Prévia do PIB, IBC-Br cai 0,16% de junho para julho de 2019, calcula BC
Contudo, no trimestre encerrado em julho, a prévia do PIB avançou 0,91%
O Índice de Atividade Econômica do Brasil (IBC-Br), conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 0,16% em julho na comparação com junho, na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Banco Central (BC).
Em junho, o avanço havia sido de 0,34%. Assim, em julho, a prévia do PIB calculada pelo BC passou de 138,33 pontos para 138,11 pontos na série dessazonalizada.
Veja também – Setor de serviços cresce 0,8% em julho, mas ainda mostra desaceleração
Este é o menor patamar para o IBC-Br com ajuste desde maio deste ano (137,86 pontos).
Em julho deste ano, houve crescimento de 1,31% na prévia do PIB (na série sem ajustes sazonais), ante o mesmo mês do ano anterior. Então, na série
dessazonalizada, o IBC-Br encerrou com 142,95 pontos em julho, frente a 141,10 pontos de julho do ano passado.
O IBC-Br é um indicador similar ao PIB, que calcula toda a riqueza produzida monetariamente por uma região. Assim, todas as atividades de bens e serviços são levadas em conta. Ao fim do cálculo, um percentual irá representar o crescimento econômico da região, ou o contrário. No caso do IBC-Br, a região de cálculo é o Brasil.
Confira mais clicando aqui – Brasil tem crescimento econômico de 0,4% no 2T2019; entenda o que é PIB
IBC-Br tem alta no trimestre encerrado em julho
A prévia do PIB obteve alta de 0,91% no acumulado do trimestre encerrado em julho, na comparação com os três meses anteriores (de fevereiro a abril), pela série ajustada.
Na comparação com o mesmo período de 2018, o índice acumulou alta de 1,54% no trimestre até julho, pela série sem ajustes sazonais.
No acumulado do ano, o IBC-Br já tem alta de 0,78%. O porcentual diz respeito à série sem ajustes sazonais. Pela mesma série, a prévia do PIB avançou 1,07% nos 12 meses encerrados em julho.
Para conferir na íntegra a publicação do Banco Central, referente ao IBC-Br, prévia do PIB, de julho de 2019, clique aqui.
0 respostas para “Prévia do PIB, IBC-Br cai 0,16% de junho para julho de 2019, calcula BC”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios