;
FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo consignado FGTS: como funciona?

Empréstimo consignado FGTS: como funciona?

Compartilhe esse post:

Empréstimo consignado FGTS: o que é, como funciona, quais são as taxas de juros e demais informações sobre a modalidade

O empréstimo consignado é uma modalidade muito solicitada pela população, de acordo com dados da fintech Ahfin 4 em cada 10 brasileiros já pediram a opção de crédito. Além disso, os dados divulgados no Índice de Empréstimo FinanZero (IFE) de março deste ano, as buscas por empréstimo no Google tiveram um aumento de 30% em relação ao mês anterior.

As duas informações demosntram que podem existir algumas questões relacionadas ao consignado. Com isso, os tópicos a seguir têm o intuito sanar as dúvidas sobre o tema e em especial sobre o empréstimo consignado com pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Acesse e compare as melhores opções de empréstimo consignado na FinanZero!

Tem como fazer empréstimo com FGTS?

O empréstimo com FGTS, é também conhecido como antecipação do saque-aniversário. O seu funcionamento consiste receber de forma antecipada o valor presente na conta do FGTS, para isso é necessário que o indivíduo utilize a opção de saque-aniversário.

Essa modalidade faz parte dos empréstimos com garantia, já que o indivíduo já possui o dinheiro que deseja. A antecipação do FGTS apenas faz com que o indivíduo receba a quantia antes do esperado. Essa condição garante ao banco maior segurança em relação ao pagamento, trazendo melhores condições ao empréstimo concedido.

O que é empréstimo consignado FGTS?

O empréstimo consignado que utiliza o FGTS como garantia é uma modalidade parecida com o consignado convencional. Então, com essa opção, as parcelas ainda são descontadas de forma automática da conta do indivíduo, mas nesse caso os descontos são feitos da conta do FGTS.

Empréstimo pessoal para negativado confiável: é possível?

Como funciona o empréstimo consignado FGTS?

O empréstimo consignado do FGTS funciona, em muitos aspectos, como a modalidade convencional do consignado. Então, o banco credor desconta o valor das parcelas do empréstimo direto da conta do benefício do trabalhador.

A modalidade segue as regras definidas na Lei 13.313/2016, que definem:

  • O valor do empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário;
  • Os juros do crédito podem chegar até 3,5% ao mês;
  • O valor deve ser pago em até 48 vezes;
  • A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do valor disponível na conta. Além da multa rescisória, que corresponde a 40% em casos de demissões sem justa causa;

Quem pode fazer empréstimo consignado com garantia de FGTS?

O empréstimo consignado FGTS é destinado aos cidadãos assalariados. Diferente do consignado tradicional, essa opção não contempla os aposentados ou pensionistas do INSS, assim como os funcionários públicos e militares. Esse público, no caso, pode buscar pelo consignado convêncial ou por outra modalidade de empréstimo.

Portanto, podem fazer o empréstimo consignado FGTS os indivíduos que possuem a carteira de trabalho assinada. Além disso, é necessário que tenha uma quantia na conta do FGTS para que o crédito seja concedido, a final esse valor que será descontado pelo banco.

Precisando quitar suas dívidas? Peça agora a antecipação do seu FGTS sem sair de casa!

Qual banco faz empréstimo consignado com garantia do FGTS?

Os bancos que oferecem essa modalidade, em geral, são instituições financeiras que já concedem outras opções de crédito. A antecipação do FGTS é uma opção vantajosa para os bancos pela segurança gerada no pagamento das parcelas. Por isso, é esperado que seja um serviço recorrente nas instituições.

Contudo, cada banco apresenta ofertas distintas sobre os empréstimos que fazem. É comum que o valor emprestado, tempo de pagamento e taxas de juros sejam questões diferentes, dependendo do banco e da modalidade solicitada. O recomendado é que o indivíduo compare as opções recebidas e escolha a mais vantajosa.

Quais são as vantagens do empréstimo consignado FGTS?

Entre as vantagens do consignado FGTS podemos citar que o valor emprestado pelo banco, é na verdade de direito do indivíduo. O empréstimo apenas se refere a antecipação do dinheiro e essa condição é uma vantagem do solicitante, já que o pagamento não sairá do seu salário ou outra opção de renda que possua.

Além disso, as análises de crédito feitas no empréstimo consignado FGTS são mais simples, já que a principal informação é o valor disponível na conta do benefício. Essa questão facilita a liberação do empréstimo, tornando-o mais rápido.

As taxas de juros dessa modalidade também podem ser apontadas como vantagens. Isso porque, por se tratar de um empréstimo com garantia, os bancos apresentam melhores condições que incluem as taxas de juros mais baixas.

Saque extraordinário do FGTS não caiu na conta, o que fazer?

Quais são as taxas de juros do empréstimo consignado FGTS?

Como mencionado acima, as taxas de juros para o empréstimo consignado FGTS podem ser menores do que as demais opções de crédito. Isso se dá pela garantia e segurança dos bancos quanto a inadimplência do cidadão que deseja o empréstimo.

Contudo, as taxas de juros ainda podem variar conforme as instituições. Então, esse fator também deve ser considerado quando o cliente for comparar as ofertas recebidas para a antecipação do FGTS.

Qual o valor máximo do empréstimo consignado FGTS?

O valor máximo dessa modalidade varia conforme alguns fatores. Isso porque, existe um limite sobre a quantia total do empréstimo, já que as parcelas pagas mensalmente não podem ultrapassar a porcentagem de 30% do valor total da conta.

O dinheiro que será emprestado também não pode ser inferior ao total obtido na conta do FGTS. Dessa forma, é válido verificar o valor total do empréstimo para saber se será aceito ou não pelo banco credor.

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o empréstimo consignado FGTS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

O empréstimo com garantia de imóvel é considerado uma das modalidades com a menor taxa […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo consignado FGTS: como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo