FinanzeroBlogCrédito

Tudo que você precisa saber para fazer um consórcio de carro

Tudo que você precisa saber para fazer um consórcio de carro

Compartilhe esse post:

Saiba o que é, como funciona, quais as principais vantagens e como entrar em um consórcio de carro

Ter um veículo é um dos principais sonhos de milhões de brasileiros, junto à vontade de ter sua própria casa. Mas a verdade é que muitas pessoas não contam com o capital necessário para comprar o bem à vista, o que faz com que as pessoas recorram ao crédito.

Dentre as opções de compra parcelada de um automóvel, estão o financiamento e o consórcio. Neste post, falaremos sobre a segunda opção, mostrando como ela funciona, quais são as opções disponíveis e o que é preciso para solicitá-la.

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre o que é um consórcio de carro, continue a leitura!

Consórcio para construção de imóvel e reforma: como funciona?

O que é consórcio de carro?

O consórcio de carro pode se confundir com duas operações financeiras distintas: um investimento e um empréstimo. Isso acontece porque essa modalidade de crédito é um autofinanciamento, permitindo a compra de um veículo novo ou usado.

Basicamente, o indivíduo que tem o intuito de comprar um bem de alto valor, se une a um grupo com o mesmo interesse e foram um fundo, onde serão guardados os valores depositados por cada integrante. Assim, a ideia é que todos tenham a possibilidade de ter o veículo, imóvel ou até mesmo serviço contratado.

Nesse tipo de linha de crédito não há cobrança de taxa de juros e, muito menos, valor de entrada. Todo o valor é pago em prestações, que são pré-acordadas na assinatura do contrato.

Os consorciados do grupo devem contribuir mensalmente e, o valor obtido será usado para contemplar um participante por vez. Isso ocorre por meio de um sorteio, realizado nas assembleias mensais.

Vale ressaltar que existe a possibilidade de antecipar a contemplação por meio de lances, que também podem ser dados durante as reuniões. Mas este tópico será mais explorado nos próximos tópicos.

Como comprar apartamento na planta: confira as opções

Como funciona o consórcio de carro?

Agora que você já teve uma introdução sobre o que é o consórcio de carro, saiba mais sobre seu processo. Veja:

Funcionamento da adesão

Caso você tenha optado por fazer um consórcio de veículos, entenda que o primeiro passo consiste em encontrar uma administradora, que é a responsável por gerir os grupos.

Nesta etapa, você deve escolher o plano de consórcio que mais tem a ver com as suas necessidades. Assim, você precisa avaliar qual o tempo de duração do contrato, o valor da carta de crédito e quantas parcelas serão necessárias.

Durante a adesão, o participante receberá um número que será a sua identificação, usada nas assembleias.

Pagamento das prestações

O valor definido no contato inicial será parcelado seguindo o que foi acordado entre as partes. Assim, todos os meses, os participantes do grupo devem efetuar os pagamentos destas prestações, que formarão o saldo de caixa, posteriormente, sendo utilizado para a aquisição do automóvel para contemplar um ou mais consorciados.

Assembleia

Como citado anteriormente, as assembleias ocorrem uma vez ao mês e, a primeira, só acontece quando a gestora do grupo consegue reunir o número mínimo de adesões.

A contemplação pode acontecer de duas maneiras distintas: por sorteio ou lance. Sendo assim, é importante ressaltar que, todos os integrantes do grupo irão receber a carta de crédito até o fim do contrato.

Contemplação

Ser contemplado é o ponto alto de um consórcio de carro. Afinal de contas, este é o momento em que o indivíduo tem acesso à carta de crédito e pode, enfim, fazer a aquisição do bem desejado.

Compra do veículo

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado pode fazer a aquisição do automóvel desejado. Isso acontece porque a carta conta com o valor necessário para isso, como se o indivíduo estivesse com o valor à vista. Dessa forma, fica mais fácil negociar os valores na hora da compra.

Ao comprar o carro com o crédito, o consorciado precisa continuar pagando o bem à prazo, mas poderá usufruir do seu bem.

Fim do consórcio

Ao quitar todas as parcelas do consórcio de carro, o integrante finaliza sua participação no grupo. Dessa forma, todas as suas obrigações são extintas.

Tudo que você precisa saber para fazer um consórcio de moto

Quais são as taxas pagas no consórcio de carro?

Muitas pessoas iniciam o processo de entrar em um consórcio de carro sem antes analisar todas as cobranças. A verdade é que esse tipo de linha de crédito não tem taxa de juros, entretanto, existem outras tarifas que precisam ser consideradas.

