FinanzeroBlogCrédito

Crédito imobiliário: como escolher o melhor para você

Crédito imobiliário: como escolher o melhor para você

Compartilhe esse post:

Saiba o que considerar na hora de escolher a melhor opção de crédito imobiliário para a compra da casa própria.

Ter a casa própria é um dos sonhos mais comuns entre milhões de brasileiros. Mas, infelizmente, este não é um desejo fácil de se realizar. Afinal de contas, a compra de um imóvel tem um alto custo, não sendo viável para todo mundo.

Por conta disso, muitas pessoas recorrer ao financiamento como forma de adquirir uma casa ou imóvel sem a necessidade de fazer o pagamento à vista.

A verdade é que, antes de fechar contrato, é muito importante que o consumidor fique atento às opções disponíveis no mercado.

Pensando nisso, neste artigo, daremos algumas dicas de como escolher a melhor alternativa de crédito imobiliário. Continue a leitura!

O que é crédito imobiliário?

Trata-se de uma modalidade de empréstimo, que pode ser oferecido por instituições financeiras e bancos. O dinheiro liberado deve ser usado para a aquisição ou construção de um imóvel.

Em resumo, esse crédito é um produto financeiro destinado à compra de um bem imobiliário, podendo ser uma casa, um apartamento ou até mesmo terreno.

O valor solicitado deve ser devolvido ao credor por meio de parcelas, que são pré-determinadas ainda em contrato.

No mercado, existem diversas opções de crédito imobiliário, sendo necessário entender como cada um funciona antes de fazer a solicitação. Isso porque cada uma delas tem suas condições e particularidades, como prazo para pagamento, taxa de juros, entre outros.

De qualquer forma, essa é a maneira mais indicada para quem deseja comprar uma residência, mas não tem condições que quitar o bem à vista.

Por que eu tenho os meus financiamentos negados?

Como o crédito imobiliário funciona?

O solicitante deve entrar em contato com o banco ou instituição financeira para fazer o pedido do crédito imobiliário. Após essa etapa, a empresa efetua uma análise de crédito para definir se haverá ou não a aprovação.

Caso a resposta seja positiva, o banco libera o valor ao vendedor do imóvel, liberando o bem para o tomador. Em contrapartida, o solicitante do crédito precisa devolver a quantia à instituição financeira, mas isso acontece de forma parcelada e com acréscimo de juros.

Mesmo enquanto o imóvel estiver sendo pago, o comprador terá o direito de usufruir do bem.

Tudo que você precisa saber para fazer um consórcio de carro

Quais são as principais formar de pagamento?

No crédito imobiliário, o tomador consegue que a instituição financeira faça o financiamento de boa parte do valor total do imóvel. Normalmente, há a necessidade de uma entrada.

O valor restante é parcelado e as duas opções disponíveis são:

Sistema de Amortização Constante (SAC) – quando as prestações são decrescentes e a taxa de juros é variável.

Tabela PRICE. – as parcelas são fixas, mas para amortizar o valor fica maior e as taxas menores.

Como escolher o melhor crédito imobiliário?

Agora que você já sabe como funciona o crédito imobiliário, que tal entender como escolher a melhor opção no mercado? Veja algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:

Faça um planejamento

O primeiro passo na hora de escolher um bom financiamento é ter um bom planejamento financeiro. Afinal de contas, como você vai escolher a melhor opção se não souber quanto pode ser investido na compra.

Caso você tenha dívidas em aberto, faça renegociações e tente descontos. Até porque, isso também é essencial para manter o nome limpo e aumentar as chances de aprovação do crédito.

Outro fator importante é a redução de gastos considerados desnecessários. Esse tipo de ação permite que o seu orçamento fique mais robusto, melhorando a renda mensal para o pagamento das prestações do crédito.

Faça pesquisas sobre a instituição escolhida

Antes de fechar contrato com um banco ou instituição financeira, é essencial fazer uma boa pesquisa sobre a credibilidade dela. Procure informações com antigos clientes, em redes sociais e até mesmo em portais de reclamações, como o Procon e o Reclame Aqui, por exemplo.

Você precisa ter um conhecimento sobre a empresa para que a operação seja realizada de forma segura. Além disso, você evita possíveis problemas durante o contrato.

Uma dica valiosa: para oferecer financiamentos, todas as empresas interessadas precisam estar regularizadas perante o Banco Central (Bacen).

Verifique as taxas de juros

A taxa de juros deve ser um dos principais focos de atenção de quem solicita um crédito imobiliário. Elas fazem parte do valor a ser pago durante todo o período em que o contrato estiver vigente.

Por isso é essencial entender qual o percentual cobrado e se ele está dentro do que é considerado como ideal.

Outro ponto importante é saber que o financiamento imobiliário conta com três indexadores: a Taxa Referencial (TR), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)

Atente-se ao CET (Custo Efetivo Total)

Muitas pessoas esquecem de analisar o custo final de um crédito imobiliário. Essa etapa é essencial para que o consumidor entenda o quanto está pagando ao fim do contrato.

O Custo Efetivo Total, também chamado de CET, é o conjunto de cobranças que compõe essa linha de crédito.

Basicamente, o valor final consiste em: seguro de morte, invalidez e do imóvel. Além da taxa de juros, taxa administrativa, TR, IGP-M e IPCA.

Verifique a possibilidade de usar o FGTS

Se você tem saldo no seu FGTS, saiba que é possível usar o valor para dar uma entrada ou até mesmo para amortizar o saldo devedor do crédito imobiliário.

Por isso, antes de assinar o contrato, veja como a instituição financeira funciona com relação ao uso desse dinheiro.

Faça simulação

Boa parte dos bancos e instituições financeiras permitem que os consumidores façam simulações antes de contratar um crédito imobiliário. Essa é uma forma de saber quais são as condições do empréstimo em cada lugar.

Aproveite e simule para poder comparar o que cada banco pode oferecer. Além disso, outra possibilidade é usar um buscador de crédito, como a FInanZero, por exemplo. Nesse caso, é possível encontrar diversas propostas em um só lugar.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona o crédito imobiliário? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Phishing: o que é e como se proteger?

Saiba o que é phishing, como funciona, quais são os tipos e conheça dicas de como evitar as tentativas de golpes pela internet.

Ler artigo completo

0 respostas para “Crédito imobiliário: como escolher o melhor para você”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo