Quem for prestar o Enem deve encaminhar uma foto para efetuar a inscrição

Nesse ano, os candidatos que forem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 tem uma nova exigência: enviar uma foto de perfil. O período de inscrições se encerrou em 27 de maio, no entanto, ainda é possível anexar a foto.

O envio é obrigatório e para cumprir o requisito os estudantes têm até às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (1º) para colocar ou alterar a foto de inscrição na Página do Participante.

Veja mais – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Como deve ser a foto do Enem 2020?

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova, todos os participantes devem cumprir o requisito de cadastrar uma foto e ficar atento às regras:

  • Mostrar o rosto inteiro do participante;
  • Foto atual;
  • Foto nítida, isto é, foto com boa iluminação e foco;
  • Ser tirada em um fundo branco;
  • Estar nos formatos JPEG ou PNG;
  • Ter no máximo tamanho de 2 MB;
  • Ser individual – apenas o candidato deve aparecer na foto,
  • Ser colorida – não serão aceitas fotos em preto e branco.

Além disso, o Inep ressaltou que imagens com óculos escuros, chapéu, bonés, viseiras, gorro ou qualquer outro objeto similar não serão aceitas. Arquivos em formatos diferentes dos pedidos também serão descartados.

No entanto, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), o órgão não vai validar a foto, o estudante que é responsável pela imagem enviada, que será anulada automaticamente em casos de não cumprimento.

Veja também – Quais são as novas regras da Uber?

Como inserir o arquivo na inscrição?

Toda as novas informações ou alterações no cadastro devem ser realizadas no Portal do Participante do Enem. Para isso, basta:

  1. Acesse o portal do participante do Enem e insira seus dados;
  2. Na plataforma você encontrará uma tela em branco com um “escolha sua foto”;
  3. Clique nela e suba o arquivo.

Central de Atendimento para dúvidas

As informações da prova podem ser acessadas nos portais do Inep e do MEC, além das redes sociais oficiais dos dois órgãos.

Além disso, para auxiliar os estudantes que irão fazer a prova do Enem, também foi disponibilizado um autoatendimento online ou a Central de Atendimento 0800 616161. No entanto, a central aceita apenas chamadas feitas de telefone fixo.

Veja mais em – Governo tenta acordo para aprovar reforma tributária

Data e formato das provas do Enem 2020

As provas do Enem 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro. Segundo Inep são 5,7 milhões de inscritos, sendo que 5,7 milhões farão prova impressa presencialmente e 96 mil realizarão a prova digital.

Esta é a primeira edição da prova do Enem em que as duas modalidades serão possíveis. De acordo com o MEC o Enem deve se tornar 100% digital até 2026.

Além disso, o Enem também teve alteração na data. Isso porque estudantes e parlamentares pressionaram o Ministério para adiar a prova por conta da pandemia do novo coronavírus.

As novas datas são:

  • 17 e 24 de janeiro – Prova impressa para 5,7 milhões de estudantes;
  • 31 de janeiro e 7 de fevereiro – prova digital para 96 mil inscritos
  • 24 e 25 de janeiro – reaplicação da prova – para pessoas afetadas por problemas de estrutura;
  • 29 de março – resultados.

Além disso, o Inep e o MEC informaram que todos os candidatos deverão usar máscaras durante a realização do exame.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como inserir sua foto no cadastro do Enem 2020? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.