FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Leilão de carros recuperados de financeira: vale a pena?

Leilão de carros recuperados de financeira: vale a pena?

Compartilhe esse post:

O leilão de carros recuperados de financeira permite ao consumidor adquirir desde motocicletas e veículos leves, até automóveis pesados e marítimos.

De acordo com levantamento do Superbid Marketplace, o leilão de veículos cresceu 24% no primeiro trimestre de 2019, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Ainda conforme a pesquisa, 91,5% dos compradores são pessoas físicas, enquanto os 8,5% se tratam de empresas que adquirem automóveis para renovar a frota, revender ou aproveitar peças.

A seguir, explicamos como funciona o leilão de carros recuperados de financeira, quando a opção vale a pena e algumas dicas para os consumidores.

Meu carro foi leiloado após busca e apreensão, o que fazer?

Como funciona o leilão de carros recuperados de financeira?

O leilão de carros recuperados de financeira acontece porque, de modo geral, os consumidores adquiriram o bem em si ou solicitaram algum tipo de serviço de crédito mediante a alienação fiduciária, em que o automóvel foi dado como garantia de pagamento. Então, ao não conseguir arcar com as parcelas da operação, o veículo é tomado pela instituição credora e colocado a leilão, com o intuito de recuperar o valor emprestado.

Em seguida, os interessados em adquirir o veículo devem participar dos leilões, oferecendo lances em um curto período de tempo. Na prática, quem oferecer o valor mais alto e não receber contraproposta, leva o carro. Vale destacar que, cada empresa responsável pelo leilão de carros recuperados pode estabelecer regras específicas, mas a lógica, de modo geral, tende a ser a mencionada.

Qualquer veículo pode ser vendido em leilão?

Sim, qualquer tipo de veículo pode ser encontrado no leilão de carros recuperados, portanto, há desde motocicletas e veículos leves, como automóveis pesados e marítimos. Isso é, o consumidor pode adquirir motos, carros leves, vans, caminhões, lanchas, barcos e jet skis, por exemplo.

Em alguns casos, os leilões podem ser categorizados, dessa forma, um tipo de leilão é voltado, especificamente, a veículos leves, enquanto outro é direcionado a interessados em comprar um veículo marítimo ou pesado.

Pode dar entrada no Seguro-Desemprego antes de sacar o FGTS?

Como é feito o pagamento no leilão de carros recuperados?

Depende, conforme já mencionado, cada empresa pode aplicar regras específicas para os leilões. Sendo assim, há as que atuam somente com pagamento à vista, que pode ser em dinheiro ou cartão e deve ser realizado em até cinco ou sete dias após o lance ser aceito.

Por outro lado, há as que permitem o pagamento a prazo, com parcelamento em boleto e, até mesmo, a possibilidade de solicitar um financiamento de veículo, facilitando o pagamento e permitindo a quitação a médio ou longo prazo.

É importante destacar que após ter o lance aceito, o consumidor deverá arcar não somente com o valor do veículo escolhido, mas também com a comissão do leiloeiro responsável, que costuma ser de 5% sobre o valor da venda, além de algum outro custo que possa envolver a operação, como a transferência de nome do proprietário.

Portanto, antes de participar de um leilão de carros recuperados, é importante pesquisar sobre a empresa e quais os meios de pagamento e taxas cobradas. Assim, evita-se surpresas.

Vale a pena comprar um carro em leilão de recuperados de financeira?

Quem tem o intuito de adquirir um carro no leilão deve considerar que, como qualquer operação ou aquisição, há pontos positivos e negativos, que precisam ser avaliados e comparados, de acordo com a própria realidade. A seguir, listamos as principais vantagens, são elas:

Preços acessíveis: por se tratarem de automóveis recuperados pelas instituições, geralmente são vendidos a preços mais baixos, quando comparados aos que estão à venda em concessionárias, mesmo os usados.

Variedade: os leilões de carros recuperados oferecem uma ampla variedade de modelos e tipos de veículos que atendam às necessidades e preferências pessoais de cada consumidor. Inclusive, para quem se interessa por opções consideradas raras ou “antigas”, a opção pode ser vantajosa.

Estado de conservação: há grande possibilidade de encontrar veículos em bom estado de conservação, pois não são todos os carros recuperados por financeiras que apresentam danos graves ou problemas mecânicos significativos. Ainda assim, o consumidor não deve descartar a contratação de um mecânico de confiança, que avalie o veículo como um todo.

Por outro lado, há, também, algumas desvantagens no leilão de carros recuperados, são elas:

Competição: apesar do intuito do leilão ser, principalmente, adquirir um veículo por um valor menor do praticado no mercado, há situações em que a oferta de lances se torna acirrada, podendo ocasionar no aumento do preço do automóvel de forma que a participação no leilão é inviabilizada.

Falta de informações: é bastante comum que o consumidor encontre dificuldade em obter informações detalhadas sobre o histórico de veículo, como a apresentação de problemas mecânicos, ocorrência de acidentes e, até mesmo, registros na documentação legal, como ocorre quando há roubos e/ou propriedades ambíguas.

Não há garantia: os veículos adquiridos mediante leilão, normalmente, não contam com garantia do fabricante ou revendedor. Sendo assim, em caso de problemas posteriores, o novo proprietário terá que arcar com os custos e responsabilização, não à toa é de suma importância avaliar criteriosamente o bem antes de adquiri-lo.

O que é a alienação fiduciária no consórcio?

5 dicas para comprar em leilão de carros recuperados

Por fim, para quem pretende participar de um leilão de carros recuperados e adquirir um automóvel, separamos 5 dicas para ajudar no processo de decisão, que deve ser pensado cuidadosamente, a fim de mitigar possíveis problemas.

Pesquise antecipadamente

Realizar uma pesquisa prévia sobre os modelos e marcas que estão sendo leiloados contribui para que, no momento do lance, o consumidor tenha consciência sobre o valor de mercado do automóvel e, também, as principais características do mesmo, sejam positivas e/ou negativas. Além disso, vale a pena pesquisar sobre a empresa que realiza o leilão e a reputação do leiloeiro, para evitar surpresas desagradáveis.

Leia o edital

O edital é um documento elaborado para registrar oficialmente a oportunidade de compra do automóvel, bem como validar as informações referentes ao bem que será leiloado. Com isso, os possíveis arrematantes comparecem ao local já com os dados em mãos. É também através do edital que são esclarecidas as condições de pagamento, prazos para quitação e possíveis taxas ou encargos embutidos, inclusive a comissão do leiloeiro.

Estabeleça um teto de gastos

É sabido que o momento em que os interessados estão ofertando lances pode se estender e, como mencionado, ultrapassar valores considerados viáveis. Portanto, vale a pena que o consumidor estipule um limite de gastos e o siga, ainda que o veículo desejado ultrapasse o valor e o mesmo se sinta tentado a ofertar uma quantia maior. O intuito é evitar comprometer mais do que o possível do orçamento e cair na inadimplência posteriormente.

Faça vistoria

Se possível, contrate um mecânico de confiança e solicite uma vistoria no veículo desejado antes do leilão, para atestar o estado de conservação do veículo, desde a parte estética e de funilaria, até mesmo problemas técnicos internos, que podem gerar custos e manutenção a curto prazo.

Verifique se possui restrição de venda

Há situações em que o veículo é considerado como “salvado” pelas seguradoras, isso significa que o mesmo possui um histórico de danos e/ou acidentes graves, que depreciaram seu valor e geram preocupação quanto à segurança e confiabilidade do bem. Como consequência, o novo proprietário pode lidar com dificuldade para revender o automóvel, isso quando já não há a restrição de venda, que impede por completo a operação de repasse.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é a alienação fiduciária no consórcio?

Saiba o que é alienação fiduciária no consórcio, como funciona, quais são as principais as vantagens e desvantagens.

Ler artigo completo

0 respostas para “Leilão de carros recuperados de financeira: vale a pena?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo