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Como se cadastrar na plataforma Meu INSS?

Como se cadastrar na plataforma Meu INSS?

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A plataforma Meu INSS foi criada pela Previdência Social, com o objetivo de facilitar a vida dos beneficiários.

O Meu INSS permite que os segurados do INSS tenham acesso a mais de 90 serviços, como, agendamento de perícia médica, que antes só poderiam ser realizados em agências físicas, na maioria das vezes, após horas de espera. Além disso, com esta plataforma a informação se torna mais acessível. O serviço é totalmente gratuito e o Meu INSS pode ser acessado através do site (link) ou aplicativo oficial, disponível para Android (link) e IOS (link)

A plataforma está vinculada ao Gov.Br, um espaço online para os serviços do governo, que para serem acessados, necessitam de apenas um cadastro. Este, pode ser feito após responder um pequeno questionário com dados pessoais e previdenciários. Caso o beneficiário já tenha cadastro no Gov.Br, ele pode logar no Meu INSS utilizando-o, caso contrário é necessário criar uma conta.

Para ter acesso a plataforma Meu INSS, é necessário ter um cadastro no Gov.Br, este, pode ser feito através do site do Meu INSS, basta seguir os passos:

  • Entrar no site Meu INSS;
  • Clicar em “Entrar com gov.br”;
  • Digitar o CPF;
  • Seguir as orientações;
  • Concluir o cadastro.

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Quais os serviços da plataforma Meu INSS?

O Meu INSS oferece diversos serviços, como dito, mais de 90, todos estes podem ser realizados facilmente de maneira online. Segue abaixo alguns dos serviços mais utilizados:

  • Acesso ao Cadastro Nacional de Informações sociais (CNIS) – Extrato Previdenciário;
  • Acesso ao extrato de imposto de renda;
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado;
  • Agendamento e resultado de perícia médica;
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade;
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário;

Como fazer a simulação de benefícios pela plataforma Meu INSS?

Outro serviço que a plataforma Meu INSS oferece é a “Calculadora do INSS”, através dela, é possível que o segurado simule, por exemplo, a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, podendo ter uma base de como estão os seus requisitos.

Simulando a aposentadoria por tempo de contribuição, é informado ao segurado a idade e o tempo de contribuição, contando com os meses, para calcular os pontos. Ademais, é notificado quantos pontos faltam que a regra 86/96 seja utilizada e quanto tempo de contribuição falta para a aposentadoria comum.

Ao simular a aposentadoria por idade, é informado ao segurado o tempo de carência faltante e a renda mensal inicial, caso o mesmo tenha direito ao benefício. Deste modo é possível saber com mais clareza quando solicitar o saque.

Destaca-se que a calculadora de simulação apenas não informa o valor do benefício.

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Como recuperar a senha do Meu INSS?

No caso do beneficiário esquecer a senha, é possível recuperá-la. O processo é bem simples, basta acessar o site Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”, inserir o CPF e clicar em “Continuar”, logo após clicar em “Esqueci minha senha” e em “CAPTCHA”. Feito isso, serão informadas as formas possíveis de recuperar a senha.

Recuperar senha com validação facial

Para recuperar a senha desta maneira, é preciso ter Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o aplicativo Gov.Br instalado no celular, além de um computador disponível. Para realizar o processo deve-se seguir os passos:

  • Selecionar a opção “Validação facial”;
  • Selecionar a opção “Não sou um robô”;
  • Clicar em “Gerar QRCode”;
  • Abrir o aplicativo Gov.Br;
  • Selecionar a opção “Ler QRCode”;
  • Enquadrar o QRCode na câmera;
  • Clicar em “Fazer reconhecimento facial”
  • Posicionar o rosto em frente a câmera;
  • Clicar no ícone “câmera” azul;
  • Seguir as orientações;
  • Clicar em “Ok”;
  • Preencher, no computador, os campos com a nova senha;
  • Clicar em “Concluir”.

Recuperar senha através de Bancos Credenciados

Para os segurados que tem conta em algum banco credenciado, esta pode ser a opção preferencial, basta seguir os passos:

  • Selecionar a opção “Bancos Credenciados”;
  • Selecionar a imagem do banco em que se tem conta;
  • Seguir as orientações;
  • Definir a nova senha;
  • Clicar em “Concluir”.

Destaca-se que o INSS não terá acesso ao dados bancários do segurado.

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Recuperar a senha por e-mail

Este método de recuperação de senha pode ser considerado o mais fácil, para realizar o processo é só seguir os passos:

  • Selecionar a opção “E-mail”;
  • Clicar em “Enviar código”;
  • Verificar n e-mail cadastrado qual o código;
  • Inserir o código no local indicado;
  • Confirmar a mudança;
  • Definir a nova senha;

Recuperar a senha por SMS

Para recuperar a senha desta forma, é preciso que o número de celular cadastrado esteja atualizado. Basta seguir os passos:

  • Selecionar a opção “Celular”;
  • Selecionar a opção “Não sou um robô”;
  • Inserir o código enviado via SMS no local indicado;
  • Definir a nova senha;

Recuperar senha através do Internet Banking

A recuperação de senha também pode ser feita através dos bancos, pelo Internet Banking de cada um, basta acessar diretamente pela conta.

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1 resposta para “Como se cadastrar na plataforma Meu INSS?”:

  1. Daniel Gonçalves da Silva disse:

    Meu Nis

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