Cartão de crédito: como funcionam as milhas, quais bancos possuem o benefício, como saber se tenho e como resgatar as milhas do meu cartão

O uso de cartão de crédito é muito recorrente entre os cidadãos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) no ano de 2020 o cartão de crédito registrou R$ 1,18 trilhão em transações.

Para cada fatura paga do cartão de crédito são acumulados pontos que podem ser usados para alguns benefícios, como por exemplo viagens. Cada cartão possui um funcionamento diferente, porém, com quase todos eles é possível acumular pontos que podem ser trocados por milhas e assim usados para compras de passagens aéreas.

Consórcio como investimento: vale a pena?

Como funciona as milhas do cartão de crédito?

Ao realizar compras usando o cartão de crédito é possível acumular pontos que podem ser resgatados e usados como milhas. As milhas são pontos que podem ser trocados por passagens aéreas. Para isso basta que o cartão usado tenha esse funcionamento e a partir de faturas pagas os pontos vão acumulando. Ou seja, quanto mais compras você faz mais pontos acumulados terá.

Logo após os pontos serem acumulados eles podem ser transferidos para alguma companhia aérea que a empresa do cartão tenha parceria. Além das transferências dos pontos é preciso que o cliente esteja inscrito no programa de fidelidade da companhia aérea em questão. Para a inscrição normalmente não são cobrados nenhum valor, porém é importante verificar antes de se inscrever.

Nem todos os cartões de crédito oferecem o serviço de acumulação de milhas. Por isso é importante se atentar se o cartão escolhido possui o programa e além disso conferir como funcionam os prazos, transferências, resgate e validade. Logo após o vencimento das milhas não será mais possível usa-las.

Quais bancos possuem cartões de crédito com milhas?

A grande a maioria dos cartões de crédito possuem o benefício do acumulo de pontos. Os principais bancos que possuem esse benefício são:

  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Nubank;

Vale mencionar que normalmente os cartões que garantem esse beneficio costumam cobrar anuidade, ou seja,em alguns casos o benefício é pago. Contudo, o cartão de crédito da FinanZero também possui essa vantagem e, além de muitas outras, não possui anuidade.

Cartão de crédito Mercado Pago: Saiba se o seu foi aprovado

Como saber se tem milhas no cartão de crédito?

Como comentado os pontos acumulados são transformados em milhas. A verificação de pontos disponíveis no cartão de crédito pode ser feita de algumas maneiras. Isso porque cada cartão terá um jeito diferente de mostrar as milhas presentes, podendo ser por meio do extrato bancário, site ou aplicativo do banco ou apenas entrando em contato via telefone com a instituição.

Contudo, antes de olhar se existem pontos acumuladas é importante verificar se o cartão de crédito escolhido oferece esse serviço. A grande maioria dos cartões de crédito possui serviços de acumulação de pontos porém alguns podem não oferecer e por isso é preciso estar atento.

Se existirem pontos e o cliente desejar transforma-los em milhas basta entrar em contato com o banco do cartão e verificar quais são as companhias aéreas que ele possui parceria e que convertem os pontos. Vale lembrar que é necessário estar inscrito em um programa de fidelidade da companhia aérea escolhida.

Como resgatar minhas milhas no cartão de crédito?

O resgate das milhas pode ser feito por meio de transferência onde os pontos do cartão de crédito são transferidos para a companhia aérea na qual o cidadão é inscrito no programa de fidelidade. As transferências variam conforme os bancos, normalmente são realizadas nos sites ou aplicativos e são bem intuitivas. Contudo, vale a pena entrar em contato com o banco escolhido para obter melhores informações.

Após a transferência os pontos são convertidos em milhas e então é possível utilizar os benefícios que a companhia oferece.

As principais companhias aéreas do Brasil são:

  • Tudo Azul (Azul);
  • Slimes (Gol);
  • Latam Pass (Latam);

A escolha da companhia aérea deve ser feita com cautela e pensando em qual oferece as melhores condições. Também existe a opção da venda de milhas que pode ser feita com a companhia aérea.

Serviços Cla do cartão de crédito: o que é?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como resgatar milhas no cartão de crédito? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.