Índice de conteúdo
Para solicitar revisão do PIS/Pasep é necessário abrir uma ação judicial para que o trabalhador consiga garantir seus direitos.
O PIS/Pasep é a integração de programas que foram criados para favorecer empregados de baixa renda, tanto do setor público quando privado, tendo como principal objetivo o desenvolvimento socioeconômico do trabalhador.
Após consultar seus saldos, muitos cidadãos notaram que os valores referentes ao programa estavam abaixo dos estimados. Nesse sentindo, a questão da revisão do PIS/Pasep começou a ficar em alta.
Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!
Primeiramente é importante saber que o PIS/Pasep se trata de uma tese jurídica a qual foi instituída pela lei complementar nº 08 de 1970.
O PIS/Pasep é a junção das contas do Programa de integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Nessa conta são depositados valores, descontados da folha salarial, que serão destinados para compor o Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) onde se custeia tanto o abono salarial quanto o seguro-desemprego.
Atualmente o abono salarial proveniente do PIS/Pasep irá beneficiar cerca de 23,2 milhões de pessoas, resultando em um custo para o governo de R$ 18,3 bilhões de reais. Dados referentes ao período de 2020/2021.
Dentre as pessoas que poderão solicitar a revisão do PIS/Pasep estão:
Antes de mais nada, é necessário que o solicitante da revisão tenha em mãos o extrato do PIS/PASEP, que podem ser disponíveis no próprio banco. Também é importante um auxílio de um especialista da área para que possa rever as condições e assim definir se poderá ser feita a revisão.
Tendo os extratos referentesá revisão do PIS/PASEP em mãos, os quais podem ser obtidos pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, deve-se avaliar junto com um advogado os valores contidos no extrato.
Após essa etapa, será necessária entrar com uma ação judicial para solicitar a revisão. Sendo necessário os seguintes documentos:
Assim é importante que o trabalhador fique atento sobre seus direitos e os processos necessários para a solicitação deles.
Além disso, ficou com mais dúvidas sobre o assunto? Deixe aqui e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Ñ consegui receber meu PIS e ñ sei como fazer
Trabalho em um Cartório, e não recebo o PIS já há dois anos, com a justificativa da CAEPF; mas sei que tenho direito. Como proceder?