;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como saber se um link de pagamento é seguro?

Como saber se um link de pagamento é seguro?

Compartilhe esse post:

Aprenda a identificar se um link de pagamento é seguro e o que fazer em caso de fraude.

O link de pagamento é um meio de cobrança digital que permite aos consumidores efetuarem pagamentos virtuais à empresas ou pessoas físicas, ainda que a mesma não possua site, aplicativo próprio ou até mesmo uma maquininha de cartão.

Na prática, ao clicar no link de pagamento, o cliente é direcionado para uma página numa plataforma de pagamento, em que haverá todas as informações da cobrança, como valor, data, meio de pagamento e CPF/CNPJ do profissional.

Então, o consumidor deve apenas conferir se os dados estão corretos e selecionar o método de pagamento, que pode ser desde boleto, até Pix e cartão de crédito, seja à vista ou parcelado.

Uma das principais vantagens desse meio de pagamento é a facilidade, já que o link pode ser compartilhado com o consumidor através de redes sociais, e-mail, SMS e WhatsApp. Entretanto, essa mesma facilidade é o que propicia, também, a aplicação de golpes.

Como gerar um link de pagamento para os meus clientes?

Pessoas mal intencionadas clonam perfis de profissionais ou, ainda, realizam falsos anúncios na internet. Então, após o consumidor tomar a decisão de adquirir um produto ou serviço, é enviado um link de pagamento falacioso, que ao ser clicado pode roubar dados da vítima. Em outras situações, o pagamento é direcionado para a conta de um golpista, que obtém o dinheiro de forma ilícita, em nome de um prestador de serviço ou vendedor, por exemplo.

Os links de pagamento são seguros?

De modo geral, sim, os links de pagamento são seguros, entretanto, como em qualquer outro método disponível no mercado, é de suma importância que o consumidor se atente aos detalhes e somente abra o link e realize o pagamento se tiver certeza sobre a autenticidade daquela operação.

Quais são os tipos de links de pagamento?

De forma simplificada, não existem diferentes tipos de links de pagamento, o que muda são as empresas que oferecem a plataforma para geração da cobrança. Desse modo, a lógica de funcionamento é a mesma, mas a diferença principal é que as taxas e prazo de recebimento mudam de acordo com cada uma.

Então, por exemplo, enquanto o Mercado Pago cobra a partir de 3,99% para compras feitas no cartão através do link de pagamento, a Sumup cobra a partir de 3,70% para o mesmo tipo de operação. Essas informações, entretanto, são relevantes para o vendedor ou prestador de serviço, quem adquire um produto ou contrata um serviço, no caso o consumidor, deve ter atenção à segurança do link, a fim de garantir de que não se trata de um golpe.

Transferência Eletrônica de Fundos: o que é e como funciona?

Como saber se um link de pagamento é seguro?

A seguir, separamos algumas dicas sobre como identificar um link de pagamento seguro. Inclusive, cabe ressaltar, são necessárias diversas ações para garantir que a cobrança se trata de algo confiável.

Verifique a grafia do link

É comum que os golpistas enviem links com algum tipo de erro na URL, logo, observar o domínio é essencial. Para isso, o consumidor deve verificar a plataforma de pagamento utilizada pelo vendedor e, em seguida, pesquisar se há um padrão a ser seguido, se sim, confira se o link compartilhado está dentro desses parâmetros.

Uma prática comum na falsificação de links de pagamento é a inserção de uma letra repetida ou um número no meio da palavra, que tendem a passar despercebidos pela vítima.

Pesquise pela empresa

Se a compra ou contratação do serviço for em uma empresa desconhecida, isso é, em que nunca foi feita qualquer operação, o ideal é realizar uma pesquisa aprofundada sobre a mesma. Portanto, verifique os perfis nas redes sociais, busque pelo CNPJ na internet e, também, acesse o perfil da empresa no ReclameAqui, pois a plataforma apresenta as reclamações de todos os clientes e, ainda, é possível acompanhar a resolução de cada caso, dando ao consumidor a oportunidade de compreender como funciona o atendimento ao cliente.

Veja se a conexão do site é segura

Antes de gerar um link de pagamento no site da empresa, verifique se a mesma possui o certificado de segurança aos usuários, que se trata do protocolo https. Na prática, basta clicar no campo onde está a URL do site, ao fazer isso, deverá constar a sigla https e, em seguida, o site em questão.

Não forneça dados bancários

Se ao clicar no link de pagamento, forem solicitadas informações pessoais ou bancárias, não prossiga com a ação. Isso porque, uma das principais caraterísticas desse método de pagamento é a facilidade, logo, se optar pelo pagamento à vista, será gerado o boleto ou código Pix. A exceção, no entanto, existe nos casos de pagamento com cartão de crédito, quando a inserção dos dados do cartão são necessárias, desde que o consumidor tenha verificado a segurança do link e tenha garantia de que se trata de uma operação segura.

Tem como estornar uma transação por link de pagamento falso?

Depende, se o consumidor realizou o pagamento com cartão de crédito ou débito e, posteriormente, identificou que se tratava de um golpe, é possível entrar em contato com a administradora do cartão, explicar o ocorrido e consultar as alternativas possíveis. Há, também, o chamado chargeback, em que o comprador solicita o reembolso diretamente pela plataforma, alegando se tratar de uma cobrança fraudulenta.

No entanto, se o pagamento tiver sido via Pix ou boleto bancário, o estorno se torna complexo e, em alguns casos, não é possível. Além disso, as regras para cancelamento e estorno estão sujeitas às políticas de cada plataforma de pagamento.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual a diferença entre parcelado lojista e parcelado emissor?

Saiba quais são as principais diferenças entre o parcelado lojista e o parcelado emissor. Veja também como funciona cada modalidade.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber se um link de pagamento é seguro?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo