FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

Compartilhe esse post:

Empréstimo com garantia de veículo: o que é, como funciona, quais as vantagens, como solicitar e quais as condições.

O empréstimo com garantia de veículo é uma das modalidades de crédito mais vantajosas do mercado. Essa pode ser uma boa alternativa para quem está passando por problemas financeiros ou precisa de dinheiro para comprar algo, fazer uma viagem, reformar a casa etc.

O processo de contratação é simples e as condições são muito atrativas aos consumidores. Por isso, neste post, vamos dar mais detalhes sobre o empréstimo com garantia de veículo e como ele funciona. Continue a leitura.

O que é o empréstimo com garantia de veículo?

Trata-se de uma linha de crédito em que o tomador ofereceu seu automóvel quitado como garantia de pagamento das prestações. Algumas instituições chamam esse empréstimo de refinanciamento de veículo.

Essa é uma forma de conseguir empréstimo sem precisar vender o automóvel. Pode-se dizer que é como se o cliente vendesse o carro ao banco e depois o comprasse de volta, mas pagando as parcelas com juros mais baixos.

É importante ressaltar que a falta de pagamento das prestações permite que o banco faça a apreensão do automóvel.

O principal atrativo dessa linha de crédito é que as taxas de juros costumam ser menores e os prazos para pagamento mais extensos. Isso acontece porque os bancos possuem a garantia de que o empréstimo será pago.

Outro ponto importante é que não há a possibilidade de vender o veículo enquanto as parcelas não forem quitadas. Nesse caso, o veículo fica alienado ao banco e só volta para o nome do proprietário quando o empréstimo terminar.

Principais vantagens do empréstimo com garantia de automóvel

Taxas de juros mais baixas

Talvez essa seja a principal vantagem do empréstimo com garantia de veículo. Afinal, quem não quer ter acesso a um empréstimo que tenha taxas de juros menores?

Essa modalidade oferece menos riscos de inadimplência para os bancos, por essa razão é possível ter acesso a condições melhores.

Isso acontece porque os juros estão diretamente ligados ao risco que cada contrato oferece. No caso do crédito com garantia isso é diferente, pois o bem fica disponível para quitação da dívida em caso de não pagamento.

Em resumo, o empréstimo com garantia de automóvel se torna uma alternativa para quem precisa de dinheiro, mas não quer se arriscar demais.

Maior prazo para pagamento

Essa linha de crédito costuma ter prazos mais extensos. Boa parte dos bancos oferece o empréstimo com pagamentos em até 60 meses, algo que não ocorre no empréstimo pessoal.

Assim como no caso das taxas de juros, o prazo mais extenso se dá pelo baixo risco oferecido às instituições financeiras.

Os solicitantes conseguem valores mais expressivos e com parcelamento maior, o que torna as prestações mais baixas.

Não há necessidade de informar a utilidade do dinheiro

Ao financiar um imóvel ou veículo, existe a obrigatoriedade de comprovar onde o dinheiro será utilizado. Mas isso não acontece no caso do empréstimo com garantia.

O cliente pode utilizar o valor de acordo com suas necessidades, sem precisar justificar ou informar. Dessa forma, é possível usar o crédito para uma reforma, adquirir um bem, pagar dívidas etc.

Aprovação mais rápida

Por não ter a necessidade de comprovação de onde o dinheiro será usado, esse tipo de empréstimo acaba tendo uma aprovação com mais rapidez.

O processo é simplificado e a documentação exigida é de fácil acesso: RG, CPF, CNH e documentos do veículo.

Negativados conseguem aprovação

Quem está com o nome sujo tem mais dificuldade em ser aprovado em um empréstimo pessoal. Mas no caso do crédito com garantia, as chances de conseguir a aprovação são maiores.

É preciso ressaltar que não são todos os bancos que aprovam o empréstimo para negativado. Por isso é importante pesquisar bem para encontrar uma oportunidade.

Valores mais altos

Outro benefício em optar pelo empréstimo com garantia de veículo é que o tomador consegue crédito de quantias mais altas.

Cada instituição financeira trabalha com seu próprio limite de crédito, mas é possível conseguir entre 70% e 90% do valor do automóvel.

Prestações mais acessíveis

Com os juros menores, as parcelas também acabam tendo valores reduzidos. Isso é importante para que o tomar consiga ter um controle financeiro maior.

O prazo extenso para pagamento também contribuí com esse aspecto, pois o valor total do empréstimo consegue ser diluído em uma quantidade maior de prestações.

Quais são as taxas de juros dessa modalidade de crédito?

