Aplicativo Caixa TEM que oferece acesso a conta poupança digital, criada pelo Governo, continua com instabilidades

O aplicativo Caixa TEM, do banco governamental Caixa Econômica Federal, ficou conhecido por seus inúmeros problemas de usabilidade. Em um primeiro momento o app foi criado para atender as pessoas que iriam receber o auxílio emergencial, dessa forma o Governo conseguiria realizar a transferência do valor por meio de uma conta digital gratuita.

Entretanto, o Caixa TEM se tornou a aplicação principal de uso para os incentivos econômicos entregues graças ao pacote de ações para combater a pandemia, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mas, os erros e problemas que acabam impossibilitando os usuários de terem acesso ao próprio dinheiro continuam a ser frequentes.

E, o erro “não foi possível atender a sua solicitação no momento” tem sido o propulsor de reclamações nas redes sociais e nas agências lotadas da Caixa. Isso porque o erro em questão é constante, e aparece sempre há uma tentativa de acesso ou a solicitação de algum serviço.

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“Não foi possível atender a sua solicitação no momento. Por favor, tente novamente mais tarde”

A mensagem acima aparece como um pop-up na tela do usuário, nas seguintes situações:

  • Ao tentar pagar boletos ou fazer transferências;
  • No caso de acessar a conta pelo dispositivo após sofrer log-out;
  • Primeiro acesso do Caixa TEM pelo usuário em um novo dispositivo.

O que fazer para evitar o erro “não foi possível atender a sua solicitação no momento”?

Os erros da aplicação Caixa TEM não aparecem por um motivo real, assim como diz o nome, são como problemas gerados pelo próprio sistema sem que o usuário tenha feito algo errado. Mas, assim como outros muitos aplicativos, existem boas práticas que podem auxiliar o usuário a evitar esse famigerado erro.

  • Mantenha o aplicativo Caixa TEM sempre atualizado;
  • Não abra várias abas no mesmo aplicativo;
  • Realize a limpeza do cache do app sempre que possível;
  • Não acesse o Caixa TEM em mais de um dispositivo.

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Como parar com o erro “não foi possível atender a sua solicitação no momento”?

Assim como outros problemas do sistema Caixa TEM, é aconselhado que o usuário tente limpar o cache do Smartphone e da aplicação para conseguir iniciar um novo acesso. Entretanto , o erro em questão pode continuar a persistir mesmo após usar todos os recursos de limpeza do celular.

Com isso, o mais correto é tentar uma comunicação com a Caixa, pois os atendentes telefônicos podem auxiliar fazendo uma liberação do sistema de forma remota. O telefone de atendimento para problemas da Caixa é o 111, e está ativo 24 horas por dia.

Não é aconselhado ir até a Caixa no caso desse erro, pois as agências estão lotadas por pessoas que foram direcionadas pelo aplicativo a comparecem fisicamente, como forma de evitar fraudes. Devido ao momento de isolamento social o atendimento telefônico é o mais efetivo.

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Como limpar o cache do Caixa TEM?

Também vale a pena limpar o cache e os dados da aplicação no dispositivo Smartphone. Basicamente, isto força a atualização da comunicação entre o aparelho e o sistema provedor da Caixa. Veja como fazer a limpeza:

  • Acessar as configurações do app;
  • Selecionar “Aplicativos” ou “Gerenciar aplicativos”;
  • Encontrar e tocar no Caixa TEM;
  • Selecionar “Armazenamento”;
  • Tocar em “Limpar cache” e em seguida em “Limpar dados”.

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