FinanzeroBlogNegócios

Transferência Eletrônica de Fundos: o que é e como funciona?

Transferência Eletrônica de Fundos: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema presente nas maquininhas PinPad, que aceita diversos tipos de cartões.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o pagamento via cartão de crédito e débito foi a segunda modalidade mais utilizada no Brasil em 2022, com 15,5 bilhões de operações. Com isso, a utilização de maquininhas de cartões continua sendo de suma importância nos comércios.

Em 2021, por exemplo, havia mais de 11 milhões de maquininhas em funcionamento no país, conforme mostra o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

O uso dessas maquininhas, no entanto, requer do comerciante ou prestador de serviços um determinado conhecimento, já que no momento de escolha, é preciso levar em consideração as demandas do estabelecimento e o melhor custo benefício. Por isso, explicamos a seguir como funciona a Transferência Eletrônica de Fundos, um sistema vinculado às maquininhas PinPad.

PinPad: o que é e para que serve?

O que é e como funciona a Transferência Eletrônica de Fundos?

Também conhecida pela sigla TEF, a Transferência Eletrônica de Fundos é um sistema que possibilita a comunicação entre as administradoras de cartão de crédito e débito e o estabelecimento comercial, permitindo que as transações financeiras ocorram de forma rápida e segura, bem como conciliadas com o sistema de vendas da empresa.

Na prática, a TEF funciona da seguinte forma: o empreendedor instala um software de TEF no computador que o conecta a uma maquininha de cartão específica, a PinPad. Então, quando um pagamento for recebido através dessa maquininha, as informações da transação serão registradas automaticamente no sistema de Transferência Eletrônica de Fundos.

Essa operação, vale ressaltar, passará por uma central responsável pela autorização do pagamento e pelo agrupamento dos dados no sistema de vendas da empresa. Isso significa que a TEF permite a integração e automação no lançamento dos dados, além disso, no momento de pagamento, o valor é apresentado automaticamente, portanto, o operador não precisa digitá-lo na maquininha.

Quais são os tipos de TEF?

Atualmente existem três tipos de Transferência Eletrônica de Fundos, sendo assim, cabe ao empreendedor analisar qual é a melhor opção para o seu negócio, de acordo com a frequência de vendas e o fluxo de informações financeiras.

TEF discada

Nessa opção, a comunicação entre a empresa e a operadora do cartão ocorre através de uma linha telefônica, de forma similar ao que acontecia com a internet residencial discada. Portanto, a cada transação realizada via PinPad, a transferência das informações é feita via acesso discado, quando a análise e aprovação da operação findam, a ligação também termina.

Esse tipo de TEF é indicado, principalmente, para pequenos e médios negócios, porque a comunicação é considerada mais lenta, quando comparada às demais opções, dada que a comunicação é via linha telefônica.

TEF dedicada

A TEF dedicada, por sua vez, utiliza uma linha especial para repasse de informações, que permanece conectada com as operadoras de cartões de forma ininterrupta, portanto, 24 horas. Essa conexão acontece via linha VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual), por isso, a principal característica é a rapidez, permitindo que a transação ocorra entre dois e cinco segundos.

Diante disso, a TEF é direcionada, principalmente, para comércios com maior fluxo de vendas por cartão.

O Pix da Caixa vai ser cobrado?

TEF IP

A TEF IP, por fim, também utiliza a comunicação via VPF, contudo, a conexão entre a empresa e a operadora de cartão acontece mediante o meio de protocolo IP, por isso o nome. Isso significa que as informações referentes à transação são transmitidas via internet, o que torna o processo mais rápido.

Dessa forma, a TEF IP é indicada para empresas com maior volume de operações com cartão de crédito e débito, bem como é o caso da TEF dedicada.

Como implementar o sistema de TEF?

Para realizar a implementação do sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, são necessárias duas principais ferramentas:

Software de TEF: o software precisa ser instalado em um dispositivo externo, como computador, tablet ou celular, pois o mesmo é responsável por registrar e transmitir os dados da compra.

PinPad: a maquininha é quem receberá o pagamento do cliente, desse modo, a PinPad faz a leitura do cartão, criptografa os dados numéricos da transação, tornando-os legíveis, e os envia para o software de TEF.

Portanto, tendo estes dois itens, basta instalar o sistema TEF no dispositivo externo, conectá-lo à PinPad e, então, o recurso poderá ser utilizado normalmente.

Quais as vantagens e desvantagens da TEF?

A Transferência Eletrônica de Fundos, como qualquer outro sistema, conta com aspectos vantajosos e desvantajosos, que devem ser considerados e avaliados pelas empresas no momento de definir se fará a contratação. A seguir, apresentamos alguns fatores.

Variedade

Devido à multiadquirência do software, a TEF permite o uso de diferentes bandeiras e tipos de cartões na PinPad, inclusive vale-alimentação e refeição, bem como o pagamento por aproximação, também chamado de contactless. Portanto, o sistema abrange mais perfis de consumidores, aumentando a possibilidade de vendas e tornando-se um método de pagamento flexível.

Segurança

Por contar com o sistema de integração e automação, os lançamentos de dados referentes às transações, a conferência de caixa e o controle geral são feitos de forma totalmente interligada e automatizada, por isso, diminui o risco de perdas financeiras, quando comparado aos sistemas manuais, como é o caso do Point Of Sale (POS).

Outro ponto vantajoso ainda no aspecto de segurança, é que no momento de registrar o valor da transação, a informação é introduzida de forma automática através do dispositivo, anulando a possibilidade de mudanças no valor ou algum outro tipo de fraude na cobrança.

Juros compostos: o que são e como lucrar com eles?

Controle financeiro

A TEF possui o sistema de gestão integrada, chamado de ERP, sendo assim, conforme mencionado, o lançamento das transações é realizado automaticamente e de maneira sistematizada, que além de facilitar o dia a dia do varejista, facilita o controle financeiro, já que há a conciliação bancária.

Dependência da internet

Por outro lado, a desvantagem da Transferência Eletrônica de Fundos é a dependência da internet e do dispositivo externo, no caso, computador, tablet ou celular. Portanto, ao aderir ao TEF, é de suma importância que o empreendedor garanta conexão, pois se o provedor cair, não é possível realizar as transações.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Juros compostos: o que são e como lucrar com eles?

Saiba o que são os juros compostos, como funcionam, como são calculados e como obter rendimento com eles. Veja as opções.

Ler artigo completo

0 respostas para “Transferência Eletrônica de Fundos: o que é e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvel
Solicite seu empréstimo