;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Saldo Bloqueado no FGTS: o que significa e como resolver?

Saldo Bloqueado no FGTS: o que significa e como resolver?

Compartilhe esse post:

O saldo bloqueado no FGTS pode ser resultado de diversos aspectos, como empréstimos, adesão ao Saque-Aniversário ou medida judicial.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador e funciona como uma reserva financeira. Isso porque, os empregadores devem realizar depósitos mensais na conta do funcionário, num percentual que varia entre 2% e 11,2% do salário, conforme o tipo de contrato de trabalho.

A quantia depositada, por sua vez, fica retida na Caixa Econômica Federal e pode ser sacada pelo trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa causa e aposentadoria, por exemplo. Sendo assim, o FGTS é um direito dos seguintes grupos de trabalhadores:

  • profissionais em regime de contratação CLT, ou seja, com carteira assinada;
  • trabalhadores domésticos;
  • trabalhadores temporários;
  • trabalhadores em contrato intermitente;
  • trabalhadores avulsos;
  • os safreiros, que são os trabalhadores rurais que atuam em período de colheita;
  • atletas profissionais.

Quando posso sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)?

O que significa saldo bloqueado no FGTS?

Se ao consultar o saldo do FGTS, o trabalhador se deparar com a informação de que a quantia está bloqueada, significa que não será possível movimentá-la, portanto, o saque e outras operações não são permitidas. O bloqueio, inclusive, tem algumas possíveis razões, como mostramos a seguir.

Empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário

O empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário é uma modalidade voltada a quem optou por esse tipo de saque. Sendo assim, as instituições financeiras pagam em parcela única, a quantia que o trabalhador sacaria nos próximos anos da conta FGTS, podendo chegar a 10 parcelas.

Posteriormente, o pagamento do crédito obtido é feito pelo próprio saldo da conta, logo, as parcelas anuais do saque FGTS na modalidade Saque-Aniversário são repassadas automaticamente ao banco. Com isso, o valor destinado à credora fica bloqueado, então não é possível movimentá-lo.

Empréstimo com garantia do FGTS

O empréstimo com garantia do FGTS é uma outra modalidade de crédito vinculada ao fundo. Nele, o titular da conta contrata o empréstimo consignado e oferece 10% do saldo FGTS como garantia de pagamento, bem como os 40% da multa rescisória, que ocorre em caso de demissão sem justa causa.

Entretanto, assim como na antecipação do Saque-Aniversário, o saldo utilizado como garantia é bloqueado, já que em caso de inadimplência, a instituição o receberá para quitar a quantia devida. Desse modo, o trabalhador não consegue movimentá-lo.

Saque-Aniversário

O Saque-Aniversário foi criado em 2019, como alternativa ao Saque-Rescisão. Desse modo, os optantes dessa modalidade podem sacar anualmente um percentual proporcional ao saldo disponível, acrescido de uma parcela adicional.

No entanto, o trabalhador que optar pelo Saque-Aniversário e for demitido sem justa causa, não terá direito ao saque da conta FGTS, pois a quantia estará bloqueada. Neste caso, o titular receberá somente a multa rescisória de 40% sobre o valor do saldo.

Medida judicial

Por fim, outro fator que pode gerar o bloqueio do saldo FGTS é a vigência de uma medida judicial. Dessa forma, apesar da Lei estipular que o valor disponível na conta FGTS não é penhorável, ou seja, não pode ser utilizado para quitar dívidas financeiras, há exceção no caso de pensão alimentícia.

Isso significa que em caso de não pagamento de pensão alimentícia, o trabalhador pode ter o saldo do FGTS bloqueado por determinação judicial. O Poder Judiciário pode, ainda, emitir um comunicado à Caixa Econômica Federal, responsável pelas contas FGTS, para que a instituição realize o pagamento da pensão através dos valores depositados na conta do titular.

7 dicas de segurança virtual para proteger seus dados

O que fazer quando o saldo do FGTS está bloqueado?

Quando o saldo FGTS está bloqueado, o primeiro passo é identificar o motivo da retenção. Então, se o bloqueio for oriundo de empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário ou empréstimo com garantia do FGTS, o desbloqueio ocorrerá somente após a quitação de toda a dívida.

Para isso, o trabalhador pode optar pela antecipação do pagamento das parcelas e, com isso, liberar o saldo disponível para movimentação.

Por outro lado, se o bloqueio é proveniente da adesão ao Saque-Aniversário, o titular deverá retornar à modalidade de Saque-Rescisão, para então poder sacar os valores disponíveis na conta.

Cabe ressaltar, porém, que a mudança só pode ser feita 2 anos após a adesão ao Saque-Aniversário. A alteração pode ser realizada diretamente pelo aplicativo FGTS ou em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.

Por fim, se o bloqueio do saldo FGTS for resultado de uma medida judicial por atraso no pagamento de pensão alimentícia, a quantia somente será liberada após a quitação do débito. Além disso, o desbloqueio não ocorre de forma imediata, é preciso aguardar o ofício do Poder Judiciário.

Posso usar o FGTS para comprar um terreno?

É possível sacar o FGTS quando está bloqueado?

Não é possível sacar o saldo bloqueado no FGTS, pois como o próprio nome indica, a quantia está retida, logo, não é permitido realizar qualquer tipo de movimentação do dinheiro.

Tem como consultar o saldo bloqueado no FGTS?

Sim, ainda que o saldo esteja bloqueado, é possível realizar a consulta normalmente. Para isso, o trabalhador pode utilizar o aplicativo FGTS, entrar em contato com a Caixa ou, ainda, se dirigir até uma agência da instituição financeira. Nessa última opção, é necessário apresentar documento de identificação com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho física.

Quanto tempo demora para desbloquear o saldo do FGTS?

Se o bloqueio ocorreu devido às modalidades de empréstimo, como antecipação do Saque-Aniversário ou crédito com garantia do FGTS, o desbloqueio ocorre em até sete dias corridos após o pagamento da dívida. Contudo, se a retenção é oriunda da adesão ao Saque-Aniversário, é preciso consultar a Caixa Econômica para verificar qual é o prazo de desbloqueio depois da mudança para o Saque-Rescisão.

Por fim, no caso de bloqueio por decisão judicial, é preciso aguardar a emissão de ordem judicial para o desbloqueio do valor. O prazo, inclusive, pode variar, levando dias.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Já é possível fazer financiamento de carros elétricos no Brasil?

Entenda como funciona o financiamento de carros elétricos, quais são as taxas de juros praticadas no mercado e os bancos que oferecem.

Ler artigo completo

0 respostas para “Saldo Bloqueado no FGTS: o que significa e como resolver?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo