;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Inadimplência e adimplência: o que são e qual a diferença?

Inadimplência e adimplência: o que são e qual a diferença?

Compartilhe esse post:

Inadimplência e adimplência são termos opostos na descrição de perfis de pagamento; saiba mais

Inadimplência e adimplência. Dois termos usados, muito comumente, para se referir ao perfil de pagamento das pessoas.

Os termos inadimplente e adimplente têm a mesma raiz: adimplemento, que significa pagamento.

Quem cumpre um adimplemento extingue uma dívida, cumprindo o combinado com o credor, por exemplo, ao pagar um contrato de empréstimo.

Então vamos às diferenças entre inadimplência e adimplência.

Estou inadimplente. O que isso quer dizer?

Inadimplência é manter uma dívida em aberto, em desacordo com o contrato que a define.

Por exemplo, se você se comprometeu a pagar um empréstimo pessoal em 30 dias, mas não cumpriu o combinado, você está inadimplente.

Em muitos casos, isso leva à negativação do nome, que é como chamamos quando o cliente tem seu nome incluído no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC, SCPC e CCF em função de uma dívida.

Todo negativado é inadimplente, mas nem todo inadimplente é negativo, já que pode haver demora na inclusão do nome em um destes órgãos.

Por causa desse perfil inadimplente, em geral, as taxas de juros são mais altas para pessoas negativadas. Isso porque as instituições financeiras entendem que há maior risco neste tipo de empréstimo.

Veja também: Arroz: Por que está caro e o que é inflação?

E o que é adimplência?

Como a gente já disse, inadimplência e adimplência são termos opostos. Logo, adimplente é o contrário de inadimplente: é quando você paga as dívidas dentro do prazo, fazendo valer o combinado com o credor.

Na prática, se você pegar um empréstimo pessoa e pagá-lo dentro do prazo, você estará adimplente.

Ou seja, mesmo quem precisa de empréstimo pode ser adimplente. A mudança neste status só acontece quando há atraso em pagamentos.

Em geral, quem tem um perfil de adimplência tem taxas de juros menores na contratação de um empréstimo, justamente por ter a característica de cumprir os pagamentos acordados.

Leia mais: Exportação do milho cresce. O preço subirá como o do arroz?

Como eu deixo a inadimplência?

Ao fazer acordos de pagamentos em dívidas pendentes e cumpri-los, as instituições para as quais você devia retirarão o aviso de inadimplência do seu nome.

O prazo varia de órgão para órgão, mas, após o pagamento desta dívida, em no máximo 30 dias seu nome já terá sido positivado.

E você, tem mais dúvidas sobre inadimplência e adimplência? Comente que a gente bate um papo sobre isso 😛

Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quando o INSS volta a funcionar?

Pretende reabrir as agências de forma gradual após seis meses realizando atendimento apenas de forma remota. Saiba mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Inadimplência e adimplência: o que são e qual a diferença?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo