Índice de conteúdo
A consulta à inscrição no Cadastro Único pode ser feita pelo site e aplicativo de mesmo nome, disponibilizados pelo governo federal.
Também conhecido como CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal funciona como um banco de dados do governo federal, pois reúne um conjunto de informações acerca de famílias brasileiras de baixa renda. A partir dele, inclusive, é possível solicitar e obter acesso a programas e benefícios sociais, como:
Para se inscrever no Cadastro Único, o interessado deve cumprir alguns requisitos, estabelecidos pelo governo federal. São eles:
Para verificar se está inscrito CadÚnico através do número do CPF, o usuário pode utilizar o site Cadastro Único ou o aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iOS. Em ambos os casos o procedimento é o mesmo, portanto:
Por fim, se o usuário estiver cadastrado, será emitida uma certidão de cadastro, que permite a consulta ao código familiar, data da última atualização, identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os membros no núcleo familiar, endereço completo e despesas. Por outro lado, se não estiver cadastrado, será apresentada a mensagem “Não foi possível localizar suas informações no Cadastro Único”.
A atualização do cadastro no CadÚnico só poderá ser feita via internet quando não houver nenhuma alteração no núcleo familiar. Então, o Responsável Familiar poderá utilizar o site ou aplicativo Cadastro Único, realizar login e, na tela inicial, clicar em “Atualização cadastral por confirmação”.
Entretanto, se houver qualquer tipo de mudança, a atualização deverá ser realizada de forma presencial, em um dos postos de atendimento disponíveis no município da família, junto à apresentação dos documentos comprobatórios de alteração cadastral.
O Cadastro Único deve ser atualizado, no máximo, a cada dois anos, ou imediatamente sempre que houver qualquer mudança no núcleo familiar, como:
Contudo, conforme mencionado, se não houver nenhuma mudança durante o período de dois anos, o Responsável Familiar poderá confirmar os dados já cadastrados através do aplicativo ou site, que também se trata de uma forma de atualizá-lo, pois é feita a confirmação das informações já contidas no sistema.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios