Não é possível recuperar a senha do Cartão Cidadão online, atendimento é presencial

Com a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) emergencial em meio à pandemia do coronavírus, mais de 60 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com os saques de até um salário mínimo. Contudo, muitas pessoas não utilizam o Cartão Cidadão há anos e esqueceram a senha do mesmo.

O Cartão Cidadão é o meio de acesso à conta do FGTS nas agências e postos de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF). Este banco público é o responsável pela liberação dos recursos do fundo à população.

Por sua vez, o fundo é uma conta individual de cada trabalhador com carteira de trabalho assinada e regulamentada pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Nessa conta, todos os meses os patrões depositam a alíquota de 8% sobre o total do salário do funcionário para que este faça um resgate futuro. Seja no momento da demissão, seja em momentos de crises, como a pandemia do coronavírus.

Veja também – Calendário de saques do FGTS emergencial de até R$ 1.045

Como saber a senha do Cartão Cidadão?

A senha do Cartão Cidadão é criada no primeiro saque feito do fundo. Ou seja, após a primeira demissão, o funcionário demitido sem justa causa ganha o direito do sacar.

Normalmente este processo é presencial, e a pessoa pode ou não receber um cartão físico, mas este processo não é usual para quem não recebe benefícios do governo.

Isto significa que as pessoas que nunca fizeram um saque da contado FGTS não possuem esta senha.

O que fazer quando se esquecer a senha do Cartão Cidadão?

Nos casos de esquecimento da senha, mas com o intuito de fazer o saque em espécie do valor, basta comparecer a alguma das opções abaixo:

  • terminais de autoatendimento da Caixa;
  • Unidades Lotéricas;
  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Agências ou Pontos de Atendimento da Caixa;

Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

No caso da lotérica, é necessário fazer um agendamento prévio pelo número 0800 726 0207. Em quaisquer destas alternativas é necessário portar alguns documentos:

  • Registro Geral (RG);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Cartão Cidadão ou o número;

Caso você não possua o cartão físico ou tenha se esquecido o número dele, poderá levar o Número de Integração Social (NIS). Presencialmente, uma nova senha poderá ser feita.

Como fazer a senha do Cartão Cidadão pela primeira vez?

O procedimento acima também é válido para quem vai fazer a primeira retirada do FGTS.

Veja também – Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS de R$ 1.045?

Como conseguir uma nova senha do Cartão Cidadão pela internet?

Até a publicação deste post (02/06/2020) a Caixa não tinha procedimentos online para gerar ou recuperar a senha do Cartão Cidadão. É importante que o trabalhador fique alerta com os estelionatários, pois diversos golpes na internet estão disponíveis ofertando este “serviço”. Mas, por trás deste “serviço”, estão golpistas tentando aplicar fraudes bancárias.

Por que meu Cartão Cidadão foi bloqueado?

Quando o usuário erra a senha várias vezes, a Caixa bloqueia automaticamente o Cartão Cidadão. Esta é uma medida de segurança contra fraudes.

Como desbloquear o Cartão Cidadão?

O serviço está disponível por telefone, no número 0800 726 0207. Após ligar para o número, uma série de opções serão ditas pela automação da Caixa. Basta selecionar “Desbloqueio do cartão do cidadão”.

Preciso comparecer à Caixa para sacar o FGTS emergencial?

No caso de saque em espécie, sim. Mas se o cidadão preferir fazer a transferência para outra conta bancária, a opção ficará disponível no aplicativo do FGTS. Até a data deste post, não haviam informações sobre a data que a funcionalidade estará ativa no app.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a senha do Cartão Cidadão? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.