;
FinanzeroBlogCrédito

Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?

Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?

Compartilhe esse post:

Quer comprar um veículo, mas tem dúvidas entre financiamento e consórcio? Veja nossas dicas e saiba como cada modalidade funciona.

Em ambos os casos existem taxas de juros e isso pode afastar os consumidores. Porém, quando não tem o valor para compra à vista, tanto o financiamento, quanto o consórcio podem ser uma alternativa para o cliente.

Cada uma dessas modalidades tem suas particularidades e causam muitas dúvidas nos compradores. Pensando nisso, resolvemos mostrar as similaridades e diferenças entre elas. Acompanhe:

Como funciona o financiamento de veículo?

O financiamento de veículo funciona como um tipo de empréstimo, mas nesse caso, o cliente utiliza o dinheiro para comprar o automóvel à vista. Depois, o valor deve ser pago diretamente ao banco e em prestações.

O tomador pode optar pela compra de veículo novo, seminovo ou usado. Mas é importante ressaltar que o bem precisa estar em bom estado e com os documentos regularizados.

Como funciona o consórcio?

O consórcio une pessoas físicas ou jurídicas, que tenham interesse em adquirir um bem em comum.

Nessa modalidade, os grupos são criados e gerenciados por uma administradora, que precisa estar regularizada perante o Banco Central.

O processo funciona da seguinte maneira: cada um dos integrantes do grupo paga um valor mensal, estipulado no início do contrato. Esse dinheiro vai se somando em uma espécie de poupança conjunta.

 Uma vez por mês, as administradoras realizam uma espécie de sorteio, onde um dos membros pode ser contemplado e assim tem acesso ao bem mais rápido.

Quais as diferenças entre financiamento e consórcio de veículo?

A principal diferença entre as modalidades é que, no caso do financiamento, o cliente tem acesso ao bem comprado quase que imediatamente. Assim que assina o contrato já é possível receber o automóvel.

No caso do consórcio é necessário ter mais paciência, pois o automóvel só é entregue ao fim do pagamento das prestações ou quanto o cliente é sorteado.

Outra questão é que no financiamento o veículo fica em nome do banco até que seja quitado. Esse ponto pode fazer com que o valor total do automóvel saia muito mais caro.

O consórcio também não exige pagamento de entrada, o que é obrigatório no financiamento.

Por isso é importante avaliar todas as questões entre financiamento e consórcio antes de definir o que será feito.

Taxas de juros das modalidades

O financiamento de automóvel segue a Taxa Selic e isso significa que quando ela está em alta, as taxas de juros ficam mais altas. Além disso, o prazo para pagamento costuma ser longo.

No consórcio não há incidência de juros nas parcelas, porém pode haver variação no valor de uma prestação para outra. Isso acontece porque o produto pode sofrer algum tipo de reajuste durante o contrato.

Como escolher entre financiamento e consórcio?

O principal ponto que precisa ser levado em consideração é o tempo que você precisa do veículo. A escolha entre financiamento e consórcio deve avaliar o prazo de cada um.

Para quem tem pressa, o financiamento é a melhor alternativa. Já para quem pode esperar, o principal é avaliar as condições e o custo total do contrato.

O ideal é fazer um planejamento e avaliar as taxas de juros, prazos e demais condições.

Você tem mais alguma dúvida sobre financiamento e consórcio? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais bancos oferecem o Pix Parcelado?

O Pix Parcelado ainda não é oferecido por todas as instituições financeiras cadastradas, além disso, […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo