Índice de conteúdo
Veja abaixo como saber se o empréstimo online é confiável.
Procurando um empréstimo pessoal para negativado confiável online? Pois bem, pedir empréstimo é algo que já deixa as pessoas inseguras, fazer um empréstimo na hora e online mais ainda. Bem como as compras online causam medo, por você não ver quem está do outro lado, o mesmo acontece com empréstimos.
Empréstimo online é confiável quando feito em fontes oficiais de financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC). Ele deve ser feito por canais oficiais dos bancos, sejam eles pelo site, app ou por telefone de whatsapp oficial. Entretanto, no último caso, é importante ter mais atenção ainda, pois muitos golpes acontecem por esse app.
Ao final da proposta você sempre terá acesso ao contrato com as informações como taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET), que deve estar em todo contrato do tipo.
Para fazer um empréstimo online você deve, antes de tudo, pesquisar as opções em sites oficiais de financeiras. Buscar as fontes oficiais, como site, números de telefone e, até mesmo, agências já diminui as chances de golpes.
Muitos bancos, digitais ou não, já disponibilizam os empréstimos pelo próprio app, alguns deles são o Nubank, C6 Bank, Itaú e Santander, por exemplo.
Para fazer um empréstimo online você deve ir ao site da financeira e, se não encontrar essa opção, pode ir ao fale conosco e tirar suas dúvidas. Apesar de ser online, esse tipo de serviço pede os mesmos documentos, como:
Embora cada instituição tenha regras próprias de documentos, os citados acima são comuns a quase todas. Bancos digitais, por exemplo, normalmente pedem uma foto sua ao lado do documento com foto. Se acaso isso acontecer, saiba que é mais uma forma de garantir que é você quem está pedindo e evitar fraudes.
No site da FinanZero você pode pedir uma simulação de crédito e nós vamos comparar as condições com nossos parceiros para encontrar os melhores juros. Entre os parceiros estão Santander, Creditas, Lendico e BV.
Leia: Como identificar golpes do empréstimo?
Empréstimo online para negativados: como funciona?
Ao fazer um empréstimo online ou não, é necessário prestar muita atenção para não cair em golpes. Um dos casos de golpe mais conhecidos é do empréstimo consignado. As vítimas dele são no geral aposentados ou pensionistas, mas não são os únicos.
Nesse tipo de golpe você normalmente percebe um desconto que não reconhece em sua folha de pagamento. Ele pode ser devido a um empréstimo que você nem pediu nem recebeu o valor, ou a um empréstimo sobre a RMC.
Nesse caso a financeira normalmente inclui esse serviço sem que você solicite. Oferecer o serviço não é ilegal, mas é ilegal dar qualquer serviço sem o conhecimento do cliente. Nesse cartão, mesmo que você não use, o valor mínimo é cobrado, e além disso essa valor é descontado na folha de pagamento. No fim, esse cartão tem juros muito mais altos que o próprio empréstimo.
Também existem golpes em que surge um empréstimo consignado em seu nome, sem que você tenha pedido e sem que você receba o valor, mas os descontos são feitos.
Muitos golpistas entram em contato por whatsapp e telefone e pedem seus dados ou um depósito. Embora bancos peçam seus dados, eles pedem por canais oficiais, os golpistas pedem e usam seus dados para pedir cartões de crédito ou empréstimos.
Em seguida, o problema de pedir um depósito, esse é um sinal claro de alerta pois é contra a lei pedir isso. Sendo assim, se qualquer um te pedir um depósito de adiantamento você pode ter certeza que é um golpe.
Para saber que um empréstimo é golpe peste atenção nesses fatores:
Você deve também:
Por fim uma dica importante não só para empréstimo fácil como para várias coisas na sua vida é: sempre leia o contrato. Nele estão todas as condições, taxas e juros e evitam que você tenha surpresas desagradáveis.
Confira abaixo algumas dicas para conferir se a proposta de empréstimo online é segura:
Veja abaixo as principais precauções na hora de fazer um pedido de empréstimo online:
Então, ficou com alguma dúvida sobre empréstimo online seguro? Pergunte nos comentários.
E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Eu acho que dessa vez eu consigo meu empréstimo