A segunda via da Sanepar pode ser obtida diretamente pelo site da empresa, contudo, é preciso realizar um cadastro.

A conta de água e esgoto é uma das contas de consumo que fazem parte das obrigações financeiras mensais de diversos consumidores. Na prática, essas faturas contam com data de vencimento, detalhamento sobre o consumo do cliente, código de barras e outras informações pertinentes.

O pagamento, por sua vez, pode ser feito presencialmente através dos caixas eletrônicos e Casas Lotéricas e, também, de forma digital, via aplicativo e Internet Banking das instituições financeiras em que o cliente possui conta. Apesar da possibilidade de pagamento digital, o consumidor deve possuir a fatura, já que o código é necessário para concluir a operação, portanto, em caso de perda ou não recebimento da fatura, por exemplo, é possível emitir a segunda via, conforme explicamos a seguir.

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Como se cadastrar no site da Sanepar?

Para utilizar os serviços oferecidos de forma online pela Sanepar, como acesso à segunda via da fatura e mudança de titularidade, por exemplo, é preciso realizar o cadastro o site da empresa. Para isso, ao acessar a página inicial, basta clicar em qualquer serviço oferecido, então, o cliente será direcionado para a área de login. Nessa tela, clique em “Primeiro acesso” e informe os seguintes dados:

  • número da matrícula;
  • e-mail;
  • CPF ou CNPJ;
  • senha.

Em seguida, clique em “Não sou um robô” e, por fim, “Enviar”. Se as informações estiverem corretas, a conta será criada e o cliente poderá acessar os serviços oferecidos online.

Como tirar a segunda via Sanepar?

A segunda via da Sanepar pode ser solicitada de forma gratuita e online, através do site da empresa. Dessa forma, ao acessar a página inicial do site, clique em “Segunda via” ou “Segunda via simplificada”. Então, após realizar o login com o número da matrícula e senha previamente cadastrada, basta fazer o seguinte:

  • na tela inicial, localize a fatura que deseja obter a segunda via;
  • clique em “Imprimir”, localizado no canto direito;
  • será aberta uma nova tela com a fatura e o código de barras, onde é possível realizar o pagamento pelo celular, imprimir ou salvar no computador ou celular.

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Qual é a diferença entre segunda via e segunda via simplificada?

A segunda via de uma conta é uma cópia da fatura original, ou seja, possui as mesmas informações e, normalmente, é considerada o modelo completo da fatura, já que traz diversos detalhes referentes à conta. A segunda via simplificada, por sua vez, como o próprio nome sugere, se trata de um documento menos detalhado, que comumente apresenta somente o nome do cliente, endereço, matrícula, se for o caso, valor a pagar, data de vencimento e o código de barras.

Como ver os débitos da Sanepar?

Os débitos da Sanepar estão localizados no mesmo espaço em que o cliente emite a segunda via da fatura. Sendo assim, após realizar login no site, clique em “Todos os serviços” e, em seguida, em “Segunda via”. Caso haja alguma fatura em atraso, será apresentada no quadro “Débitos pendentes – conta”. Para visualizar detalhes, é só clicar em “Imprimir”.

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Como alterar a titularidade da conta Sanepar?

A alteração de titularidade de uma conta pode ser solicitada em diversas situações, como em caso de venda ou locação da propriedade, por exemplo. Para solicitar esse serviço, os clientes da Sanepar devem comparecer a uma Central de Relacionamento com os documentos necessários, que por sua vez, variam de acordo com o perfil do solicitante, já que proprietários devem apresentar um tipo de documentação, enquanto locatários precisam apresentar outro tipo.

Proprietário

Quando o solicitante da mudança de titularidade é o proprietário do imóvel, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, como RG ou CNH e, também, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, é exigida a apresentação de um dos seguintes documentos:

  • Certidão de Registro do Imóvel atualizada, portanto, com emissão de até 30 dias ou;
  • Comprovante de Compra e Venda com firma reconhecida do vendedor e comprador, junto do título de propriedade oficial, como escritura ou certidão de registro de imóvel ou;
  • IPTU atualizado com o nome do solicitante.
  • É necessário apresentar o endereço completo da propriedade, inclusive entre ruas, ou um conta de água/esgoto.

Locatário

O locatário, isso é, quem está alugando um imóvel, deverá apresentar o documento de identidade com foto, como RG ou CNH, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Junto a isso, é exigida a apresentação de um dos seguintes documentos:

  • Contrato de locação, se locado por imobiliária;
  • autorização do proprietário ou contrato de aluguel com firma reconhecida se a locação foi feita diretamente com o proprietário;
  • documento do imóvel, como Certidão de Registro do Imóvel emitida nos últimos 30 dias ou Comprovante de Compra e Venda com firma reconhecida do vendedor e comprador, acompanhado de título de propriedade oficial ou;
  • IPTU atualizado em nome do proprietário;
  • endereço completo, inclusive as entre ruas, ou uma conta de água/esgoto.

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Como saber o número da matrícula da Sanepar?

O número da matrícula da Sanepar funciona como um identificador do imóvel, por isso, é solicitado no momento de acessar a Agência Virtual da Sanepar e, também, ao solicitar informações através da Central de Atendimento. Para obtê-lo, o cliente pode utilizar contas anteriores, pois o número está localizado no canto superior direito da fatura, ao lado do nome do titular.

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