FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?

Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?

Compartilhe esse post:

O Real Digital tem previsão de ser lançado em 2024 e visa agregar novas funcionalidades no sistema financeiro brasileiro.

Conforme divulgou o Banco Central, as transações realizadas através de dispositivos móveis, como celulares e tablets, cresceram 35% entre 2019 e 2020. Paralelamente a essa mudança, o BC anunciou, também em 2020, que estava sendo desenvolvido um projeto para lançar o Real Digital.

Também conhecido como moeda digital, o serviço surge com o objetivo de agregar novas funcionalidades no sistema financeiro do Brasil, como acontece com o Pix e o Open Finance, ambos criados pelo Banco Central.

Quanto posso transferir pelo Pix?

Como vai funcionar o Real Digital?

O Real Digital funcionará como uma moeda virtual, pois se trata de uma Central Bank Digital Currency (CDBC), que nada mais é do que uma moeda digital emitida por Bancos Centrais, isso é, uma versão digital da moeda original do país, por isso, terá o mesmo valor do real em circulação.

Isso é possível porque a referência utilizada será o Sistema de Transferência de Reservas (STR), considerado essencial para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que por sua vez, é onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras do Brasil, usando como parâmetro o Real.

Assim, a nova moeda digital poderá ser utilizada pelos usuários para efetuar pagamentos online, transferências, investimentos e compras, no entanto, não poderá ser convertido em cédulas, isso é, será, especificamente, uma moeda digital, existente somente no ambiente virtual.

Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?

De acordo com o Banco Central, a expectativa é de que as transferências para o exterior realizadas com o Real Digital sejam concluídas em segundos, assim como acontece com o Pix atualmente, já que não contaria com intermediários. Além disso, o intuito é que o valor das tarifas sejam menores, agregando eficiência e custo benefício.

Apesar disso, cabe destacar que ainda não há garantia de que o serviço seja disponibilizado de imediato, pois conforme o BC, o processo demanda preparo do mercado e implementação de novas tecnologias.

Sou MEI, como abrir uma conta PJ?

Como obter o Real Digital?

Após seu lançamento e disponibilização para a população, os interessados em utilizar o Real Digital deverão obter uma carteira digital, que por sua vez, será gerida por um agente autorizado, como bancos e instituições de pagamento. A partir daí, serão gerados códigos referentes às moedas virtuais, que por sua vez, poderão ser utilizadas para diversas finalidades, como pagamentos online, investimentos e compras.

Como recuperar a senha do Mercado Livre?

Qual é a previsão de lançamento do Real Digital?

Atualmente a expectativa é de que o Real Digital seja lançado até 2024, contudo, um projeto-piloto será lançado entre o quarto trimestre de 2022 e início de 2023, como explicou o presidente do Banco Central, Roberto Campos de Neto. Nessa primeira fase de testes a moeda ainda não será disponibilizada para toda a população.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sou MEI: como abrir uma conta PJ?

MEI: quais as vantagens em abrir uma conta PJ, como ela funciona e quais bancos […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como vão ficar as transferências para o exterior com o Real Digital?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo