Serviços Cla é o termo usado para descrever produtos pré-pago comprados pela operadora Claro; veja o que fazer se a cobrança for indevida

Cresceu o número de reclamações de cobranças com o título Serviços Cla no cartão de crédito. Mas, afinal, do que se trata? Como saber se essa é uma cobrança devida?

Pois bem, é sobre isso que falaremos hoje. Então, para começar: o que são Serviços Cla?

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O que são Serviços Cla?

Serviços Cla é o termo usado para descrever os produtos pré-pago da operadora Claro. Quando essa sigla aparece na sua fatura do cartão de crédito, portanto, é um sinal de que você comprou um produto desta operadora. Esses produtos são, por exemplo:

  • Recarga de celular (também chamado de crédito);
  • Algum produto de streaming da operadora;
  • Pacote adicional de gigas para o seu plano;
  • Os chamados SVA: Serviço de Valor Adicionado;
  • Entre outros, como pacotes de minutos e SMS.

Enfim, todos os produtos pré-pago que são oferecidos pela Claro são computados na sua fatura do cartão com esta sigla: Serviços Cla. Em geral, eles aparecem com a sigla e, em seguida, com um * e o número da transação.

Do mesmo modo, outras operadoras têm suas próprias siglas. Por exemplo, a Vivo cria siglas que unem o nome da operadora mais o pacote, como VIVO EASY*, etc.

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Como saber se um Serviços Cla cobrança é devida?

Bem, esta é uma resposta bem óbvia: você ou alguém que tem acesso ao seu cartão contrataram um serviço da Claro? Pois bem, espere a sigla Serviços Cla na sua fatura!

Ah, vale dizer que existem planos mensais que são cobrados desta forma, via cartão de crédito. Neste caso, a sigla aparecerá da mesma forma na sua fatura, em um dia fixo, antes do fechamento.

Se você não se lembra de ter contratado este serviço e quiser ter certeza, uma opção é ligar no 1052, o número de atendimento da Claro. Lá, com seu CPF e o número do seu cartão, deve conseguir a confirmação que precisa.

Agora, se ninguém próximo a você fez essa contratação, então, a cobrança é indevida. O seu cartão pode ter sido clonado ou, por fim, pode ter havido um erro no processamento da operadora.

Mas, quando isso acontecer, o que fazer?

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O que fazer se um Serviços Cla for cobrado de forma indevida?

Há duas atitudes que você deve tomar:

  1. Em primeiro lugar, entre em contato com a Claro, também no 1052. Este deve ser o primeiro passo porque assim você confirma a cobrança indevida e entende se foi erro da operadora ou golpe;
  2. Por fim, contate a sua operadora do cartão de crédito. Você precisa reportar esta compra para que o estorno seja feito. Para tanto, você terá que fazer algumas confirmações antes do estorno ser concluído.

Caso, ainda assim, a operadora do cartão ou a de telefonia não confirme seu estorno, você pode acionar a empresa via ReclameAQUI ou pelo Procon. Mas vale salientar: você terá que comprovar que não fez a contratação.

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Ficou com mais dúvidas?

E aí, ficou com mais dúvidas sobre o que são os Serviços Cla e como identificar se foram cobrados de forma indevida? Então, comente. Afinal, estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar 😉

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