FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Duas pessoas da mesma família podem receber o BPC?

Duas pessoas da mesma família podem receber o BPC?

Compartilhe esse post:

O BPC pode ser pago para uma ou mais pessoas do mesmo núcleo familiar, desde que se encaixem nos critérios estabelecidos pelo INSS.

Instituído em 1993, através da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Benefício de Prestação Continuada, também conhecido como BPC, garante o pagamento mensal de um salário mínimo a idosos e deficientes em situação de vulnerabilidade social.

Para recebê-lo, é preciso comparecer a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e realizar a solicitação. O pedido também pode ser feito através do portal Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome.

Quem recebe BPC pode pedir empréstimo consignado?

Quais são os critérios para receber o BPC?

A aprovação do pedido de recebimento do BPC está sujeito à análise, já que o beneficiário deve se encaixar em alguns critérios estabelecidos pelo INSS, são eles:

  • idosos que realizarem a solicitação deve ter a partir de 65 anos de idade;
  • em caso de pessoa com deficiência, não há idade mínima ou máxima, contudo, é necessário possuir avaliação médica e social do INSS;
  • ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • possuir cadastro atualizado no CadÚnico;
  • a renda familiar por pessoa deve ser de até ¼ do salário mínimo, que em 2022 representa R$303.

Além disso, o solicitante do Benefício de Prestação Continuada não pode receber outros tipos de benefícios, como Seguro-Desemprego, aposentadoria e pensão.

Duas pessoas da mesma família podem receber o BPC?

Sim, é possível que duas pessoas da mesma família sejam beneficiárias do BPC, isso porque, a quantia oriunda do benefício não é somada à renda familiar. Ou seja, no momento de calcular a renda por pessoa do núcleo, o BPC não é considerado.

O mesmo acontece quando algum membro da família, que não seja o solicitante, recebe aposentadoria com valor de até um salário mínimo. Neste caso, o benefício não será contabilizado na renda familiar. Por outro lado, se o valor recebido estiver acima do salário mínimo vigente, será incluído na renda familiar e, consequentemente, pode acarretar em não aprovação do BPC.

Como funciona o Investback do cartão de crédito XP?

Quanto é possível receber através do Benefício de Prestação Continuada?

Conforme mencionado inicialmente, o Benefício de Prestação Continuada consiste no pagamento mensal no valor de um salário mínimo vigente. Portanto, em 2022, por exemplo, os beneficiários recebem R$1.212 e, quando há reajuste no piso salarial, a quantia recebida também é ajustada.

Precisa pagar INSS para receber o BPC?

Não é preciso ter qualquer vínculo com a Previdência Social para o recebimento do BPC, logo, não é necessário contribuir ou ter contribuído anteriormente com o INSS. Entretanto, cabe lembrar, o Benefício de Prestação Continuada não dá direito a décimo terceiro e não permite a pensão por morte aos dependentes do beneficiário.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como guardar dinheiro nas caixinhas do Nubank?

Veja agora como guardar dinheiro nas caixinhas do Nubank, como elas funcionam e muito mais sobre essa opção do banco.

Ler artigo completo

0 respostas para “Duas pessoas da mesma família podem receber o BPC?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo