FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Posso contribuir com o INSS em atraso?

Posso contribuir com o INSS em atraso?

Compartilhe esse post:

É possível contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em atraso, mas existem alguns limites

Os segurados que trabalham de carteira assinada, incluindo trabalhadores avulsos, a contribuição é feita automaticamente pelo empregador ou pelo sindicato, no caso dos trabalhadores avulsos. Por isso, atrasos não ocorrem.

Os segurados facultativos e individuais contribuem com o INSS por meio da Guia da Previdência Social e caso o pagamento não for efetuado na data estipulada, ainda é possível contribuir com atraso. Os limites que o INSS impõe para contribuições em atraso são:

  • Contribuintes individuais podem pagar até 5 anos de contribuições atrasadas, sem ter que comprovar a atividade para o INSS;
  • Contribuintes individuais podem pagar mais de 5 anos de recolhimentos atrasados, mas deverão comprovar a atividade para o INSS;
  • Contribuintes facultativos podem pagar até 6 meses de contribuições atrasadas.

Empréstimo consignado sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!

Destaca-se que a contribuição com o INSS em atraso conta com juros e multa. Caso as parcelas estejam vencidas há menos de 5 anos, o contribuinte pode optar pelo valor de contribuição ao INSS.

Se as parcelas estiverem vencidas há mais de 5 anos, o contribuinte não pode optar pelo valor de contribuição ao INSS.

Caso as contribuições estejam atrasadas em até 5 anos, a alíquota de contribuição será de 20% sobre o rendimento do mês, acrescida de uma multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, além de juros baseados na taxa Selic mais 1% no mês de pagamento.

Se as contribuições estiverem atrasadas há mais de 5 anos, a média salarial do contribuinte será calculada, com o descarte dos 20% menores salários de contribuição. A alíquota de contribuição sobre esta média salarial é de 20%. Além disso, ainda há juros de 0,5% ao mês, limitados a 50%, e multa de 10%.

Como se cadastrar na plataforma Meu INSS?

Quem pode contribuir com o INSS em atraso?

Para efetuar o pagamento ao INSS com atraso, o contribuinte deve cumprir determinados requisitos. Os que contribuíram como contribuintes facultativos podem efetuar o pagamento atrasado se a guia não estiver atrasada há mais de 6 meses.

Caso tenham se passado mais de 6 meses de atraso, o contribuinte apenas poderá realizar a contribuição em atraso caso ele exerça alguma atividade profissional que possa ser comprovada.

Os contribuintes individuais ou autônomos precisam verificar se há a necessidade de comprovar o trabalho exercido.

Para que o INSS conte o tempo recolhido em atraso, além de pagar as guias, o contribuinte deve ter provas documentais que exerceu atividade profissional, caso o período de recolhimento atrasado for maior do que 5 anos.

Como saber se preciso contribuir com o INSS em atraso?

Existem alguns casos em que o contribuinte não precisa realizar o pagamento ao INSS em atraso. Para que o INSS considere o tempo passado para a aposentadoria, o contribuinte deve apenas comprovar que trabalhava na época. Alguns dos casos mais comuns que não precisam de recolhimento em atraso são:

  • Contribuinte individual que prestou trabalho para uma pessoa jurídica (PJ) depois de 2003;
  • Trabalho rural antes de 1991;
  • Emprego informal, sem registro em carteira.

Nos casos citados, a documentação que comprove estes trabalhos deve ser reunida e a atualização de tempo de contribuição deve ser realizada.

Como contribuir com o INSS em atraso?

O pagamento da GPS precisa ser efetuado mensalmente, gerando a guia através do site da Receita Federal. Para realizar o processo, deve-se seguir os passos:

  • No site, selecionar o módulo em que o contribuinte está inserido de acordo com a sua data de filiação ao INSS;
  • Informar a categoria de contribuinte (facultativo ou individual);
  • Informar o número do NIT/PIS/Pasep;
  • Incluir a competência a ser paga e o salário de contribuição sobre o qual o recolhimento será efetuado;
  • Selecionar o código de pagamento;
  • Clicar em confirmar;
  • Selecionar a competência;
  • Clicar em “Gerar GPS”. O valor virá com juros e multa.

A GPS será gerada em PDF, podendo ser impressa ou paga através do código copiado para pagamento online. O pagamento pode ser feito em lotéricas, bancos ou Internet Banking.

Tem mais alguma dúvida sobre se é possível contribuir com o INSS em atraso ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como consultar e tirar o holerite no Bradesco?

Como consultar e tirar o holerite no Bradesco, através do Internet Banking e caixa eletrônico, e como obter o extrato da conta pela internet

Ler artigo completo

0 respostas para “Posso contribuir com o INSS em atraso?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo