Trâmite para recuperação da senha do FGTS online é somente pelo aplicativo

Com o início da liberação dos recursos de contas ativas e inativas no próximo dia 29 de junho, a Caixa Econômica Federal (CEF) deve concentrar suas operações no aplicativo do fundo em modelo similar ao feito com o auxílio emergencial, cujo acesso ao dinheiro era feito somente no app Caixa TEM, sem a possibilidade de acessar o site.

Assim, quem precisa recuperar a senha do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deverá baixar o aplicativo. Veja os links de download:

Veja também – Esqueci a senha do Cartão Cidadão. Como recuperar?

Como recuperar a senha do FGTS?

Após acessar o app, o usuário deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). E então haverão duas escolhas:

  • digitar a senha, caso se recorde;
  • ou clicar em “recuperar a senha”;
  • caso não se recorde, um link para troca de senha será enviado para o e-mail cadastrado;
  • a nova senha deverá ter 6 caracteres, sendo todos numéricos;

Se a pessoa nunca tiver acessado sua conta do FGTS, antes de informar o CPF para fazer o login, haverá a opção “Cadastre-se”.

Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Como alterar o e-mail cadastrado no FGTS?

A alteração do e-mail cadastrado é um processo mais demorado. Isto se a mudança for em decorrência do esquecimento do e-mail utilizado Pois a pessoa terá de confirmar dados pessoais para comprovar que não se trata de uma fraude. O telefone para atendimento nestes casos é 0800-726-0104.

Entretanto, se a alteração for uma mera atualização dos dados, é possível fazê-lo neste site:

  • Faça o login com o CPF/NIS/e-mail atual e a senha (é a mesma do aplicativo);
  • Clique em “Atualização cadastral”;
  • Clique em “Atualização de e-mail”;

No mesmo site é possível atualizar o endereço de residência:

  • Clique em “FGTS”;
  • E então selecione “Atualização de endereço”;

Por que o meu FGTS está bloqueado?

A Caixa pode bloquear contas do FGTS quando o cidadão tem pendências com a sociedade, ou existem indícios de fraude bancária. Veja abaixo as principais causas do bloqueio da conta do FGTS:

  • atraso de pensão alimentícia;
  • utilização do FGTS como garantia em empréstimos e financiamentos ou inadimplência de pagamentos de parcelas;
  • incoerência de dados informados;

Veja também – A empresa pode deixar de pagar o FGTS na pandemia do coronavírus?

Como desbloquear a conta do FGTS?

O desbloqueio da conta do FGTS depende do caso. A recomendação é que o cidadão entre em contato com o atendimento telefônico da Caixa por meio do número 0800-726-0104. Desta forma, a pessoa saberá qual o motivo do bloqueio e qual o procedimento para desbloquear.

Pode ser necessário o comparecimento à uma agência da Caixa para comprovar a documentação e atualizar os dados, como pode ser necessário que a pessoa deixe de estar inadimplente com alguma instituição bancária para acessar a conta do fundo.

Como saber se o FGTS está bloqueado?

A pessoa com o FGTS bloqueado não consegue fazer o login no aplicativo do fundo. Uma mensagem de erro aparece para o usuário, e nem mesmo a consulta fica liberada para este perfil. Para saber quanto dinheiro existe na conta, o cidadão deverá recorrer à uma agência física da Caixa.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a senha do FGTS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.