INSS: Como fazer um novo cadastro, como entrar pelo site, como recuperar a senha e como criar uma senha nova para o benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros benefícios a aqueles que possuem direito, como empregados e empregados domésticos, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos. Segundo o Governo Federal, o benefício contribui para 31 milhões de cidadãos.

Com a quantidade de cidadãos que são beneficiados pelo INSS, dúvidas sobre o seu funcionamento são recorrentes, como a realização de um novo cadastro, recuperação e alteração de senha. Com isso, abaixo estão listadas as principais questões sobre o assunto e o passo a passo para a resolução de cada uma delas.

Meu INSS: como posso fazer um novo cadastro?

Como fazer um novo cadastro no meu INSS?

Realizar o cadastro do INSS é simples e basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site “Meu INSS”;
  2. Na parte de “Serviços sem senha” clique em “Inscrever no INSS”;
  3. Por fim, preencha os dados solicitados

Para que a inscrição seja completada é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Número de documento original de identificação, como o RG ou CNH;

Após seguir os passos o cadastro será realizado e o número da inscrição será gerado ao final do processo.

Como entrar no INSS pelo site?

Como mencionado o INSS é um benefício oferecido pelo Governo Federal e por isso o seu acesso é vinculado ao Gov br, site do Governo. Dessa forma, ao acessar o INSS é preciso colocar os dados cadastrados no site do governo, assim, a senha usada no gov br será a mesma para o INSS.

Para acessar o INSS basta entrar no site do “Meu INSS” e clicar em “Entrar com gov.br”. Após colocar o CPF e a senha do gov o acesso será permitido.

O que fazer quando não consigo transferir dinheiro do iti?

Como recuperar senha do meu INSS?

Para recuperar a senha do INSS basta seguir os passos:

  1. Acesse o site do INSS, clique em “Acessar com Gov br” e o site te direcionará para a página de login do Gov br;
  2. Na página do Gov br digite o número de CPF e em seguida em “Avançar”;
  3. Logo depois clique em “Esqueci a minha senha”;

Após seguir os passos o processo de recuperação de senha será iniciado e é preciso escolher uma dentre as quatro opções disponíveis.

Por Internet Banking

Para recuperar a senha do INSS usando a opção de internet banking o usuário precisará entrar no banco que possui conta e gerar um código que será usado como senha, como indicado no passo a passo abaixo.

  1. Selecione a opção de internet banking e entre no link disponível do banco escolhido;
  2. Realize o Login no banco pelo link e gere um código de acesso;
  3. Utilize o código gerado como nova senha do INSS;

Vale destacar que os bancos disponíveis para a opção são:

  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica;
  • Santander;
  • Sicoob;

Bancos credenciados

Assim como na opção anterior, ao escolher a recuperar da senha do INSS por meio dos bancos credenciados é preciso escolher entre as opções disponíveis de bancos, que são os mesmo citados anteriormente, como mostrado no passo a passo a seguir.

  1. Selecione a opção “Por Bancos Credenciados” e acesse o banco usado usualmente;
  2. Acesse o banco por meio do número da agência, conta e senha;
  3. Aguarde o banco enviar um código pelo aplicativo de celular que precisa estar instalado no telefone;
  4. Ao receber o código clique em autorizar e será redirecionado a uma página que permitirá alterar a senha;

Vale ressaltar que é importante escolher essa opção apenas se o banco utilizado estiver dentre os disponíveis no site pois com essa opção é necessário ter o aplicativo do banco instalado no telefone celular.

Por e-mail

Para recuperar a senha do INSS usando o e-mail basta ter acesso ao e-mail cadastrado no site do gov br pois será enviado um código que permitirá realizar a alteração de senha do INSS. Confira no passo a passo como funciona essa opção.

  1. Selecione a opção de recuperação “Por e-mail” e após verificar que o e-mail cadastrado é o atual utilizado clique em “Enviar código”;
  2. Verifique o código foi enviado ao e-mail e clique no link disponível no corpo da mensagem do e-mail;
  3. O link levará até uma página, do gov br, e permitirá que uma nova senha seja gerada;

Por validação facial

Com a opção de validação facial para recuperar a senha do INSS é preciso utilizar o celular e o computador. O passo a passo mostra de forma detalhada como utilizar essa opção.

  1. No celular, abra o aplicativo do gov br, siga os passos para iniciar o processo de recuperação de senha e clique em “Validação facial”;
  2. Pelo computador faça a mesma coisa, entrando no site do gov br, e clique em “Gerar QR-Code” e um código será exibido na tela;
  3. No aplicativo, clique em “Ler QR-Code” e aponte a câmera do celular para a tela do computador;
  4. Após a leitura, clique em “Li e concordo com os termos e condições” e em seguida em “Aceitar”;
  5. Siga as instruções e o sistema tirará uma foto sua que deverá ser enviada logo depois;
  6. Continue o processo no computador e ele o direcionará para a criação de uma nova senha;

Como gerar uma nova senha do INSS?

Para gerar uma nova senha basta escolher uma das opções citadas anteriormente. Isso porque todas elas levam o usuário a criar uma nova senha ao final do processo. Contudo, é importante se atentar a escolha dentre as opções disponíveis, já que cada uma solicita dados diferentes e possuem suas especificidades. O indicado é que o cidadão analise cada uma delas e escolha a que melhor se encaixa para ele.

Além disso, é importante que a senha escolhida seja fácil de lembrar ou que o cidadão a tenha anotado pois as senha criados no gov br são utilizadas para acessar outros benefícios oferecidos pelo Governo, como consultar o auxílio emergencial, acessar a carteira de trabalho digital e verificar o abano salarial.

Não consigo transferir dinheiro do kwai o que fazer?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como recuperar a senha do INSS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.