FinanzeroBlogImpostos

Imposto Territorial Rural: prazo para entregar declaração acaba em setembro

Imposto Territorial Rural: prazo para entregar declaração acaba em setembro

Compartilhe esse post:

Produtores têm até dia 30 para entregar declaração do Imposto Territorial Rural

Agricultores brasileiros têm até o dia 30 de setembro para entregar a Declaração de Imposto Territorial Rural. A apresentação do documento é obrigatória tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas – exceto as imunes ou isentas – que sejam:

  • proprietárias;
  • titulares do domínio útil;
  • possuidoras de qualquer título do imóvel rural.

Além disso, também são obrigados a cumprir com a documentação aqueles que entre o primeiro dia do ano, 1º de janeiro de 2020, e a data efetiva da apresentação da declaração, perderam a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel ao patrimônio do expropriante.

Segundo o Ministério da Economia, mais de 4,5 milhões de declarações já foram entregues. A expectativa é que até o fim do prazo sejam entregues 5,9 milhões de documentos.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

O que é o Imposto Territorial Rural?

Também conhecido como ITR, é um tributo federal cobrado anualmente das propriedades localizadas na zona rural do país. Ele é pago por proprietários de terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.

Além disso, o valor pode variar e segue o tamanho da propriedade e o grau de utilização dela. Isso significa que quanto maior o tamanho da terra, maior o imposto cobrado. No entanto, quanto mais utilizada, quanto a atividade de agricultura ou pecuária, menor o imposto pago.

Quem não precisa pagar?

O imposto não precisa ser pago por:

  • proprietários de pequena gleba rural (inferior a 30 hectares), desde que não tenha outro imóvel rural ou urbano,
  • terreno rural de instituições sem fins lucrativos de educação e assistência social.

No entanto, mesmo que esteja sujeito a isenção do pagamento, todo terreno rural deve ser declarado anual à Receita Federal.

Veja também – Caixa Tem pode liberar empréstimo?

Pagamento do Imposto Territorial Rural

O valor do Imposto Territorial Rural pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas. No entanto, nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50.

Além disso, o Imposto que tiver valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única.

A quota única ou a primeira quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da Declaração do Imposto Territorial Rural, isto é, até dia 30.

Veja mais em – ISS: Bolsonaro sanciona lei que muda cobrança de imposto

Como fazer a declaração do Imposto Territorial Rural?

A declaração do Imposto deve ser feita por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível para download no site da Receita Federal. Esse documento pode ser entregue online ou em um pendrive em uma das unidades da Receita Federal.

Além disso, caso o contribuinte verifique erros na declaração é possível emitir uma declaração retificadora.

Quais documentos devo entregar?

  • Diac – Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – contém informações cadastrais;
  • Diat – Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural;
  • Ato Declaratório Ambiental,
  • Número de inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O que é o Ato Declaratório Ambiental?

O Ato Declaratório Ambiental, ou ADA, é uma ferramenta legal que tem como objetivo o cadastro das áreas rurais junto ao IBAMA. Esse documento possibilita uma redução do Imposto Territorial Rural, podendo reduzir até 100%, caso for uma área protegida.

O que acontece se eu não entregar a declaração do ITR?

Quem não apresentar a declaração até o fim do prazo, 30 de setembro, estará sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calcula sobre o total do imposto devido.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o ITR? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sem privatização, Banco do Brasil deve abrir concurso

Jair Bolsonaro descarta privatizar Banco do Brasil e concurso com 120 vagas deve se manter. Edital ainda não foi divulgado

Ler artigo completo

0 respostas para “Imposto Territorial Rural: prazo para entregar declaração acaba em setembro”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo