FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?

Compartilhe esse post:

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona, como pedir, quais são as vantagens e demais informações sobre a modalidade

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), cerca de 11 milhões de brasileiros se declaravam empregados do setor público, em fevereiro de 2021. Aliado ao dado, temos um estudo realizado pelo Tesouro Nacional que classifica o país como o 7° que mais gasta com funcionários públicos.

Com isso, é comum que parte da população tenha interesse no empréstimo consignado, em especial, na modalidade para os funcionários públicos. A opção de crédito pode gerar algumas dúvidas com relação a sua funcionalidade, já que possui algumas características que o distingue das demais modalidades de empréstimo. A seguir estão as informações mais relevantes sobre o empréstimo consignado para funcionários públicos.

Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo consignado, acesse o site e confira!

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo para aposentado é uma modalidade de crédito que tem o seu funcionamento baseado no desconto automático das parcelas. Dessa forma, uma vez ao mês o banco desconto o valor do empréstimo diretamente da folha de pagamento ou benefício INSS.

Essa característica difere a modalidade das demais opções de crédito. O indivíduo que deseja o consignado deve se atendar a instituição financeira que o oferece, já que existem em algumas regras em relação ao banco credor.

Os funcionarios públicos só podem pedir esse empréstimo em instituições que possuem vínculo com o INSS e aqueles que possuem a carteira assinada, apenas em bancos com vínculos com as suas empresas. Abaixo estarão listadas as categorias que são exigidas para a liberação do crédito consignado.

Quem pode fazer empréstimo consignado?

Podem fazer o empréstimo consignado os indivíduos que se encaixam nas seguintes categorias:

  • Funcionários Públicos;
  • Militares;
  • Cidadãos que possuem a carteira assinada;
  • Aposentados e pensionistas do INSS;

Empréstimo consignado FGTS: como funciona?

Como funciona o empréstimo consignado para funcionário público?

A modalidade para os funcionários públicos funciona como o consignado convencional. Então, o trabalhador pode solicitar um determinado valor e suas parcelas serão descontadas de forma automática de seu salário. Para contratar a opção de empréstimo é preciso que o servidor público busque por uma instituição que ofereça esse produto.

Isso porque, os funcionários públicos só podem fazer empréstimo consignado em bancos que possuem vínculo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mesmo ocorre com os aposentados e pensionistas da instituição. Ao solicitar essa modalidade, o banco realizará uma série de análises para definir as condições do empréstimo.

Como pedir empréstimo consignado para funcionário público?

Para pedir esse empréstimo, o funcionário público deve entrar em contato com a instituição financeira que possue vínculo com o INSS. Após isso, o banco informará quais são os documentos que serão necessários para a contratação do crédito. Nesse momento podem ser solicitados as seguintes documentações:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Conta bancária;

Uma das principais informações analisadas pela instituição é a renda mensal do indivíduo, já que o valor das parcelas será descontado dessa quantia. É necessário que o solicitante do empréstimo ganha o sulficiente para pagar pelo valor mensal sem ultrapassar a margem consignável.

Empréstimo com desconto em folha: por que escolher?

Quais são as vantagens do empréstimo consignado para funcionário público?

Entre as principais vantagens dessa modalidade de crédito, podemos citar:

  • Desconto automático das parcelas;
  • Taxas de juros mais baixas;
  • Melhores condições para o empréstimo;

O consignado para funcionário público é considerado um emprestimo com garantia. Isso porque, essa opção de crédito garante ao banco que o valor das parcelas serão pagos pelo desconto automático do salário. Então, os solicitantes do empréstimo conseguem taxas de juros mais baixas, valores mais altos e ainda mais tempo para quitar a dívida.

Quais são as taxas de juros do empréstimo consignado para funcionário público?

Como mencionado, as taxas de juros para essa modalidade costumam ser mais baixas, pela garantia de pagamento gerada aos bancos. Podendo então variar de 1,28% a 4,02% ao mês. Contudo, cada banco pode definir uma quantia dependo das análises realizadas.

Por isso, o recomendado é que os servidores que desejam o consignado busquem em mais de uma instituição. Após receber as ofertas, é possível comparar e escolher aquela que melhor se encaixa na realizade de cada indivíduo.

Qual o valor máximo do empréstimo consignado para funcionário público?

O valor máximo do empréstimo consignado para funcionário público depende de alguns fatores, entre eles da renda mensal do solicitante. O consignado possui as suas parcelas descontadas de forma automática da folha de pagamento. Por isso, o indivíduo deve receber o valor sulficiente para arcar com a dívida.

Além disso, o valor máximo do crédito fica limitado seguindo as regras da margem consignável. Isso significa que a quantia das parcelas não podem comprometer mais do que 30% do salário do indivíduo. Essa regra foi estabelecida para proteger a renda básica dos solicitantes dessa modalidade.

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Pan?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o empréstimo consignado para funcionário público? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quer quitar a dívida de um imóvel com o FGTS? Veja mais

Nesta segunda-feira, 02/05, começa a valer a medida que permite utilizar o Fundo de Garantia […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo