;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

FGTS 2023: quais tipos de saques disponíveis?

FGTS 2023: quais tipos de saques disponíveis?

Compartilhe esse post:

Veja mais detalhes sobre o FGTS 2023 e quais os saques disponíveis

O ano de 2023 se aproxima e os trabalhadores começam a ter dúvidas sobre os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Vale ressaltar que o FGTS tem atualmente mais de 10 formas de saque.

A grande questão é que a maioria desses saques são extraordinários. Hoje, apenas o saque-aniversário tem um calendário regular. Até o momento, o que se sabe é essa modalidade continua ativa em 2023.

Pensando nessa questão, vamos falar um pouco sobre os tipos de saques disponíveis e quais deles podem prosseguir no próximo ano. Acompanhe:

Tem limite de idade para fazer empréstimo?

Saque-aniversário

O saque-aniversário é realizado todos os meses e deve seguir assim em 2023. No primeiro mês do ano, nascidos em novembro, dezembro e janeiro devem sacar os valores disponíveis. Isso acontece porque o benefício fica disponível por dois meses, contados a partir da data em que o valor é liberado.

Saque-extraordinário

No último dia 15 de dezembro terminou o prazo do saque-extraordinário de 2022. Essa modalidade passou a existir no início da pandemia como uma medida emergencial.

Ainda não existem mais informações se os pagamentos continuarão acontecendo em 2023, mas é preciso aguardar até o início do próximo governo.

Saque calamidade

O saque calamidade é liberado quando existe algum evento natural que prejudique cidadãos brasileiros. Assim, o governo libera uma parte do benefício para que o trabalhador possa ficar amparado. Essa modalidade continua disponível, mas só é liberada nesse tipo de situação.

Conta conjunta: como funciona e como abrir

Modalidades tradicionais do FGTS 2023

O FGTS 2023 manterá as modalidades de saque tradicionais e já conhecidas pelos trabalhadores. Estamos falando dos saques realizados baseados nas regras da CLT. Veja quais são:

  1. Demissão sem justa causa, pelo empregador;
  2. Encerramento de contrato por prazo determinado;
  3. Rescisão contratual por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
  4. Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  5. Aposentadoria do trabalhador;
  6. Conhecido como saque calamidade, que se enquadra em: necessidade urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador. Isso acontece desde que o município ou estado decreta calamidade pública;
  7. Suspensão do Trabalho Avulso;
  8. Morte do trabalhador;
  9. Se o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
  10. Se o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
  11. Caso o trabalhador ou seu dependente esteja com câncer;
  12. Se o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
  13. Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento contado a partir de 14/07/1990;
  14. Compra da casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de um financiamento de imóvel.

Tudo que você precisa saber para abrir uma microempresa

Qual o calendário do saque-aniversário do FGTS 2023?

Como citado anteriormente, o FGTS 2023 tem o saque-aniversário garantido, pelo menos até o momento. Dessa forma, o calendário segue as mesmas regras dos anos anteriores. Confira o cronograma completo:

  • Nascidos em janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023;
  • Nascidos em fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023;
  • Nascidos em março: de 01 de março a 31 de maio de 2023;
  • Nascidos em abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023;
  • Nascidos em maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023;
  • Nascidos em junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023;
  • Nascidos em julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023;
  • Nascidos em agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023;
  • Nascidos em setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023;
  • Nascidos em outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
  • Nascidos em novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
  • Nascidos em dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Você tem mais alguma dúvida sobre o FGTS 2023? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Herdar dívidas: é verdade que os filhos herdam as dívidas dos pais?

Entenda como funciona a quitação de dívidas em caso de falecimento dos pais e qual é o papel dos herdeiros nesse momento.

Ler artigo completo

0 respostas para “FGTS 2023: quais tipos de saques disponíveis?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo