamento mínimo. Quando o consumidor paga o valor mínimo da fatura, automaticamente entra no sistema rotativo.

Essa é uma das formas mais comuns de fazer com que a dívida vire uma bola de neve. Afinal de contas, os juros do rotativo são considerados um dos mais altos do mercado de crédito.

Se você perceber que não conseguirá pagar uma fatura em seu valor total, entre em contato com o banco e renegocie. Hoje é possível parcelar uma fatura com juros menores. Isso pode ser feito, inclusive, diretamente pelo aplicativo dos bancos.

Fique com apenas um cartão

Outra atitude que pode te ajudar é a redução na quantidade de cartões. Evite ter muitos cartões de crédito na mão, pois isso facilita a criação de novas dívidas.

Procure analisar todos os seus cartões e opte por aquele que oferece as melhores condições, como: taxa de juros mais baixas, menor anuidade e data de vencimento mais apropriada para você.

Diminua o limite

Faça uma redução no limite do seu cartão de crédito. Entre em contato com o banco e solicite que seu limite fique menor. Dessa forma, você consegue evitar fazer gastos desnecessários.

Deixe que seu cartão de crédito seja utilizado apenas para gastos emergenciais, se possível.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como a pesquisa do Banco Central ou sobre dívidas do cartão de crédito? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Nota Fiscal Paulista abre consultas para sorteio de setembro

Resultados dos sorteios saem no dia 15 de setembro, consumidores concorrem a mais de 6 milhões em prêmios. Saiba mais

Ler artigo completo

0 respostas para “O que fazer com as dívidas do cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo