FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?

Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?

Atualizado em: Segunda-feira, 06/06/2022 às 20h19
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O Real Digital tem previsão de ser lançado em 2024 e visa agregar novas funcionalidades no sistema financeiro brasileiro.

Conforme divulgou o Banco Central, as transações realizadas através de dispositivos móveis, como celulares e tablets, cresceram 35% entre 2019 e 2020. Paralelamente a essa mudança, o BC anunciou, também em 2020, que estava sendo desenvolvido um projeto para lançar o Real Digital.

Também conhecido como moeda digital, o serviço surge com o objetivo de agregar novas funcionalidades no sistema financeiro do Brasil, como acontece com o Pix e o Open Finance, ambos criados pelo Banco Central.

Quanto posso transferir pelo Pix?

Como vai funcionar o Real Digital?

O Real Digital funcionará como uma moeda virtual, pois se trata de uma Central Bank Digital Currency (CDBC), que nada mais é do que uma moeda digital emitida por Bancos Centrais, isso é, uma versão digital da moeda original do país, por isso, terá o mesmo valor do real em circulação.

Isso é possível porque a referência utilizada será o Sistema de Transferência de Reservas (STR), considerado essencial para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que por sua vez, é onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras do Brasil, usando como parâmetro o Real.

Assim, a nova moeda digital poderá ser utilizada pelos usuários para efetuar pagamentos online, transferências, investimentos e compras, no entanto, não poderá ser convertido em cédulas, isso é, será, especificamente, uma moeda digital, existente somente no ambiente virtual.

Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?

De acordo com o Banco Central, a expectativa é de que as transferências para o exterior realizadas com o Real Digital sejam concluídas em segundos, assim como acontece com o Pix atualmente, já que não contaria com intermediários. Além disso, o intuito é que o valor das tarifas sejam menores, agregando eficiência e custo benefício.

Apesar disso, cabe destacar que ainda não há garantia de que o serviço seja disponibilizado de imediato, pois conforme o BC, o processo demanda preparo do mercado e implementação de novas tecnologias.

Sou MEI, como abrir uma conta PJ?

Como obter o Real Digital?

Após seu lançamento e disponibilização para a população, os interessados em utilizar o Real Digital deverão obter uma carteira digital, que por sua vez, será gerida por um agente autorizado, como bancos e instituições de pagamento. A partir daí, serão gerados códigos referentes às moedas virtuais, que por sua vez, poderão ser utilizadas para diversas finalidades, como pagamentos online, investimentos e compras.

Como recuperar a senha do Mercado Livre?

Qual é a previsão de lançamento do Real Digital?

Atualmente a expectativa é de que o Real Digital seja lançado até 2024, contudo, um projeto-piloto será lançado entre o quarto trimestre de 2022 e início de 2023, como explicou o presidente do Banco Central, Roberto Campos de Neto. Nessa primeira fase de testes a moeda ainda não será disponibilizada para toda a população.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sou MEI: como abrir uma conta PJ?

O que é a conta para Pessoa Jurídica?Quais as vantagens em abrir […]

Ler artigo completo

respostas para “Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo