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Descubra o que é o golpe do brinde e como evitá-lo

Descubra o que é o golpe do brinde e como evitá-lo

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O golpe do brinde consiste em convencer uma pessoa de que foi premiada por uma empresa e, a partir daí, obter dados pessoais e foto de identificação da vítima.

De acordo com a pesquisa Radar Febraban, 3 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraude. O levantamento compara, ainda, que em dezembro de 2021 o percentual de vítimas era de 22%, enquanto em junho de 2022 subiu para 31%.

Dentre os golpes mais comuns, se destaca a clonagem de cartão, que atingiu 64% dos entrevistados. Foram citados, também, os golpes da central falsa, do leilão, loja virtual e, por fim, do WhatsApp.

Entretanto, recentemente veio à tona o golpe do brinde, que como o próprio nome sugere, trata-se de convencer a vítima de que ela ganhou um presente de determinada marca e, assim, obter dados pessoais.

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O que é o golpe do brinde?

De modo geral, o golpe do brinde funciona assim: uma pessoa contata a vítima de forma virtual, presencial ou através de ligação, e informa que a mesma é ganhadora de um brinde, que pode ser desde perfumes, acessórios e outros itens comuns.

Entretanto, para obter o brinde, a vítima confirmar alguns dados pessoais, como:

  • CPF;
  • RG;
  • telefone pessoal;
  • endereço completo.

Além disso, é comum que seja solicitada uma foto, com o argumento de que a partir dela será comprovada a identificação do ganhador e entrega do brinde. Então, a partir das informações coletadas, os golpistas realizam a solicitação de diversos serviços financeiros em nome da vítima, como empréstimos, contas digitais e cartões de crédito.

A vítima do golpe apenas saberá do ocorrido após a instituição financeira entrar em contato para confirmar a operação ou, em alguns casos, quando passar a receber as cobranças do serviço contratado em seu nome.

Como evitar cair no golpe do brinde?

A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar o consumidor a não cair no golpe do brinde e, também, outros tipos de golpes comuns.

  • não repasse fotos pessoais e não tire fotos em celulares de pessoas desconhecidas;
  • não deixe o número de telefone ou celular exposto em redes sociais;
  • se for informado que ganhou um brinde, entre em contato com a instituição financeira ou empresa que supostamente está ofertando o item e cheque a veracidade da informação;
  • não compartilhe o código de autenticação do WhatsApp;
  • evite compartilhar dados pessoais por mensagens;
  • se alguém entrar em contato em nome da instituição financeira para confirmar dados bancários, como número da conta, cartão e chave Pix, ou senhas, não repasse as informações;
  • não clique em links recebidos via WhatsApp, e-mail ou SMS que oferecerem promoções, opte por acessar o site da empresa digitando no navegador;
  • não informe os códigos de segurança recebidos via SMS, nem mesmo funcionários podem solicitar esse dado;
  • evite baixar arquivos que receber por SMS, WhatsApp ou e-mail;
  • ative a confirmação em duas etapas de aplicativos como WhatsApp e Instagram;
  • não acesse o Internet Banking ou aplicativo do banco em dispositivos de outras pessoas;
  • mantenha o dispositivo com o sistema operacional atualizado e baixe somente aplicativos de lojas oficiais;
  • utilize biometria facial ou digital para desbloquear a tela inicial do celular, pois são mais seguras do que os desbloqueios via PIN ou desenho.

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Caí no golpe do brinde, o que fazer?

Se o consumidor constatar ou suspeitar que caiu no golpe do brinde, a recomendação é buscar a polícia imediatamente e efetuar o boletim de ocorrência. Além disso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do banco utilizado pelo golpista para realizar a ação.

Outros tipos de golpes

Além do golpe do brinde, há outros tipos de fraudes cada vez mais comuns no Brasil, como mostramos a seguir.

Golpe do WhatsApp: neste tipo de golpe, os criminosos clonam a conta da vítima e, a partir daí, têm acesso aos dados de segurança do dispositivo e de contas bancárias. A partir da clonagem também é comum que enviem mensagens aos contatos solicitando dinheiro, se passando pelo titular do número.

Outro golpe comum do WhatsApp consiste em uma pessoa utilizar a foto de um contato pessoal ou profissional e, sob alegação de dificuldade para acessar o aplicativo do banco, pedir para que a vítima realize uma transferência ou pagamento via Pix ou TED.

Phishing: através de uma mensagem falsa de e-mail, o golpista induz a vítima a clicar em algum link, compartilhar dados pessoais e bancários ou, até mesmo, efetuar pagamentos. Para isso, é comum que utilizem discursos que geram algum tipo de confiança, como para convencer a clicar, ou de medo e constrangimento, como ao argumentar que possui fotos comprometedoras, para convencer a vítima a fornecer dados ou pagar alguma quantia para “se livrar” da situação.

Golpe do cartão: há, também, os golpes com cartão de crédito e débito, que vão desde a clonagem do item através de compras online ou em maquininhas físicas, até mesmo a troca de cartões durante o pagamento.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

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