O extrato do Pix do Santander pode ser utilizado pelos correntistas para complementar os documentos de comprovação de renda. Para obtê-lo, é preciso acessar o aplicativo da instituição.

Funcionando desde novembro de 2020, o Pix é um sistema de pagamento criado pelo Banco Central, que permite realizar transferências e pagamentos de forma instantânea. Isso significa que os usuários conseguem realizar transações 24 horas por dia, em qualquer dia da semana. O reconhecimento da operação, por sua vez, pode levar até dez segundos.

Na prática, o Pix permite realizar:

  • transações entre pessoas físicas;
  • pagamentos a estabelecimentos comerciais, incluindo o comércio eletrônico;
  • pagamentos entre estabelecimentos, ou seja, entre pessoas jurídicas;
  • pagamentos a órgãos governamentais, como recolhimento de impostos.

Por que acontece o estorno do Pix?

Como tirar o extrato do Pix?

O extrato do Pix do Santander apresenta a entrada e saída de recursos via Pix do usuário. Os dados de cada documento, por sua vez, mostram informações de quem realizou a operação e também de quem foi beneficiado. Além disso, é mostrada a data e horário, bem como o código de identificação da operação.

Para obter o extrato, então, o usuário deve fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique na área Pix;
  • em seguida, um pouco mais abaixo, clique na opção “Extrato Pix”.

Pronto, será possível visualizar as transações mais recentes, bem como personalizar um período específico. Além disso, ao clicar em cada operação, é possível, além de acessar as informações, compartilhar o documento em formato PDF via WhatsApp, e-mail e outras plataformas.

Quem preferir, pode ainda salvar o extrato de cada operação no celular, que também ficará disponível em formato PDF.

Como acessar o comprovante do Pix

O comprovante do Pix mostra as operações realizadas, ou seja, os pagamentos e transferências. Esse documento é apresentado na tela logo após a conclusão de uma operação, e pode ser compartilhado. No entanto, para obtê-lo posteriormente, basta seguir o seguinte passo a passo:

na tela inicial, abaixo do saldo, arraste as opções para o lado e clique em “Comprovantes”;
em seguida, selecione a opção “Pix”.

Então, serão mostradas as últimas transações realizadas via Pix, que contam com valor, CPF/CNPJ do recebedor, data e horário. Além disso, é possível personalizar um período específico através do botão “filtrar”, disponível logo abaixo, e também compartilhar o documento através de redes sociais ou e-mail, por exemplo.

Como recuperar a senha do Caixa Tem?

Como cadastrar chaves Pix

A chave Pix é utilizada como identificador da conta de uma pessoa ou empresa, dessa forma, durante as transações, ao invés de solicitar ou informar o número da agência, conta bancária e CPF/CNPJ, basta utilizar a chave Pix.

Para cadastrar a chave Pix, o usuário pode utilizar o CPF/CNPJ, e-mail, número de celular e chave aleatória. Essa última, a chave aleatória, se trata de uma sequência de números e letras gerada automaticamente pelo sistema.

Vale ressaltar que cada pessoa pode cadastrar até cinco chaves Pix, enquanto uma empresa pode ter até vinte chaves. Sendo assim, para cadastrar a chave Pix no Santander, siga as seguintes instruções:

  • na tela inicial do aplicativo, clique na área Pix;
  • em seguida, selecione a aba “Minhas chaves”;
  • então, clique em “Associar novo dado”, em vermelho;
  • selecione a opção que deseja utilizar como chave Pix, se celular, e-mail e afins;
  • por fim, valide o cadastro da chave Pix através de um código de segurança, que será enviado para o e-mail ou celular.

Nessa área também é possível verificar quais são as chaves já cadastradas e realizar a portabilidade. Contudo, quem preferir, pode continuar utilizando o número da conta e agência normalmente, ou seja, não é obrigatório cadastrar uma chave para utilizar o Pix, apesar do Banco Central recomendar a ação.

Como excluir chaves Pix

Para excluir uma chave ou mais chaves Pix da conta Santander, o usuário deverá acessar a área Pix e, em seguida, clicar em “Minhas chaves”, disponível mais para baixo. Na tela seguinte, serão mostradas as chaves cadastradas, então, ao localizar a chave que deseja excluir, clique nos três pontos que estão ao lado.

Feito isso, clique na opção “remover da conta” e, por fim, clique em “remover”, na mensagem de confirmação que aparecerá. Pronto, a chave Pix será excluída.

Tem mais alguma dúvida sobre o acesso ao Pix? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.