FinanzeroBlogCrédito

Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?

Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?

Atualizado em: Sábado, 14/05/2022 às 19h44
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Quer comprar um veículo, mas tem dúvidas entre financiamento e consórcio? Veja nossas dicas e saiba como cada modalidade funciona.

Em ambos os casos existem taxas de juros e isso pode afastar os consumidores. Porém, quando não tem o valor para compra à vista, tanto o financiamento, quanto o consórcio podem ser uma alternativa para o cliente.

Cada uma dessas modalidades tem suas particularidades e causam muitas dúvidas nos compradores. Pensando nisso, resolvemos mostrar as similaridades e diferenças entre elas. Acompanhe:

Como funciona o financiamento de veículo?

O financiamento de veículo funciona como um tipo de empréstimo, mas nesse caso, o cliente utiliza o dinheiro para comprar o automóvel à vista. Depois, o valor deve ser pago diretamente ao banco e em prestações.

O tomador pode optar pela compra de veículo novo, seminovo ou usado. Mas é importante ressaltar que o bem precisa estar em bom estado e com os documentos regularizados.

Como funciona o consórcio?

O consórcio une pessoas físicas ou jurídicas, que tenham interesse em adquirir um bem em comum.

Nessa modalidade, os grupos são criados e gerenciados por uma administradora, que precisa estar regularizada perante o Banco Central.

O processo funciona da seguinte maneira: cada um dos integrantes do grupo paga um valor mensal, estipulado no início do contrato. Esse dinheiro vai se somando em uma espécie de poupança conjunta.

 Uma vez por mês, as administradoras realizam uma espécie de sorteio, onde um dos membros pode ser contemplado e assim tem acesso ao bem mais rápido.

Quais as diferenças entre financiamento e consórcio de veículo?

A principal diferença entre as modalidades é que, no caso do financiamento, o cliente tem acesso ao bem comprado quase que imediatamente. Assim que assina o contrato já é possível receber o automóvel.

No caso do consórcio é necessário ter mais paciência, pois o automóvel só é entregue ao fim do pagamento das prestações ou quanto o cliente é sorteado.

Outra questão é que no financiamento o veículo fica em nome do banco até que seja quitado. Esse ponto pode fazer com que o valor total do automóvel saia muito mais caro.

O consórcio também não exige pagamento de entrada, o que é obrigatório no financiamento.

Por isso é importante avaliar todas as questões entre financiamento e consórcio antes de definir o que será feito.

Taxas de juros das modalidades

O financiamento de automóvel segue a Taxa Selic e isso significa que quando ela está em alta, as taxas de juros ficam mais altas. Além disso, o prazo para pagamento costuma ser longo.

No consórcio não há incidência de juros nas parcelas, porém pode haver variação no valor de uma prestação para outra. Isso acontece porque o produto pode sofrer algum tipo de reajuste durante o contrato.

Como escolher entre financiamento e consórcio?

O principal ponto que precisa ser levado em consideração é o tempo que você precisa do veículo. A escolha entre financiamento e consórcio deve avaliar o prazo de cada um.

Para quem tem pressa, o financiamento é a melhor alternativa. Já para quem pode esperar, o principal é avaliar as condições e o custo total do contrato.

O ideal é fazer um planejamento e avaliar as taxas de juros, prazos e demais condições.

Você tem mais alguma dúvida sobre financiamento e consórcio? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais bancos oferecem o Pix Parcelado?

Quais bancos oferecem o Pix Parcelado?Como fazer um Pix Parcelado?SantanderDigioPicPayMercado PagoQual é […]

Ler artigo completo

respostas para “Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo