Transferências pelo WhatsApp: como fazer transferência bancária, como configurar e como receber pagamento pelo WhatsApp business

O aplicativo WhatsApp anunciou recentemente sua nova funcionalidade, a possibilidade de pagamentos dentro do próprio aplicativo. Será possível então realizar pagamentos pelo WhatsApp cadastrando um cartão de débito e enviando para a pessoa ou estabelecimento desejado. Os cartões de crédito só serão aceitos pelos estabelecimentos que usam o WhatsApp Business. A nova função será habilitada de maneira gradual para os usuários do aplicativo.

Os cartões que são liberados para realizar os pagamentos, até o momento, são os de bandeira Visa ou Mastercard dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi ou Woop Sicredi. Para que a transferência seja aceita é preciso que o recebedor e o pagador utilizem o mesmo cartão. O uso de pagamentos online têm tido grande aumento pois, segundo uma pesquisa realizada pela Mastercad, em 2020 pagamentos online superaram os realizados em lojas físicas.

Como transferir dinheiro do Caixa TEM para o PicPay?

Como fazer transferência bancária pelo WhatsApp?

O novo recurso do WhatsApp permite que transferências bancárias sejam realizadas dentro do próprio aplicativo. O envio dos valores será realizados por meio do chat do app para familiares, amigos e empresas.

Para que a transferência seja feita é preciso seguir os passos:

  1. Acesse o chat da pessoa que deseja enviar um pagamento;
  2. Clique no ícone “clipe de papel” (para android) ou no “+” (para IOS) e selecione a opção “Pagamento”;
  3. Digite o valor da transferência e o motivo se desejar;
  4. Clique em “Pagar” e em seguida coloque a senha cadastrada;

Logo depois que a transferência for realizada o contato para o qual o dinheiro foi enviado deverá clicar em “Aceitar o pagamento”. Dessa forma, o dinheiro já estará na conta da pessoa que recebeu o valor.

É válido ressaltar que o valor das transferências só pode ser de R$ 1.000 por transferência. O WhatsApp permite que sejam realizados pagamentos de valores maiores, porém, precisam ser feitos em transações diferentes.

Revisão do PIS/Pasep: saiba quem tem direito e como pedir

Como configurar pagamento pelo WhatsApp?

Para cadastrar uma forma de pagamento o processo acontece da seguinte maneira:

  1. No aplicativo, clique em “Ajustes” e em seguida em “Pagamento”;
  2. Vá até a opção “Facebook Pay” e clique em “Continuar”;
  3. Crie uma senha numérica que será usada para confirmar as transferências;
  4. Coloque seu nome, CPF e telefone e clique em “Avançar”;
  5. Insira os dados do cartão de débito como nome, número, cvv e data de validade;

Logo após seguir os passos e clicar em “Salvar” a forma de pagamento já estará habilitada pra o uso. As instruções acima valem tanto para IOS quanto para Android, com exceção apenas de que para acessar o “Facebook Pay” no sistema Android é preciso ir até os 3 pontinhos no canto superior direito do aplicativo e selecionar “Pagamento”.

Como receber pagamento pelo WhatsApp Business?

O WhatsApp business pode ser usado por pequenos negócios que desejam que seus clientes paguem pelos seus serviços ou produtos por meio do WhatsApp. Veja o passo a passo para habilitar o recurso de pagamento e começar a receber os valores pelo aplicativo:

  1. Acesse o WhatsApp Business, vá até o “Menu” e em seguida em “Pagamentos”;
  2. Vá até “Facebook Pay” escola a opção de “Receber pagamentos por vendas” e clique em “Continuar”;
  3. Clique em “Aceitar” para concordar com os termos impostos pelo WhatsApp, Facebook e Cielo;
  4. Vincule uma conta Cielo com CPF ou CNPJ, nome da empresa, dados pessoais do responsável e endereço do estabelecimento;
  5. E por fim, insira os dados da conta bancária;

A conta será verificada por um período de até 3 dias úteis e logo após estará habilitada para receber pagamentos pelo WhatsApp.

Tem como corrigir erros no cadastro do auxílio emergencial 2021?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como fazer transferências pelo WhatsApp? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.