Veja abaixo como saber se o empréstimo online é confiável

Procurando um empréstimo pessoal para negativado confiável online? Pois bem, pedir empréstimo é algo que já deixa as pessoas inseguras, fazer um empréstimo online mais ainda. Bem como as compras online causam medo, por você não ver quem está do outro lado, o mesmo acontece com empréstimos.

Empréstimo online é confiável quando feito em fontes oficiais de financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC). Ele deve ser feito por canais oficiais dos bancos, sejam eles pelo site, app ou por telefone de whatsapp oficial. Entretanto, no último caso, é importante ter mais atenção ainda, pois muitos golpes acontecem por esse app.

Ao final da proposta você sempre terá acesso ao contrato com as informações como taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET), que deve estar em todo contrato do tipo.

Como fazer empréstimo online?

Para fazer um empréstimo online você deve, antes de tudo, pesquisar as opções em sites oficiais de financeiras. Buscar as fontes oficiais, como site, números de telefone e, até mesmo, agências já diminui as chances de golpes.

Muitos bancos, digitais ou não, já disponibilizam os empréstimos pelo próprio app, alguns deles são o Nubank, C6 Bank, Itaú e Santander, por exemplo.

Para fazer um empréstimo online você deve ir ao site da financeira e, se não encontrar essa opção, pode ir ao fale conosco e tirar suas dúvidas. Apesar de ser online, esse tipo de serviço pede os mesmos documentos, como:

  • Em primeiro lugar documento original com foto;
  • Além disso o CPF;
  • Um comprovante de residência, como conta de luz por exemplo;
  • E, por fim, um comprovante de renda, como um comprovante de vinculo empregatício

Embora cada instituição tenha regras próprias de documentos, os citados acima são comuns a quase todas. Bancos digitais, por exemplo, normalmente pedem uma foto sua ao lado do documento com foto. Se acaso isso acontecer, saiba que é mais uma forma de garantir que é você quem está pedindo e evitar fraudes.

No site da FinanZero você pode pedir uma simulação de crédito e nós vamos comparar as condições com nossos parceiros para encontrar os melhores juros. Entre os parceiros estão Santander, Creditas, Lendico e BV.

Leia: Como identificar golpes do empréstimo?
Empréstimo online para negativados: como funciona?

Golpes de empréstimo: como reconhecer

Ao fazer um empréstimo online ou não, é necessário prestar muita atenção para não cair em golpes. Um dos casos de golpe mais conhecidos é do empréstimo consignado. As vítimas dele são no geral aposentados ou pensionistas, mas não são os únicos.

Nesse tipo de golpe você normalmente percebe um desconto que não reconhece em sua folha de pagamento. Ele pode ser devido a um empréstimo que você nem pediu nem recebeu o valor, ou a um empréstimo sobre a RMC.

Nesse caso a financeira normalmente inclui esse serviço sem que você solicite. Oferecer o serviço não é ilegal, mas é ilegal dar qualquer serviço sem o conhecimento do cliente. Nesse cartão, mesmo que você não use, o valor mínimo é cobrado, e além disso essa valor é descontado na folha de pagamento. No fim, esse cartão tem juros muito mais altos que o próprio empréstimo.

Também existem golpes em que surge um empréstimo consignado em seu nome, sem que você tenha pedido e sem que você receba o valor, mas os descontos são feitos.

Muitos golpistas entram em contato por whatsapp e telefone e pedem seus dados ou um depósito. Embora bancos peçam seus dados, eles pedem por canais oficiais, os golpistas pedem e usam seus dados para pedir cartões de crédito ou empréstimos.

Em seguida, o problema de pedir um depósito, esse é um sinal claro de alerta pois é contra a lei pedir isso. Sendo assim, se qualquer um te pedir um depósito de adiantamento você pode ter certeza que é um golpe.

Confira: Caí no golpe do empréstimo: o que fazer?

Como saber se o empréstimo é falso?

Para saber que um empréstimo é golpe peste atenção nesses fatores:

  • Se qualquer financeira entrar em contato fora dos canais oficiais desconfie e não passe seus dados;
  • Em seguida se os juros estiverem muito abaixo do praticado no mercado desconfie também, golpistas fazem isso para tornar mais atrativo;
  • Se pedirem que efetue um pagamento em conta de pessoa física não o faça, qualquer transação será para conta de pessoa jurídica;
  • Se for pedir empréstimo em algum site confira também se ele exibe CNPJ, se não tiver, ou estiver com propagandas excessivas não confie;
  • E por fim, mas não menos importante, se qualquer um te pedir um pagamento adiantado não faça. Esse é um golpe muito praticado e de acordo com a lei, caso isso aconteça denuncie ao Banco Central e não efetue o pagamento

Você deve também:

  • Pesquise sobre a empresa no Reclame Aqui, por lá você pode ter uma ideia da reputação com opiniões de clientes;
  • Se acaso estiver inseguro, você pode conferir a lista de financeiras autorizadas no site do Banco Central;

Por fim uma dica importante não só para empréstimo como para várias coisas na sua vida é: sempre leia o contrato. Nele estão todas as condições, taxas e juros e evitam que você tenha surpresas desagradáveis.

Veja: Como saber se um empréstimo é golpe?

Como saber se empréstimo online é seguro?

Confira abaixo algumas dicas para conferir se a proposta de empréstimo online é segura:

  1. Verifique o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa no site da Receita Federal. O CNPJ encontra-se no rodapé (fim) das páginas das instituições financeiras na internet.
  2. Verifique se a empresa possui redes sociais. Atenção para o selo verificado, ele costuma ser um bom indício da abrangência e reputação da companhia.
  3. Verifique se a empresa faz qualquer tipo de cobrança antecipada. Quaisquer cobranças feitas pelas instituições financeiras devem estar inclusas no parcelamento do empréstimo. Ou seja, o pagamento, de acordo com as normas do Banco Central, só deve ser iniciado após o cliente já ter recebido o dinheiro do empréstimo em conta.

Como evitar fraudes e golpes com empréstimo online?

Veja abaixo as principais precauções na hora de fazer um pedido de empréstimo online:

  1. Não divulgar nas redes sociais os valores desejados ou o parcelamento ideal: informações como essas são lidas por estelionatários na internet, e, então, os mesmos entram em contato com as vítimas que fizeram as postagens oferecendo exatamente o que a vítima procurava.
  2. Não aceitar pagar taxas por estar com o nome negativado: estar com restrição de crédito no CPF devido a uma dívida registrada nos Serviços de Proteção ao Crédito podem dificultar a aquisição de um empréstimo. Contudo, isso não é impossível de maneira legal. Existem instituições financeiras sérias e seguras que se especializam nesse tipo de perfil. Não é recomendável pagar taxas antecipadas por estar com o nome negativado, tendo em vista que as normas do Banco Central proíbem qualquer tipo de cobrança de antecipada em pedidos de empréstimo por parte das instituições financeiras.
  3. Comparar ofertas: ter paciência e comparar ofertas pode auxiliar na hora de fugir dos golpes. Na FinanZero é possível comparar até 10 ofertas pré-aprovadas de crédito com um único cadastro. São mais de 50 instituições financeiras parceiras, dentre as quais estão empresas especializadas em crédito para negativados.
  4. Pesquisar sobre a instituição financeira: conferir se a empresa está presente nas redes sociais ou analisar o perfil do Reclame Aqui da empresa também é uma forma de evitar fraudes. Afinal, ver a experiência de outras pessoas com a companhia pode auxiliar o cliente a tomar a melhor e mais segura decisão.

Então, ficou com alguma dúvida sobre empréstimo online seguro? Pergunte nos comentários.

E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.