Índice de conteúdo
A plataforma Meu INSS foi criada pela Previdência Social, com o objetivo de facilitar a vida dos beneficiários.
O Meu INSS permite que os segurados do INSS tenham acesso a mais de 90 serviços, como, agendamento de perícia médica, que antes só poderiam ser realizados em agências físicas, na maioria das vezes, após horas de espera. Além disso, com esta plataforma a informação se torna mais acessível. O serviço é totalmente gratuito e o Meu INSS pode ser acessado através do site (link) ou aplicativo oficial, disponível para Android (link) e IOS (link)
A plataforma está vinculada ao Gov.Br, um espaço online para os serviços do governo, que para serem acessados, necessitam de apenas um cadastro. Este, pode ser feito após responder um pequeno questionário com dados pessoais e previdenciários. Caso o beneficiário já tenha cadastro no Gov.Br, ele pode logar no Meu INSS utilizando-o, caso contrário é necessário criar uma conta.
Para ter acesso a plataforma Meu INSS, é necessário ter um cadastro no Gov.Br, este, pode ser feito através do site do Meu INSS, basta seguir os passos:
Como se aposentar pelo INSS com o teto de 7 mil reais?
O Meu INSS oferece diversos serviços, como dito, mais de 90, todos estes podem ser realizados facilmente de maneira online. Segue abaixo alguns dos serviços mais utilizados:
Outro serviço que a plataforma Meu INSS oferece é a “Calculadora do INSS”, através dela, é possível que o segurado simule, por exemplo, a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, podendo ter uma base de como estão os seus requisitos.
Simulando a aposentadoria por tempo de contribuição, é informado ao segurado a idade e o tempo de contribuição, contando com os meses, para calcular os pontos. Ademais, é notificado quantos pontos faltam que a regra 86/96 seja utilizada e quanto tempo de contribuição falta para a aposentadoria comum.
Ao simular a aposentadoria por idade, é informado ao segurado o tempo de carência faltante e a renda mensal inicial, caso o mesmo tenha direito ao benefício. Deste modo é possível saber com mais clareza quando solicitar o saque.
Destaca-se que a calculadora de simulação apenas não informa o valor do benefício.
Como será o reajuste do INSS em 2022?
No caso do beneficiário esquecer a senha, é possível recuperá-la. O processo é bem simples, basta acessar o site Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”, inserir o CPF e clicar em “Continuar”, logo após clicar em “Esqueci minha senha” e em “CAPTCHA”. Feito isso, serão informadas as formas possíveis de recuperar a senha.
Recuperar senha com validação facial
Para recuperar a senha desta maneira, é preciso ter Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o aplicativo Gov.Br instalado no celular, além de um computador disponível. Para realizar o processo deve-se seguir os passos:
Recuperar senha através de Bancos Credenciados
Para os segurados que tem conta em algum banco credenciado, esta pode ser a opção preferencial, basta seguir os passos:
Destaca-se que o INSS não terá acesso ao dados bancários do segurado.
Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!
Recuperar a senha por e-mail
Este método de recuperação de senha pode ser considerado o mais fácil, para realizar o processo é só seguir os passos:
Recuperar a senha por SMS
Para recuperar a senha desta forma, é preciso que o número de celular cadastrado esteja atualizado. Basta seguir os passos:
Recuperar senha através do Internet Banking
A recuperação de senha também pode ser feita através dos bancos, pelo Internet Banking de cada um, basta acessar diretamente pela conta.
É possível refinanciar um carro que está financiado?
Tem mais alguma dúvida sobre a plataforma Meu INSS? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Meu Nis