Todas elas variam de acordo com a administradora responsável pelos grupos. Por isso, veja quais são as cobranças mais comuns em um consórcio:

Taxa administrativa

A administradora do consórcio de carro precisa ser remunerada e isso acontece por meio da taxa de administração. Isso é necessário porque a empresa é a gestora dos grupos, cuidando de todas as etapas do processo.

Basicamente, essa tarifa é um percentual do valor contratado pelo consumidor, tendo seu total dividido entre as parcelas.

Fundo comum

Outro valor a ser considerado é o Fundo Comum, que nada mais é que o saldo pago à administradora por todos os integrantes do grupo. Pode ser considerado uma ‘caderneta de poupança’, uma vez que fica guardado até que alguém seja contemplado.

Fundo de reserva

A inadimplência é um risco real para todos os envolvidos em um consórcio. Afinal de contas, o que acontece se um participante faltar com os pagamentos? Por isso, quando há esse tipo de problema, é preciso contar com o fundo de reserva. Seu valor varia de acordo com a administradora contratada.

Cobrança de seguro

Para que o seguro possa ser cobrado é preciso que isso esteja previsto no contrato. O mesmo acontece com outras tarifas. Não é possível definir seu valor, uma vez que isso também depende da administradora contratada para o consórcio de carro.

O seguro é necessário para garantir que o saldo devedor seja quitado em caso de algum problema, como uma doença ou invalidez, por exemplo.

Como funciona o consórcio de serviços?

Quais são os tipos de consórcio além do de veículo?

Como pudemos ver, o consórcio de carro é uma boa opção para quem deseja adquirir um veículo, mas não tem o capital para isso. Mas além dessa modalidade, existem outros tipos de consórcio no mercado, são eles:

Consórcio de imóveis

O consórcio imobiliário tem a mesma premissa do de veículos, mas é específico para pessoas que desejam comprar uma casa, apartamento ou até mesmo um terreno. Todo o processo é semelhante, pois os interessados participam de um grupo com pessoas que tenham o mesmo interesse.

O valor do imóvel é divido em parcelas e o saldo fica disponível um fundo, que é utilizado para compra das casas até que todos tenham recebido o bem.

Vale ressaltar que o consórcio é diferente do financiamento. Além disso, os integrantes do grupo podem utilizado o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar um lance, na tentativa de ser contemplado.

Consórcio de motos

Quando falamos em consórcio de veículos, estamos incluindo diversos meios de transporte, como as motocicletas, por exemplo. Essa é uma boa opção, pois não há necessidade de pagamento de entrada e nem juros.

O consorciado pode encontrar diversas opções no mercado, com prazos e parcelas que se enquadram no seu orçamento. Além disso, por ser um bem de menor valor, a contemplação pode ocorrer mais rapidamente e as prestações costumam ser mais baixas.

Consórcio de serviços

Além da possibilidade de comprar um bem, os consórcios têm apresentado cada vez mais opções aos consumidores. Nessa opção, o interessado pode contratar um serviço, que podem englobar serviços estéticos, aquisição de pacotes de viagens, intercâmbio, tratamento dentário, entre outros.

Quais são as vantagens de fazer um consórcio de carro?

O consórcio de carro, assim como qualquer linha de crédito, tem suas vantagens. Por isso, veja quais são as mais conhecidas:

Valor acessível

Um dos principais benefícios do consórcio de automóveis é que existe a possibilidade de encontrar aquele que mais se encaixa no seu bolso. Além disso, você consegue definir o valor ideal para não prejudicar seu orçamento mês a mês.

Ajuda na hora de planejar o orçamento

Quando você faz um consórcio, sabe que é preciso se comprometer com as parcelas do contrato. Com isso, você consegue ter uma visão mais ampla do quanto precisará economizar para manter os pagamentos em dia, evitando a inadimplência.

Esse tipo de atitude faz com que o planejamento do seu orçamento fique em dia.

Burocracia reduzida no consórcio de carro

Assim como acontece em qualquer modalidade de crédito, no consórcio de carro é preciso cumprir com algumas exigências. Mas a verdade é que a burocracia é reduzida, se comparada ao que acontece em outros tipos de financiamentos.

Nesse caso, o consumidor precisa passar por algumas etapas para entrar em um grupo de consorciados. Mas este é um processo rápido e que não tem grandes exigências.

Sem juros

A falta de juros é um dos benefícios que mais atrai os interessados em comprar um veículo. Afinal de contas, quem não quer pagar menos para ter acesso ao bem desejado.

Essa cobrança não existe porque o consórcio de carro é como um autofinanciamento, pois os recursos para a compra vêm diretamente dos integrantes do grupo. Mas é importante deixar claro que isso não significa que não existam cobranças nessa modalidade.

O consórcio conta com algumas taxas, como a administrativa, o seguro, entre outras.

Prazo mais extenso

Assim como nos financiamentos, o consórcio conta com um prazo para pagamento mais extenso. Isso permite que o valor do bem seja diluído nas prestações, ficando cada vez mais em conta.

Dessa forma, o consorciado consegue manter a saúde financeira do seu orçamento, evitando maiores problemas.

Chance de dar lances

A contemplação acontece uma vez ao mês, pois há um sorteio realizado em cada assembleia. A questão é que isso depende de sorte, uma vez que não é possível garantir ser um dos primeiros contemplados.

Em contrapartida, os integrantes do grupo têm a possibilidade de dar um lance para ter acesso à carta de crédito de forma antecipada. Claro que pode haver concorrência, mas as chances de ser contemplado acabam aumentando.

Crédito flexível

No consórcio de carro, os participantes do grupo entram com o intuito de adquirir um veículo. Mas o ponto alto é que, ao conseguir a carta de crédito, o beneficiário tem o direito de escolher aquele que mais atende suas expectativas.

Em resumo, o contemplado recebe o valor como se fosse um vale-compras e, com ele, pode escolher um carro de qualquer modelo, marca ou cor.

 Quais as diferenças entre consórcio de carro e financiamento?

Ambas as linhas de crédito podem ser usadas para a compra de um veículo, principalmente para pessoas que não tenham condições de arcar com o pagamento do bem à vista.

Mesmo tendo algumas semelhanças, o consórcio e o financiamento de veículos são linhas de crédito muito diferentes.

Basicamente, no financiamento, o contrato é feito entre uma pessoa física, o tomador, e uma pessoa jurídica, o banco. O processo é feito por meio de alienação fiduciária, quando o bem permanece em nome da instituição financeira até que seja quitado.

Já no caso do consórcio, o interessado se autofinancia, pagando as parcelas que ficam disponíveis em um fundo.

Outra grande diferença é que, no financiamento, são cobradas taxas de juros, pois essa é uma modalidade semelhante a um empréstimo. No consórcio não há incidência de juros, embora existam outros tipos de cobranças.

Por fim, o prazo para ter acesso ao bem também é diferente, uma vez que é preciso aguardar ser contemplado no consórcio para recebê-lo. No financiamento, o consumidor recebe o veículo assim que assina o contrato e tem o valor liberado pelo banco.

Como ser contemplado em um consórcio de carro?

A grande busca de um consorciado é ser contemplado o quanto antes, mas isso vai depender de sorte para ser o beneficiário do sorteio ou de conseguir um bom valor para os lances. Mas existem algumas estratégias que podem ajudar na hora de conseguir a carta de crédito do consórcio de carro. Veja:

Faça os pagamentos em dia

Essa é uma dica cliché, mas que vale muito a pena. Quanto melhor for a saúde financeira do grupo, mais rapidamente todos serão contemplados. Dessa forma procure manter os pagamentos das parcelas em dia.

Outro ponto importante é que, os consorciados inadimplentes ou com parcelas vencidas, acabam não participando dos sorteios, fazendo com que o processo demore ainda mais.

Tenha um bom planejamento

Para dar lances é necessário ter capital e a melhor forma de conseguir isso é por meio de um bom planejamento financeira.

Mantenha suas contas em dia, seja utilizando aplicativos, planilhas ou até mesmo uma agenda. Anote seus gastos e as suas receitas e tente mantes todos os pagamentos em ordem. Assim fica mais fácil separar um valor para montar um fundo de reserva, que será usado para os lances.

Atente-se ao grupo escolhido

Uma forma de saber qual valor oferecer no lance é acompanhar as assembleias mensais. Veja quais são as quantias ofertadas e aceitas nas reuniões anteriores.

A administradora do grupo pode fornecer um extrato com o histórico de todos os contemplados. Neste documento constam informações que poderão ser cruzadas e analisadas com cautela. Sendo assim, você conseguirá perceber como se comportam os lances e terá a chance de escolher o melhor momento para fazer o seu.

Se possível, entre em um grupo já existente

A maioria das pessoas busca entrar em novos grupos, mas pode ser viável buscar um que já esteja em andamento. Nesse caso, alguns participantes já foram contemplados, fazendo com que a concorrência seja ainda menor.

Acompanhe o calendário

Para ser contemplado no consórcio de carro, há outra estratégia muito eficaz: ficar de olho no calendário. Isso porque existem algumas épocas do ano em que há uma menor incidência de lances.

O mês de janeiro, por exemplo, é uma época em que os brasileiros contam com muitas despesas, como compra de matéria escolar, pagamento de impostos, entre outros. Esse é um momento de endividamento, fazendo com que muitos desistam de tentar a contemplação.

Em resumo, esse é um bom momento para tentar dar um lance e arrematar a carta de crédito.

Entrar em um consórcio com um valor um pouco mais alto que o necessário para o seu bem e oferecer o lance embutido ofertando essa diferença. Assim você consegue o valor que sempre quis.

Quais são os tipos de lances no consórcio de carro?

Dentre as opções de lances estão o livre, o fixo e o embutido. Cada um deles tem suas particularidades. Veja:

Lance livre: nesse caso, você informa à administradora do consórcio que você dará um lance, com o intuito de ter acesso à carta de crédito. Para isso, será necessário dizer quantas parcelas serão pagas de forma adiantada. Isso significa que esse será o valor determinado como lance.

Lance fixo: nessa opção há um valor estipulado pela administradora como lance. Assim, nenhum dos cotista pode ofertar livremente. A definição também é feita por quantidade de parcelas a serem quitadas. Caso haja mais de um consorciado aceitando o lance, a definição ocorre por meio de sorteio.

Lance embutido: aqui, você tem o direito de oferecer uma parte da carta de crédito como lance, mas essa é uma opção mais utilizada no consórcio imobiliário. Mas também pode acontecer na aquisição de veículos.

Como entrar em um consórcio de carro?

Se depois de ler todos esses tópicos, você decidiu entrar em um consórcio de carro, saiba quais são os passos necessários para isso.

  1. O primeiro passo consiste em encontrar uma administradora, que precisa ser autorizada pelo Banco Central (Bacen).
  2. Faça uma avaliação e conheça os planos disponíveis, de acordo com o item desejado;
  3. Selecione um plano que se enquadre no seu orçamento financeiro e fique atento ao tempo de duração do contrato.
  4. É imprescindível ler todas as cláusulas do contrato, onde devem constar o valor total do consórcio, valor das parcelas, quantidade delas e tempo de duração.
  5. Faça a formalização após analisar todos os itens do contrato, incluindo as obrigações e os deveres.

O que precisa ter em um contrato de consórcio de carro?

Antes de assinar o contrato é muito importante que você veja todos os detalhes com muita atenção. Isso porque é possível que existam cláusulas com as quais você pode não concordar. Sendo assim, saiba o que precisa estar descrito nesse documento:

  • detalhes sobre o veículo envolvido no consórcio, inclusive com o valor;
  • tempo de duração do plano;
  • quantidade máxima de participantes no grupo;
  • informações sobre o fundo de reserva;
  • percentual de cobrança da taxa de administração;
  • todas as condições de pagamento;
  • datas em que acontecem as assembleias gerais ordinárias;
  • obrigações do consorciado, como as financeiras e contratuais;
  • sanções possíveis em caso de descumprimento das regras;
  •  todos os direitos do consorciado;
  • dados que garantem que o consorciado poderá receber a carta de crédito quando for contemplado;
  • condições para contemplação no caso de sorteios ou lances;
  • regras para cancelamento do consórcio de carro;
  • entre outros.

Quais cuidados tomar na hora de fazer um consórcio de carro?

Um dos principais cuidados existe na hora de escolher a administradora responsável pelos grupos. Procure por uma que tenha credibilidade e bom histórico no mercado. Como citamos anteriormente, essa empresa precisa ser regularizada, por isso, consulte o Banco Central para obter mais informações.

Além de ficar de olho em cada um dos itens de um consórcio, é muito importante que o consorciado conheça bem quais são as possibilidades de cada um dos grupos disponíveis para adesão.

Antes de escolher de qual vai participar, tente analisar qual a melhor opção: um grupo novo ou um em andamento.

Outro ponto importante é que, para participar de um consórcio, é essencial ser uma pessoa mais paciente. Afinal de contas, este é um processo mais demorado, se comparamos com os financiamentos.

Nesta opção, o interessado só tem acesso ao bem quando há a contemplação, que depende dos sorteios ou dos lances dados nas assembleias mensais.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona um consócio de carro? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

DREX: O que é e para que serve?

O Drex, também conhecido como Real Digital, tem previsão de lançamento entre o final de […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Tudo que você precisa saber para fazer um consórcio de carro”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEI
Solicite seu empréstimo