Inadimplência e adimplência são termos opostos na descrição de perfis de pagamento; saiba mais

Inadimplência e adimplência. Dois termos usados, muito comumente, para se referir ao perfil de pagamento das pessoas.

Os termos inadimplente e adimplente têm a mesma raiz: adimplemento, que significa pagamento.

Quem cumpre um adimplemento extingue uma dívida, cumprindo o combinado com o credor, por exemplo, ao pagar um contrato de empréstimo.

Então vamos às diferenças entre inadimplência e adimplência.

Faça a cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!

Estou inadimplente. O que isso quer dizer?

Inadimplência é manter uma dívida em aberto, em desacordo com o contrato que a define.

Por exemplo, se você se comprometeu a pagar um empréstimo pessoal em 30 dias, mas não cumpriu o combinado, você está inadimplente.

Em muitos casos, isso leva à negativação do nome, que é como chamamos quando o cliente tem seu nome incluído no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC, SCPC e CCF em função de uma dívida.

Todo negativado é inadimplente, mas nem todo inadimplente é negativo, já que pode haver demora na inclusão do nome em um destes órgãos.

Por causa desse perfil inadimplente, em geral, as taxas de juros são mais altas para pessoas negativadas. Isso porque as instituições financeiras entendem que há maior risco neste tipo de empréstimo.

Veja também: Arroz: Por que está caro e o que é inflação?

E o que é adimplência?

Como a gente já disse, inadimplência e adimplência são termos opostos. Logo, adimplente é o contrário de inadimplente: é quando você paga as dívidas dentro do prazo, fazendo valer o combinado com o credor.

Na prática, se você pegar um empréstimo pessoa e pagá-lo dentro do prazo, você estará adimplente.

Ou seja, mesmo quem precisa de empréstimo pode ser adimplente. A mudança neste status só acontece quando há atraso em pagamentos.

Em geral, quem tem um perfil de adimplência tem taxas de juros menores na contratação de um empréstimo, justamente por ter a característica de cumprir os pagamentos acordados.

Leia mais: Exportação do milho cresce. O preço subirá como o do arroz?

Como eu deixo a inadimplência?

Ao fazer acordos de pagamentos em dívidas pendentes e cumpri-los, as instituições para as quais você devia retirarão o aviso de inadimplência do seu nome.

O prazo varia de órgão para órgão, mas, após o pagamento desta dívida, em no máximo 30 dias seu nome já terá sido positivado.

E você, tem mais dúvidas sobre inadimplência e adimplência? Comente que a gente bate um papo sobre isso 😛

Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.