FinanzeroBlogCrédito

Caí no golpe do empréstimo: o que fazer?

Caí no golpe do empréstimo: o que fazer?

Compartilhe esse post:

O golpe do empréstimo ainda é muito comum; saiba o que fazer – e o que não fazer – se for vítima dele

Infelizmente, essa é uma parte da nossa realidade aqui na FinanZero: vocês, nossos queridos clientes, contando de algum golpe do empréstimo.

E, ainda pior, às vezes aplicado por pessoas que se passam por nós.

Pois é. Só entre março e outubro de 2020, por exemplo, o Reclame Aqui da FinanZero teve 30% mais alertas sobre golpe do empréstimo, se comparado com o mesmo período do ano passado.

A maioria são fraudes via WhatsApp. Nesses casos, golpistas usam a nossa marca para se passar por nós e, então, oferecer um empréstimo.

O problema? Esse empréstimo não existe.

E, além de você nunca receber o valor que acredita ter pedido, ainda pode perder dinheiro. Isso porque eles fazem cobranças antecipadas para, supostamente, aumentar o seu score, fazer o seu contrato, avaliar o seu perfil ou qualquer outra desculpa do tipo.

Não acredite nisso. Cobrar QUALQUER taxa antes de depositar o valor integral do empréstimo, o que só acontece depois de assinar contrato, é ILEGAL, de acordo com o Banco Central.

Ou seja, esse é um primeiro sinal de um possível golpe.

Na teoria, é simples de entender, né? Mas e quando você já caiu no golpe do empréstimo: o que fazer?

Quais são os principais golpes de empréstimo?

Todos os anos é possível encontrar relatos de pessoas que acabaram passando por algum tipo de golpe do empréstimo. Em períodos de crise econômica, isso fica ainda mais evidente, afinal, é o momento ideal para os golpistas agirem. Por essa razão, é essencial se atentar ais principais truques usados para enganar quem precisa de crédito. Conheça alguns:

Pedido de pagamento antecipado

Esse é um dos mais conhecidos entre os golpistas e o público em geral. Nesse caso, o golpista pede que o cliente faça o depósito de um determinado valor para que seu empréstimo seja liberado. Isso é feito por meio de perfis falsos, que fingem ser de empresas conhecidas no mercado, com o intuito de dar mais credibilidade.

Roubo de dados

Outro golpe do empréstimo comum é o de roubo de dados, quanto o golpista pede os dados do consumidor interessado no crédito. Nessa situação, o indivíduo utiliza essas informações para revender ou até mesmo para cometer crimes em nome do solicitante.

Sofri o golpe do empréstimo…

Pode levar um tempo para notar que caiu no golpe do empréstimo. Afinal, o golpista pode ser experiente e ter diversas desculpas para justificar o atraso no depósito do valor.

No entanto, chega uma hora em que você já pagou vários boletos, em geral de valores pequenos, e ainda assim não recebeu o que pediu. Aí o golpista some ou, então, te diz que você foi reprovado.

Enfim, não importa como ele age: você caiu no golpe do empréstimo. E deve tomar providências rápido. Pode parecer à toa, mas há, sim, ações que você pode tomar.

IPVA SP 2021: confira calendário de pagamento do imposto

1. Faça um boletim de ocorrência

Esse é um passo bem importante, afinal, ele documenta a fraude. É com ele que você pode tomar os próximos passos.

No boletim, descreve como foi o golpe do empréstimo em detalhes. Por que isso é relevante? Porque pode indicar à Polícia padrões e gerar repercussão.

2. Entre em contato com o seu banco

Essa dica vale para quem pagou algum valor antecipado!

Não é um dever do seu banco devolver o que você depositou ao golpista. No entanto, você pode tentar negociar.

Além disso, pode ajudar a financeira a identificar um padrão e, de novo, ao caso ter alguma repercussão. Talvez isso leve à investigação e à prisão desse golpista.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

3. Avise a fintech por quem o golpista se passou

Sim, isso é muito valioso. Nós aqui na FinanZero, por exemplo, tentamos criar um radar sobre pessoas que se passam por nós, nomes que usam e outros dados que eles podem se aproveitar.

Portanto, quando você nos conta sobre algum golpe do empréstimo, nos ajuda a:

  • Reconhecer novas formas de fraude;
  • Criar um mapa de nomes e atitudes que são usadas;
  • E, por fim, a ajudá-lo com possíveis ações judiciais.

O histórico é determinante para nós, pois nos permite pensar em planos de ação que diminuam esses golpes.

Isenção de IPTU: descubra quem tem direito

Golpe do empréstimo: o que não fazer

Bem, terminamos as dicas do que fazer. Agora, sobre o que não fazer:

  1. Não ameace o golpista, nem com processo. Ele tem dados seus e pode tentar usá-los contra você;
  2. Não apague a conversa. Ela serve como prova do golpe do empréstimo que você sofreu;
  3. Não deixe de documentar o ocorrido. Pode não reaver o seu dinheiro, mas permite que uma investigação seja conduzida.

Portanto, atente-se para a sua segurança e para documentos.

Como evitar cair no golpe do empréstimo?

Não caia em qualquer oferta

Fique muito esperto se surgirem ofertas de crédito atrativas demais. Desconfie, principalmente, se o crédito for bom demais, com taxas de juros muito abaixo do mercado e com limites muito altos. Isso fica ainda mais evidente se você estiver negativado e o empréstimo não exigir nenhum tipo de comprovação de renda, exceto para o caso de empréstimo consignado e com garantia.

Não pague valores anteciopados

Como já citamos, o pagamento antecipado é um dos principais golpes do empréstimo. Por essa razão, evite fazer pagamentos para liberação de crédito. Afinal de contas, essa é uma prática ilegal e que não existe em nenhuma modalidade de empréstimo.

Não passe seus dados pra qualquer pessoa

Tome muito cuidado na hora de negociar um empréstimo por meio de mensagens instantâneas. Verifique sempre a empresa com que está se comunicando e evite passar seus dados para qualquer pessoa. Com suas informações, os golpistas podem roubar seu dinheiro e até mesmo cometer crimes em seu nome.

E, já sabe, estamos sempre à disposição. Então venha fazer um empréstimo confiável de verdade:

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre o golpe do empréstimo? Deixe nos comentários.

Siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Isenção de IPTU: descubra quem tem direito

Se aproxima a data de pagar o IPTU, veja quem tem direito a isenção, onde achar essas informações e quem paga em imóvel alugado.

Ler artigo completo

0 respostas para “Caí no golpe do empréstimo: o que fazer?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo