FinanzeroBlogImpostos

Imposto do pecado: entenda o tributo nos planos de Guedes

Imposto do pecado: entenda o tributo nos planos de Guedes

Compartilhe esse post:

Participando de evento em Davos, Paulo Guedes acabou assustando brasileiros com possibilidade de criação do “imposto do pecado”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu uma nova tributação aos brasileiros durante sua participação no Fórum Econômico Mundial na última quinta-feira (23).

Intitulado pelo próprio ministro como “imposto do pecado” (do inglês “tax sin”), o mesmo seria aplicado aos produtos prejudiciais à saúde dos brasileiros.

Contudo, o apelido do imposto não teria relação com quaisquer religiões e ou costumes. “Não é nada de costumes, Deus me livre”, afirmou o ministro em sua apresentação no fórum que ocorre em Davos.

Confira mais clicando aqui – Cheque especial: o que é, como funciona e as novas regras

O que é o imposto do pecado?

O imposto do pecado seria adicional aos impostos já cobrados nos produtos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na breve lista citada por Guedes, os produtos mencionados foram:

  • bebidas alcoólicas
  • cigarros
  • chocolates
  • sorvetes
  • refrigerantes

O critério de seleção, segundo Guedes na última sexta-feira (24), seria a probabilidade do produto em questão provocar ou agravar doenças graves, como o diabetes. Na mesma data, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), se manifestou contra a criação do imposto do pecado.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

O que é externalidade negativa?

Dentre os economistas, “externalidade negativa” é o resultado de consequências do uso frequente de determinado produto na sociedade. Por exemplo: no caso do consumo exacerbado de açúcar, a consequência é a superlotação de hospitais no tratamento do diabetes.

No caso do consumo de cigarros, a externalidade negativa é a disseminação do câncer pulmonar (principalmente), que demanda do estado estrutura para tratar os cidadãos enfermos.

Há ainda outros produtos que causam externalidade negativa e que podem estar na mira de Guedes com o plano do imposto do pecado. Como os combustíveis e automóveis, que aumentam a poluição atmosférica, bem como entopem as metrópoles e megalópoles com o trânsito.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o imposto do pecado? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

IPVA 2020 RN: veja a tabela com as datas de pagamento

IPVA 2020 do Rio Grande do Norte: confira as datas para parcelamento ou pagamento da cota única, e saiba também como consultar e como pagar

Ler artigo completo

0 respostas para “Imposto do pecado: entenda o tributo nos planos de Guedes”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo