Índice de conteúdo
O Dia da Internet Segura evidencia a importância da conscientização e cuidado no uso da internet.
De acordo com o relatório do FortiGuard Labs, da Fortinet, o Brasil foi o país da América Latina mais atingido por ataques cibernéticos entre julho e setembro de 2022, com registro de 18,8 bilhões de tentativas de invasões.
Entre os golpes e fraudes mais comuns está o phishing, que consiste em influenciar a vítima a compartilhar informações confidenciais, como senhas e número de cartões de crédito, em uma página falsa. Em seguida há os golpes do WhatsApp, em que o criminoso se passa por algum parente ou amigo próximo da vítima e solicita dinheiro.
Inclusive, pensando no aumento exponencial do tráfego de internet nas últimas duas décadas, foi criado o Dia da Internet Segura. Em 2023 o evento está em sua 20ª edição global e 15ª realizada no Brasil.
O Dia da Internet Segura é comemorado no dia 07 de fevereiro e foi criado em 2004 pela Rede Insafe e a Comissão Europeia, com o intuito de promover o uso consciente, seguro e responsável da internet e dos telefones celulares entre pessoas e instituições. Desde então, anualmente são promovidos eventos de conscientização e ações contra crimes cibernéticos.
O Dia da Internet Segura, inclusive, já conta com a participação de mais de 200 países. Além disso, entre 2009 e 2021 foram realizados mais de 990 eventos somente no Brasil, para conscientizar a população e indicar melhores práticas de proteção online.
Índice FinanZero de Empréstimo (IFE): o que é?
A FinanZero é uma startup de origem sueca, fundada em 2015 e pioneira no segmento de buscadores de empréstimos no Brasil. Na prática, o objetivo da FinanZero é facilitar a busca por empréstimo, já que através de um cadastro, é possível receber até 10 ofertas de crédito pré-aprovadas de acordo com o perfil do cliente. Entretanto, além do serviço, a empresa também se preocupa com a segurança de seus clientes, por isso, conta com diversas ações que visam conscientizar e proteger os usuários.
A plataforma FinanZero utiliza tecnologia sueca que além de simplificar a busca por diversas modalidades de empréstimos, oferece segurança e proteção de todos os dados inseridos pelos usuários, desde o valor desejado de crédito, até suas informações pessoais.
Além disso, a FinanZero atua com o sistema de arquivamentos dos dados, com isso, se após 10 dias da realização do cadastro, o cliente não mantiver contato, as informações são automaticamente arquivadas em nosso sistema.
A FinanZero atua como correspondente bancário e possui autorização do Banco Central do Brasil para prestar serviços. Dessa forma, seguindo as próprias normas do BC, a startup não realiza nenhum tipo de cobrança de taxas ou tarifas de serviços antecipados, pois caso haja a incidência de qualquer valor, o mesmo já estará incluso na parcela do crédito contratado.
Através do trabalho em conjunto de diversas áreas da empresa, a FinanZero executa inúmeras campanhas antifraude, que consistem em:
Vale ressaltar que a cobrança antecipada de qualquer tipo de valor é considerada crime, de acordo com as normativas do Banco Central do Brasil.
O time de atendimento da FinanZero está preparado para sanar quaisquer dúvidas de clientes e usuários interessados em conhecer mais sobre a plataforma. Para isso, é só entrar em contato em um dos canais de atendimentos oficiais, são eles:
Messenger do Facebook: a conta oficial da FinanZero no Facebook é verificada e, por isso, conta com o selo azul de verificação. Se precisar entrar em contato através deste canal, é só clicar no link.
Instagram: a conta oficial da FinanZero no Instagram também é verificada e possui o selo azul junto ao nome. Quem preferir, pode entrar em contato diretamente pelo inbox com um de nossos colaboradores.
Assistente virtual: ao clicar no botão “Entrar”, disponível na parte superior direita do site, será possível obter ajuda através do assistente virtual, que funciona em formato de chat.
Por fim, há, também, o telefone 0800 607 3001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e atende todo o Brasil. Atualmente a FinanZero não conta com WhatsApp para envio de mensagens por parte do cliente.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamente a forma como as empresas armazenam, manipulam e acessam os dados dos usuários, além disso, estabelece que as instituições poderão utilizá-los somente se autorizado pelo próprio titular das informações, ou seja, o usuário que forneceu.
Desse modo, a FinanZero cumpre rigorosamente as normas estipuladas pela LGPD, que inclui, também:
Além de contar com a preservação e cuidado dos seus dados por parte das empresas, é de suma importância tomar algumas atitudes que podem evitar golpes e outras situações desagradáveis, dá uma olhada:
1. Utilize senhas fortes: as senhas funcionam como uma forma de comprovar nossa identidade ao acessar serviços online, portanto, no momento de criá-las, utilize combinações complexas, que envolvem números, letras e caracteres especiais.
2. Verifique antes de clicar em links: é cada vez mais comum o recebimento de mensagens através do e-mail, WhatsApp e SMS que tentam convencer o usuário a clicar no link. Essas mensagens, inclusive, podem ser de falsas promoções, supostos boletos bancários e, até mesmo, supondo que possui fotos ou outros tipos de arquivos pessoais do usuário.
No entanto, ao clicar neste link a pessoa é direcionada para uma página falsa ou, ainda, pode ter o computador ou celular infectado por vírus. Por isso, se receber algum tipo de mensagem suspeita, não clique. Se tratar de promoção de lojas físicas ou virtuais conhecidas, opte por digitar o site da empresa no navegador e buscar pela oferta no site oficial.
3. Use o cartão de crédito virtual: ao realizar compras online, prefira efetuar o pagamento com o cartão de crédito virtual, já que após a conclusão da compra é gerado um novo código de segurança. Além disso, antes de comprar, pesquise sobre o site em questão, para isso, é possível utilizar a plataforma ReclameAqui para verificar a reputação e o Posso Confiar, para certificar que se trata de um site confiável.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Preenchi uma proposta aqui na fina zero com meu banco fizeram depósito na minha conta e isso sumiu a única empresa a qual entrei em contato foi aqui não foi atendido estou tomando minhas providências
Olá, Solange! Tudo bem? A FinanZero não realiza consultas indevidas, apenas o cliente tem a autonomia de realizar uma consulta de crédito em nosso site. A FinanZero segue rigorosamente as normas da LGPD, zelamos pela privacidade e segurança das informações coletadas e, no termo Política de Privacidade, esclarecemos sobre como os dados serão utilizados e para qual finalidade. Acesse https://finanzero.com.br/politica-de-privacidade-finanzero/ ou também pelo link https://finanzero.com.br/categoria-ajuda/seguranca-virtual/.