Índice de conteúdo
Os créditos pessoal e consignado podem ser alternativas vantajosas para quem busca empréstimo rápido, contudo, é preciso ter atenção aos golpes.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), 38,2% dos entrevistados pretendem solicitar um empréstimo nos últimos três meses do ano. Destes, 38,2% têm o intuito de utilizar o dinheiro para quitar dívidas, enquanto 24,1% desejam renovar a casa e 20,9% pretendem investir em um negócio próprio.
O empréstimo, vale ressaltar, é uma operação financeira que requer cuidado, seja no âmbito financeiro, para evitar o superendividamento, bem como no aspecto de segurança, já que há diversos fraudadores oferecendo falsas ofertas de crédito. Portanto, para quem deseja conseguir empréstimo rápido, separamos fatores essenciais que devem ser considerados.
Qual é o melhor empréstimo online?
O primeiro ponto para quem busca uma modalidade de empréstimo rápido é que o processo, em si, não depende somente da instituição financeira. Isso porque, para que a quantia seja liberada rapidamente, o consumidor deve considerar uma opção que se encaixe em seu perfil e no orçamento.
Sendo assim, cabe ao interessado identificar o valor necessário, em quanto tempo deseja pagar e se o mesmo possui restrição de crédito, ou seja, se está com o nome sujo, pois este último fator pode impactar diretamente na aprovação do pedido, já que as instituições financeiras realizam a análise de crédito, que visa avaliar o histórico de consumo e pagamento do solicitante, junto ao risco de inadimplência.
Quem está negativado, a recomendação é buscar por modalidades com garantia, como o consignado e o refinanciamento. Entretanto, se o consumidor não possuir restrições, terá maiores chances de ser aprovado, seja qual for a opção escolhida.
Também é de suma importância apresentar a documentação corretamente e o mais breve possível, pois quanto mais rápida a entrega dos itens, logo será feita a análise e as demais etapas da solicitação. Ao efetuar um pedido de empréstimo, as instituições tendem a exigir:
Uma forma de conseguir empréstimo rápido e com possibilidade de escolha é através do simulador da FinanZero. Nele, o interessado preenche um breve cadastro, detalhando as condições desejadas de crédito, nome e e-mail para contato. Após enviar essas informações, são disponibilizadas até 10 ofertas pré-aprovadas e totalmente personalizadas, e o consumidor só precisa escolher a que melhor se adequa ao seu perfil.
Plataforma Desenrola Brasil: como funciona?
O consumidor que busca uma modalidade de empréstimo rápida, pode contar com duas principais opções, o empréstimo pessoal e o consignado, como mostramos a seguir.
O empréstimo pessoal é considerado um dos mais desburocratizados do mercado, porque exige poucos documentos e análise de crédito e liberação costumam ser rápidas. Nele, não é preciso oferecer nenhum bem como garantia de pagamento, basta aceitar a proposta, formalizar o contrato e o dinheiro é depositado na conta. Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, a quantia é liberada em até 48 horas úteis.
No entanto, como consequência, a modalidade pode não ser aprovada para pessoas que estão negativadas, pois a instituição financeira não contará com nenhuma garantia de que as prestações serão quitadas.
O empréstimo consignadoFicou mais alguma dúvida sobre o empréstimo consignado? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter., por sua vez, é um tipo de crédito com garantia, já que as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício do solicitante. Por causa disso, as taxas de juros são mais baixas e o prazo de pagamento é estendido. Outro ponto vantajoso do consignado é que as instituições costumam liberá-lo para pessoas que estão inadimplentes, desde que façam parte de um desses grupos:
Conforme mostrado, o empréstimo consignado está disponível para quem tem vínculo empregatício ou recebe um benefício permanente.
Depende, no empréstimo pessoal há menos chances do solicitante ser aprovado, no entanto, se optar pelo consignado, refinanciamento ou de antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, por exemplo, que são modalidades com garantia de pagamento, o consumidor que está negativado aumenta as chances de aprovação.
O salário pode ser penhorado para pagar dívida?
Ainda que o consumidor tenha pressa em obter o empréstimo, é essencial tomar os devidos cuidados, para evitar cair em fraudes. Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre de 2023 foram registradas 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras por minuto. Portanto, listamos três dicas de segurança para este momento.
Após definir a modalidade que deseja, pesquise sobre as instituições financeiras que oferecem o serviço, desse modo, consulte se o CNPJ está ativo e possui aval para atuação de acordo com o Banco Central do Brasil, pesquise sobre a empresa no Google, ReclameAqui e, também, nas redes sociais.
Observar os comentários e avaliações de clientes anteriores contribui para compreender se a empresa presta um bom serviço, quais as formas de resolução de problemas e quais os pontos fortes e fracos da mesma.
Há diversas pessoas que simulam fazer parte de empresas conhecidas e entram em contato ofertando crédito e solicitando a confirmação de dados pessoais. Contudo, não forneça nenhum dado pessoal, se estiver na dúvida, encerre o contato e ligue ou escreva para um dos canais oficiais de atendimento da instituição. O acesso a dados de terceiros possibilita que fraudadores contratem serviços financeiros, como empréstimos, cartões de crédito e abertura de contas, em nome das vítimas.
Por fim, nenhuma instituição financeira está autorizada a cobrar por qualquer quantia de forma antecipada. Atualmente, há golpistas que solicitam o pagamento de um determinado valor, alegando se tratar de, por exemplo:
Contudo, nenhum desses itens são verdadeiros, ou seja, são cobranças ilegais, que visam obter dinheiro de forma ilícita do consumidor que busca por crédito. Se receber qualquer cobrança, encerre o contato e realize uma denúncia o mais rápido possível.
Ficou mais alguma dúvida sobre o empréstimo consignado? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios