Índice de conteúdo
O código familiar do Cadastro Único pode ser consultado pelo site e aplicativo CadÚnico e, também, através da Central de Atendimento do Ministério da Cidadania.
Também chamado de CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal funciona como um banco de dados, pois abrange um conjunto de informações relacionadas às famílias de baixa renda brasileiras. É, inclusive, a partir da inscrição no CadÚnico que diversas famílias podem participar de programas sociais, como:
Quando preciso atualizar o Cadastro Único?
O código familiar do Cadastro Único é uma numeração que permite ao governo federal localizar dados referentes a uma família inscrita no sistema. Portanto, a partir dele é possível administrar o pagamento de benefícios sociais, já que abrange informações como:
A consulta ao código familiar pode ser feita por qualquer membro da família, através do aplicativo ou site CadÚnico e, também, pelo telefone do Ministério da Cidadania. Vale dizer que em ambos os casos é preciso fornecer dados como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município, da forma como estão registrados no Cadastro Único.
O aplicativo Cadastro Único, disponível para Android e iOS, permite que o código familiar seja consultado, junto às demais informações do cadastro. Portanto, para acessá-lo, é só inserir as informações pessoais solicitadas e realizar login, então, na tela inicial selecione a opção “Consulta simples”, feito isso, será gerado um comprovante de cadastro, em que constará o código familiar.
O site CadÚnico também possibilita a consulta ao código familiar, neste caso, ao acessar a página inicial, clique em “Consulta simples” e preencha os campos com as informações solicitadas. É importante lembrar que as informações devem ser idênticas às inseridas no momento de cadastramento no CadÚnico.
Por fim, selecione a opção “não sou um robô” e clique em “Emitir Certidão”. O documento gerado, então, comprova a inscrição no Cadastro único e conta com o código da família e o Número de Identificação Social (NIS).
Há, ainda, a opção de solicitar o código familiar através do telefone do Ministério da Cidadania, o 0800 707 2003, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos finais de semana das 10h às 16h.
De quanto preciso para fazer um financiamento de veículo?
Não, o código familiar e o NIS são numerações distintas, apesar de ambos constarem no Cadastro Único dos inscritos. Sendo assim, o Número de Identificação Social (NIS) é um código que oferece informações pessoais sobre uma determinada pessoa física, como nome, RG, profissão, sexo, idade e afins.
Já o código familiar fornece dados sobre um núcleo familiar, isso é, todas as pessoas que fazem parte de uma mesma família inscrita no Cadastro Único.
A diferença entre elas, como o próprio nome sugere, é a quantidade de informações disponibilizadas. Isso porque, enquanto a simples e a completa permitem acessar o código familiar, data da última atualização, identificação do Responsável pela Unidade Familiar e de seus membros, a completa dá acesso, ainda, ao endereço da família, dados do domicílio e despesas.
Além disso, o acesso à consulta completa só pode ser feito através do login na conta gov.br, com CPF e senha previamente cadastrados.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o Cadastro Único? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios