;
FinanzeroBlogCrédito

Descubra como fazer financiamento de terreno

Descubra como fazer financiamento de terreno

Compartilhe esse post:

Comprar uma casa é o ideal de vida de milhões de brasileiros. Mas você sabia que é possível recorrer ao financiamento de terreno para construí-la do zero?

Muitos não sabem, mas existe a possibilidade de financiar um terreno e construir um imóvel totalmente personalizado.

A maioria das pessoas, quando pensa em comprar uma casa ou apartamento, pensa imediatamente em um financiamento imobiliário. Esse tipo de crédito também permite a aquisição de um terreno.

Nesse post vamos falar mais sobre o financiamento de terreno e quais suas particularidades. Acompanhe:

Como pagar boleto pelo Pix?

Como funciona o financiamento de terreno?

O financiamento de terreno tem a mesma premissa de um empréstimo tradicional. O que muda é que, nesse caso, o tomador utiliza o dinheiro para a compra de um terreno, que servirá como local para construção de um imóvel.

Não são todos os bancos que oferecem essa alternativa, mas um dos mais conhecidos é a Caixa Econômica Federal (CEF).

Cada uma das instituições tem suas próprias taxas e regras, por isso é importante estar atento ao contrato.

Basicamente, o tomador utiliza o dinheiro para a compra do terreno à vista e depois segue pagando as prestações para a instituição financeira.

Como pedir o cartão de crédito do Banco do Brasil?

Quais as diferenças entre financiamento de imóvel e de terreno?

A principal diferença é com relação à porcentagem financiada. No caso do financiamento imobiliário é possível conseguir um crédito que fica entre 80% e 100% o valor do imóvel. Já no financiamento de terreno, o máximo é de 70%.

Outro fator relevante é que as taxas de juros costumam ser mais altas, em comparação com a compra de uma casa já construída.

O financiamento imobiliário permite a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), algo que não ocorre na compra de um lote.

Algumas instituições financeiras podem exigir que o bairro onde o terreno fica localizado tenha uma infraestrutura pronta para o início da construção.

Quais são as opções de cartão de crédito para quem tem score baixo?

Quais as vantagens de comprar um terreno?

Mesmo tendo taxas de juros mais altas, o financiamento de terreno pode trazer uma série de vantagens a quem escolhe essa opção.

Um dos grandes diferenciais dessa linha de crédito é que a aprovação não é demorada. Assim como em outros financiamentos, o de terreno passa por uma análise de crédito, mas nesse caso é algo que ocorre com mais rapidez.

Em um financiamento de imóvel, por exemplo, existe a necessidade de uma avaliação na estrutura da casa ou apartamento. Mas no terreno isso não é preciso, o que acaba tornando o processo bem mais rápido.

Outra facilidade é que o cálculo do financiamento é mais simples, pois não há construção para ser medida e calculada por metro.

Outra grande vantagem em adquirir um terreno é o fato de poder construir uma casa do jeito que considera ideal. Nem sempre é possível encontrar um imóvel que se encaixe em nossos gostos pessoais, mas nessa alternativa fica mais fácil conseguir isso.

Quem pode solicitar esse financiamento?

Para fazer a solicitação é necessário se encaixar em alguns requisitos. São eles:

  • Ser maior de 18 anos ou ter 16 anos e ser emancipado;
  • Comprovar a renda mensal com documentos atualizados;
  • Ser brasileiro ou ter se naturalizado;
  • Contratar os serviços de seguros oferecido pelos bancos no início do contrato de financiamento.

Afinal de contas, como financiar um terreno?

O primeiro passo consiste em encontrar quais bancos oferecem o financiamento de terreno. Pesquise bastante e avalie todas as condições ofertadas por cada uma das instituições financeiras.

Se for possível, faça uma simulação para ter uma ideia de como funciona o processo no banco escolhido. A maioria dos bancos possui um sistema simulador dentro do site oficial.

Para quem não tem muita prática online é possível entrar em contato com as empresas presencialmente.

Depois de pedir o financiamento de terreno, o banco em questão deve fazer uma análise de crédito. Essa avaliação consiste em verificar o histórico como pagador, se há dívidas e se o cliente está com o nome limpo.

Caso seja aprovado, o valor do crédito é liberado para que o tomador possa fazer a compra do terreno escolhido. Vale ressaltar que os bancos financiam até 70% o valor do lote e o restante deve ser pago como entrada pelo cliente.

Você tem mais alguma dúvida sobre financiamento de terreno? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como pagar boleto pelo Pix?

O pagamento de boleto via Pix é possível, contudo, o documento deve possuir QR Code […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Descubra como fazer financiamento de terreno”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo