Índice de conteúdo
O consórcio de serviços permite que o consumidor utilize a quantia obtida na contratação de serviços, como realização de festas, procedimentos estéticos e pagamentos de estudos.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), 38,6% dos entrevistados em fevereiro deste ano pretendiam solicitar alguma modalidade de crédito nos 90 dias seguintes. Dentre os principais motivos para a solicitação estão: renovação da casa, com 16,6%, e realização de compras, com 13%.
Em seguida, os entrevistados também mencionaram a necessidade do dinheiro para estudos, cuidado com a saúde e viagem, que representam 10,9%, 8,8% e 7,3% dos motivos de tomada de crédito, respectivamente.
Em todos esses cenários, contudo, o consumidor também pode contar com o consórcio de serviços, modalidade que permite a tomada de crédito para o pagamento de diversos tipos de contratações.
Consórcio gamer: o que é e como funciona?
O consórcio de serviços permite ao consumidor utilizar a quantia na aquisição de serviços, ao invés de bens tangíveis, como veículos e imóveis. Na prática, a lógica de funcionamento é a mesma, isso é, os participantes pagam parcelas mensais para um fundo comum, entretanto, quando contemplados com a carta de crédito, poderão usar o dinheiro para pagar por um serviço escolhido.
Após a contemplação com a carta de crédito, o consumidor pode utilizar a quantia para diversas finalidades, como:
Depende, cada empresa pode solicitar um tipo diferente de documento, a depender do serviço que o participante deseja contratar ou pagar. Contudo, de modo geral, há alguns que são considerados básicos e, por isso, exigidos majoritariamente, são eles:
O consórcio de serviços não conta com incidência de juros, o valor acrescido à parcela é a taxa de administração, uma quantia cobrada pela administradora, que varia entre 10% a 25% do valor da carta de crédito, ou seja, da quantia solicitada. Esse valor é diluído nas parcelas, sendo assim, se a taxa de administração for de 15% e o consórcio possuir 20 parcelas, por exemplo, haverá a incidência de 0,75% ao mês.
Então, se o consórcio for de R$10 mil, o acréscimo mensal referente à taxa de administração será de R$75. Vale ressaltar, ainda, que é feito o reajuste anual do valor do consórcio, de acordo com a data de aquisição da cota. Portanto, apesar da taxa de administração ser fixa, a parcela pode variar.
Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?
O consórcio de serviços conta com quatro principais etapas, que começa na adesão a um grupo de consorciados, formalizando a entrada do consumidor para o grupo, e vai até a contratação do serviço, através da contemplação da carta de crédito, que é quando o dinheiro é liberado.
Antes de tudo, a primeira coisa a ser feita é a pesquisa sobre uma administradora autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Para isso, busque o CNPJ da empresa e consulte-o no site do BC, e verifique também a reputação da mesma nas redes sociais e sites como ReclameAqui.
Então, é possível aderir a um consórcio através da compra da cota de um participante, ocupando o lugar de um cotista que desistiu ou através de um grupo já formado em que há cotas vagas. Depois, é só formalizar o contrato com a administradora.
Nesse momento, porém, é de suma importância ler atentamente todas cláusulas do contrato, para evitar surpresas desagradáveis posteriormente.
Após a adesão ao consórcio de serviços, o consumidor deve realizar o pagamento mensal das parcelas, também conhecidas como cotas. A participação nos sorteios e a liberação da carta de crédito, aliás, só ocorrem se todas as parcelas estiverem em dia.
Após a concessão do dinheiro, o consorciado deve continuar pagando as parcelas normalmente, até que valor tenha sido quitado, acarretando no encerramento de sua participação no grupo.
As assembleias são feitas, pelo menos, uma vez por mês, e é neste momento em que são realizados os sorteios e lances da carta de crédito. Ao ser contemplado, o consorciado recebe a liberação para contratação do serviço desejado.
Quem preferir, também pode ofertar um lance, que visa antecipar algumas ou todas as parcelas do consórcio. Na modalidade lance livre, quem fizer a melhor oferta consegue a carta de crédito. Neste caso, o lance é calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do devedor do grupo. Já no lance fixo a oferta deve ser de 25% ou 50% do valor da carta de crédito.
Ao ser contemplado ou ter um lance aceito, a carta de crédito é repassada ao consorciado e este deve utilizá-la para pagar pelo serviço desejado. Se o valor for menor do que o necessário, é possível ser contemplado, mas se for superior, poderá ser usado para quitar as próximas parcelas.
Cabe destacar que o dinheiro obtido no consórcio de serviços deve ser utilizado especificamente para o que foi contratado, pois a modalidade não permite livre uso após a contemplação.
Saldo Bloqueado no FGTS: o que significa e como resolver?
Após a contemplação, a carta de crédito é liberada entre 7 e 60 dias, conforme as regras de cada administradora. Além disso, a carta conta um prazo máximo para utilização, que deve estar definido em contrato. De modo geral, é comum que o dinheiro tenha que ser utilizado entre 90 e 180 dias. Porém, não é possível estimar quando o consorciado será contemplado, já que se trata de um sorteio.
O consórcio de serviços tende a disponibilizar valores menores, quando comparado aos demais tipos, como para aquisição de veículo e imóveis. Isso acontece porque a prestação de um serviço costuma ser mais barata do que a compra de bens.
Outro ponto de principal diferença é o prazo de pagamento, pois no consórcio de serviços o período pode começar em 12 meses e terminar em 48. O encurtamento no prazo está diretamente relacionado ao menor valor oferecido na modalidade.
Golpes de empréstimo pelo WhatsApp: descubra quais são os mais comuns
O consórcio de serviços, assim como qualquer outra operação financeira, conta com vantagens e desvantagens. Portanto, dentre as vantagens estão:
Não precisa de entrada: é comum que as administradoras não solicitem qualquer tipo de entrada, como acontece em modalidades de financiamento para procedimentos estéticos, por exemplo.
Condições de pagamento: os consórcios não possuem incidência da taxa de juros, presente nos empréstimos e financiamentos, já que conta somente com a taxa de administração. Consequentemente, as parcelas tendem a ser mais baixas.
No entanto, cabe ressaltar as desvantagens do consórcio de serviços, são elas:
Alteração no valor da parcela: o valor da carta de crédito é reajustada anualmente, de acordo com o índice estabelecido em contrato. No caso do consórcio de serviços, é comum que seja utilizado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação.
Com isso, o valor das parcelas sofre alterações ao longo do contrato, aumentando, também, a taxa de administração, já que essa utiliza a carta de crédito como base de cálculo. O intuito dessa alteração é que, no momento da contemplação, o consumidor não perca o poder aquisitivo.
Demora no recebimento do dinheiro: a contemplação ocorre mediante sorteio ou lance, por isso, o consumidor pode demorar mais tempo do que o desejado para ter acesso à quantia. Portanto, o consórcio de serviços é indicado para quem não tem urgência em obter o dinheiro.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.
A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.
Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:
Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:
Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.
O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.
Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:
Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios