;
FinanzeroBlogMercado

Setor de serviços cresce 0,8% em julho, mas ainda mostra desaceleração

Setor de serviços cresce 0,8% em julho, mas ainda mostra desaceleração

Compartilhe esse post:

Crescimento dos serviços ainda encontra-se longe do patamar de 2014

Mesmo com crescimento de 0,8% entre junho e julho de 2019, o maior desde dezembro de 2018, o setor de serviços ainda está 11,8% abaixo do recorde alcançado em maio de 2014. Além disso, também está 1,2% menor que em dezembro do ano passado. Os dados foram publicados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, firmou que a baixa em relação a dezembro pode ser explicada pelo segmento de transportes. Tais atividades estão 2,8% menor que no fim do ano passado.

Embora outros segmentos estejam no campo positivo, transportes puxou a perda segundo Lobo. Confira abaixo o desempenho das demais atividades na comparação com dezembro do ano passado:

  • prestadas às famílias: alta de 1,4%
  • de informação e comunicação: alta de 1%
  • profissionais, administrativos e complementares: alta de 1,1%
  • outros: alta de 6%

“O transporte de carga, em especial o terrestre, tem uma grande aderência ao setor industrial”, que mostra taxas negativas nos últimos três meses. “Esse resultado é influenciado pela magnitude da queda, além do peso do setor de transportes, que representa 31,25% nos serviços”, esclarece o pesquisador.

Confira mais clicando aqui – Vendas do varejo sobem 1% em julho ante junho, conforme IBGE

Alta é predominante no setor de serviços

Na comparação com junho, o crescimento de 0,8% foi puxado pelas atividades:

  • de informação e comunicação: alta de 1,8%
  • outros: alta de 4,6%
  • transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: alta de 0,7%

No cálculo do índice acumulado em 12 meses, considerado um indicador de tendência, cresceu 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado, mostrando ganho de ritmo. Mas, para Rodrigo, isso ainda não mostra trajetória clara de recuperação do setor.

O crescimento de 1,1% em maio de 2019 se deve a uma base de comparação baixa nos 12 meses. Visto que a queda de 1,6% em maio de 2018, decorrente da greve dos caminhoneiros, deixa de fazer parte do período analisado.

“O dado de maio de 2019 é atípico, pois a série histórica fica marcada pela greve dos caminhoneiros. Por isso, não há uma trajetória clara. O segundo semestre é um desafio importante para o setor”, diz Rodrigo.

Veja também – Produção industrial cai 0,3% em julho; este é o 3º mês seguido de recuo

Como os serviços caíram 0,9% no primeiro semestre de 2018, o crescimento de 0,8% no mesmo período de 2019 se deu em função de uma baixa base de comparação. Já o segundo semestre do ano passado teve crescimento de 0,8%. “Vai ser mais difícil manter esse ritmo de crescimento”, conclui.

Os serviços também cresceram na comparação com julho de 2018 (1,8%), com alta em quatro das cinco atividades e em 54,8% dos 166 serviços investigados. O ramo de serviços de informação e comunicação (3,8%) exerceu a contribuição positiva mais relevante. Os demais avanços vieram de outros serviços (10,2%), serviços prestados às famílias (2,6%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,9%).

Para conferir os dados publicados pelo IBGE, referentes ao setor de serviços em julho de 2019, clique aqui.

Próximo artigo

Vendas do varejo sobem 1% em julho ante junho, conforme IBGE

Vendas do varejo tiveram a terceira alta consecutiva em julho; crescimento foi de 1%, na comparação com junho. Leia mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Setor de serviços cresce 0,8% em julho, mas ainda mostra desaceleração”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo