Durante a semana, Google apresenta ferramentas e treinamentos para empreendedores

Nesta segunda-feira (5) comemora-se o dia do empreendedor aqui no Brasil. A data foi escolhida em homenagem à lei 9.841/1999 que instituiu o Estatuto da Microempresa e Pequena Empresa.

De acordo com o último levantamento da pesquisa Globl Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado em 2019, estima-se que os brasileiros tenham atingido a marca de 53,4 milhões de empreendedores no país.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, em 2020, estima-se que esse número aumente ainda mais. Isso porque, com a chegada do vírus e da crise muitos brasileiros estão buscando uma renda extra.

Além disso, de acordo com uma estimativa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que aproximadamente 25% da população adulta estarão, até o fim do ano, com um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade.

Para ajudar os empreendedores, o Google anunciou uma série de ações e ferramentas gratuitas para esse público.

Veja mais – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Google para PMEs

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a empresa Google decidiu lançar uma nova versão do site Google para PMEs, que foi criado em 2019 para ajudar os empreendedores a dar os primeiros passos no universo online, isto é, nos e-commerces.

Dentro desse novo site, os empreendedores poderão acessar um kit de marketing totalmente gratuito, que vai oferecer a possibilidade de criar:

  • adesivos;
  • cartazes;
  • imagens para redes sociais.

Tudo isso a partir de modelos pré-definidos e personalizados com as informações cadastradas na página Google Meu Negócio.

Além disso, o Google também incluiu novas recomendações para os empreendedores enfrentarem o novo contexto trazido pela covid-19.

Google Ads

Agora, o Google Ads, também conhecido como campanhas inteligentes, podem ser usado sem que os empreendedores tenham um site. Isso porque, através da página Google Meu Negócio, o empreendedor poderá gerenciar seus anúncios a partir da opção “Promova seu negócio”.

Após clicar nessa opção, basta definir um orçamento e o Google criará uma página de destino e os anúncios com as informações relevantes sobre a empresa para alcançar o público em diversos canais.

Além disso, quaisquer informações que forem atualizadas no perfil da empresa serão automaticamente atualizadas nas campanhas.

Veja também – Como começar a investir?

Buscador de Oportunidades Locais

A ferramenta analisa o perfil da empresa no Google e oferece opções personalizadas de melhoria da performance online, visando atrair mais clientes.

Think With Google

Com a ferramenta “Categorias em ascensão no varejo”, os empreendedores podem entender:

  • quais categorias do varejo estão despertando mais interesse;
  • os locais que as pessoas estão buscando,
  • as pesquisas relacionadas a elas.

Jornada Quero Vender Online

Entre os dias 6 e 8 de outubro, começando sempre às 12h, o Google e a Loja Integrada vão promover um treinamento online para quem está começando a digitalizar o negócio.

Tutoriais no Youtube

Pensando em quem não vai poder participar da Jornada, que acontece ao vivo, o Google também disponibilizou quatro vídeos curtos em formato de tutoriais no canal do Youtube do Google Brasil, com dicas rápidas sobre:

  • Como manter os clientes informados;
  • Como ajustar campanhas de publicidade;
  • Adaptando-se ao comportamento dos consumidores,
  • Como gerenciar o seu negócio remotamente.

Mentoria Cresça com o Google

Este programa é focado em pessoas que estão procurando novas colocações no mercado de trabalho ou estão cogitando abrir um novo negócio. Além disso, de acordo com a empresa, o objetivo é treinar as empresas em três meses.

Os usuários poderão ter acesso as mentorias sobre:

  • finanças;
  • inteligência emocional;
  • jurídico;
  • marketing,
  • vendas.

Além disso, os usuários poderão participar de mentorias com especialistas em diversas áreas. Por isso, serão ao todo 12 mentorias, entre os dias 29 de setembro e 24 de novembro, as inscrições já estão abertas.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o dia do empreendedor e as ações do Google? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.