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A segunda via da Sanepar pode ser obtida diretamente pelo site da empresa, contudo, é preciso realizar um cadastro.
A conta de água e esgoto é uma das contas de consumo que fazem parte das obrigações financeiras mensais de diversos consumidores. Na prática, essas faturas contam com data de vencimento, detalhamento sobre o consumo do cliente, código de barras e outras informações pertinentes.
O pagamento, por sua vez, pode ser feito presencialmente através dos caixas eletrônicos e Casas Lotéricas e, também, de forma digital, via aplicativo e Internet Banking das instituições financeiras em que o cliente possui conta. Apesar da possibilidade de pagamento digital, o consumidor deve possuir a fatura, já que o código é necessário para concluir a operação, portanto, em caso de perda ou não recebimento da fatura, por exemplo, é possível emitir a segunda via, conforme explicamos a seguir.
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Para utilizar os serviços oferecidos de forma online pela Sanepar, como acesso à segunda via da fatura e mudança de titularidade, por exemplo, é preciso realizar o cadastro o site da empresa. Para isso, ao acessar a página inicial, basta clicar em qualquer serviço oferecido, então, o cliente será direcionado para a área de login. Nessa tela, clique em “Primeiro acesso” e informe os seguintes dados:
Em seguida, clique em “Não sou um robô” e, por fim, “Enviar”. Se as informações estiverem corretas, a conta será criada e o cliente poderá acessar os serviços oferecidos online.
A segunda via da Sanepar pode ser solicitada de forma gratuita e online, através do site da empresa. Dessa forma, ao acessar a página inicial do site, clique em “Segunda via” ou “Segunda via simplificada”. Então, após realizar o login com o número da matrícula e senha previamente cadastrada, basta fazer o seguinte:
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A segunda via de uma conta é uma cópia da fatura original, ou seja, possui as mesmas informações e, normalmente, é considerada o modelo completo da fatura, já que traz diversos detalhes referentes à conta. A segunda via simplificada, por sua vez, como o próprio nome sugere, se trata de um documento menos detalhado, que comumente apresenta somente o nome do cliente, endereço, matrícula, se for o caso, valor a pagar, data de vencimento e o código de barras.
Os débitos da Sanepar estão localizados no mesmo espaço em que o cliente emite a segunda via da fatura. Sendo assim, após realizar login no site, clique em “Todos os serviços” e, em seguida, em “Segunda via”. Caso haja alguma fatura em atraso, será apresentada no quadro “Débitos pendentes – conta”. Para visualizar detalhes, é só clicar em “Imprimir”.
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A alteração de titularidade de uma conta pode ser solicitada em diversas situações, como em caso de venda ou locação da propriedade, por exemplo. Para solicitar esse serviço, os clientes da Sanepar devem comparecer a uma Central de Relacionamento com os documentos necessários, que por sua vez, variam de acordo com o perfil do solicitante, já que proprietários devem apresentar um tipo de documentação, enquanto locatários precisam apresentar outro tipo.
Quando o solicitante da mudança de titularidade é o proprietário do imóvel, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, como RG ou CNH e, também, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, é exigida a apresentação de um dos seguintes documentos:
O locatário, isso é, quem está alugando um imóvel, deverá apresentar o documento de identidade com foto, como RG ou CNH, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Junto a isso, é exigida a apresentação de um dos seguintes documentos:
Como tirar a segunda via da Cedae?
O número da matrícula da Sanepar funciona como um identificador do imóvel, por isso, é solicitado no momento de acessar a Agência Virtual da Sanepar e, também, ao solicitar informações através da Central de Atendimento. Para obtê-lo, o cliente pode utilizar contas anteriores, pois o número está localizado no canto superior direito da fatura, ao lado do nome do titular.
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