A taxa de juros praticada vai depender de cada instituição financeira, mas a média fica entre 1,45% e 3,50%.

A definição depende também de uma série de fatores, como o histórico do cliente, valor do bem oferecido, se o tomador está ou não negativado, entre outras questões.

O score do cliente e o estado do veículo são determinantes nas taxas de juros cobradas pelos bancos. Por isso é essencial pesquisar muito antes de fechar um contrato.

Quais veículos são aceitos nessa negociação?

O veículo precisa estar em boas condições de uso e em pleno funcionamento. Mas não imposta se o veículo é seminovo ou usado, desde que siga as regras impostas.

Os automóveis não podem ter problemas com a documentação e nem restrições judiciais ou administrativas.

Cada banco possui regras específicas quanto ao tempo de fabricação do veículo. Mas é obrigatório que ele esteja em nome de quem está solicitando o crédito.

Como fazer um empréstimo com garantia de veículo de forma segura?

Todo empréstimo pode ser seguro se o cliente tomar alguns cuidados na hora de fechar negócio.

O ideal é procurar por empresas com boas referências e que tenham um bom histórico com relação a outros clientes. Caso esteja procurando por um empréstimo online, verifique se o site da empresa é confiável.

Uma forma de tornar o processo mais seguro é pesquisar o CNPJ da empresa através do Banco Central. Todas as instituições financeiras precisam ser regularizadas pelo órgão.

Outro ponto imprescindível é: nunca deposite valores antecipados, pois nenhum empréstimo funciona dessa maneira.

Por fim, leia o contrato atentamente antes de assinar e fechar contrato. Certifique-se de que todas as cláusulas estão de acordo com o que foi oferecido.

Como contratar um empréstimo com garantia de veículo?

A primeira etapa consiste em encontrar as empresas que oferecem o empréstimo com garantia de veículo. Depois disso é preciso analisar cada uma delas e saber qual tem as melhores condições para suas necessidades.

É importante escolher bem porque o empréstimo é um compromisso longo e precisa ser muito bem avaliado.

Depois de definir qual instituição vai ser sua credora, siga as etapas seguintes:

Simulação

A maioria dos bancos possui ferramentas para simulação de crédito. Acesse o site da instituição escolhida e preencha os dados para simular o valor do empréstimo, a quantidade de parcelas, taxas de juros etc.

Se estiver tudo dentro do esperado, vá para o passo seguinte.

Entrega da documentação

Toda linha de crédito só é aprovada após uma análise feita pelos bancos. Para isso é necessário que você entregue toda a documentação solicitada pela instituição.

O processo é importante para que o banco tenha condições de avaliar se você pode ou não arcar com as parcelas do empréstimo.

Os documentos mais comuns para esse tipo de crédito são: RG, CPF, DUT do veículo, comprovante de renda e comprovante de residência.

 Análise do veículo

Depois de passar pela etapa anterior, você precisa aguardar pela avaliação do automóvel.

A financeira vai verificar todas as informações do veículo e se certificar de que está tudo regularizado. É preciso confirmar se não há restrições no automóvel, se ele está quitado e sem alienação.

Além da parte jurídica, o carro passa por uma análise física. Uma empresa faz a vistoria completa na lataria, motor, pintura etc. Essa etapa é essencial para que o valor do empréstimo seja definido.

Avalie a proposta e assine o contrato

Essa é a última etapa do processo e uma das mais importantes. Nesse momento, o banco já aprovou e efetuou uma proposta de acordo com a avaliação feita no automóvel.

É importante que você olhe cada detalhe do contrato, com: valor das parcelas, taxas de juros, Custo Efetivo Total (CET), entre outros.

Se todas as informações estiverem condizentes com o que foi acordado, assine o contrato.

Vale ressaltar que o prazo para que o dinheiro esteja disponível varia de acordo com cada banco. Por isso é importante se atentar a essa informação logo nos primeiros contatos.

Afinal, vale a pena contratar esse tipo de empréstimo?

Existem diversas vantagens no empréstimo com garantia de veículo, como vimos anteriormente. Mas como em qualquer linha de crédito é essencial ter um bom planejamento para evitar dores de cabeça no futuro.

Tenha certeza de que as parcelas cabem no seu bolso e que você vai conseguir cumprir com os pagamentos. Isso faz toda diferença e traz mais tranquilidade para aproveitar o dinheiro.

Você tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo com garantia de veículo? Se tiver, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como aumentar o limite do cartão de crédito C6 Bank?

Como aumentar o score de crédito C6 Bank?Como visualizar o limite do […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo