;
FinanzeroBlogMercado

Inflação acelera para 0,64% em setembro

Inflação acelera para 0,64% em setembro

Compartilhe esse post:

Alta da inflação no mês foi puxada pelo aumento de alimentos, bebidas e transporte

Nesta sexta-feira (9), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil avançou 0,64% em setembro.

Puxada novamente pelo alta no preço dos alimentos, a inflação ficou bem acima da taxa de 0,24% registrada em agosto. Além disso, a porcentagem é a maior alta da inflação em um mês de setembro desde 2003 e a maior taxa do ano de 2020.

Já no acumulado de 2020, o IPCA chegou a registrar alta de 1,34%. Com esse resultado, a inflação está abaixo da meta do governo para o ano, que era de 4%.

Meta do governo para inflação

A expectativa de inflação para este ano segue abaixo da meta central do governo, de 4% e também do piso do sistema de meta, que é de 2,5%.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). E para alcançar o Banco Central acaba elevando ou reduzindo a taxa básica de juros da economia, a Selic, que atualmente está em 2%.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Inflação sobe por alimentação e bebidas

O grupo de produtos e serviços com maior impacto no índice da inflação foi o de alimentação e bebidas, subindo para 2,28% em setembro, puxado principalmente por alimentos para consumo no domicílio (2,89%). Isso porque alguns produtos tiveram aumento nos preços de forma relevante:

  • Óleo de soja – com 27,59%;
  • Arroz – com 17,98%;
  • Tomate – com 11,72%;
  • Leite Longa Vida – com 6,01%,
  • Carnes – com 4,53%.

No entanto, alguns grupos tiveram quedas nos preços, como:

  • Cebola, com -11,80%;
  • Batata-inglesa, com -6,30%;
  • Alho, com -4,54%,
  • Fruta, com -1,59%.

Além disso, segundo o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, a alta nos preços de alimentos está relaciona ao dólar alto e à uma maior demandar interna:

“Pelo lado da demanda, tem um impacto do auxílio emergencial, que tem garantido a manutenção do consumo, sobretudo das famílias mais pobres. Pelo lado da oferta, tem também o impacto do câmbio, com aumento significativo das exportações como o arroz e a soja”, ressaltou.

Veja também – O que é o Programa de Retomada Fiscal?

Transportes

Já os preços dos transportes avançaram pelo quarto mês seguido, representando 0,09 ponto percentual na taxa oficial de inflação do mês.

“Nos transportes, os combustíveis continuam em alta, principalmente, a gasolina (1,95%), cujos preços aumentaram em todas as áreas pesquisadas, exceto Salvador. A gasolina é o subitem de maior peso no IPCA. As passagens aéreas (6,39%) também aumentaram após quatro meses em queda.”

Serviços ainda acumulam deflação

Os custos de serviços avançaram 0,17% em setembro, após deflação de 0,47% em agosto. Por isso, a recuperação está acontecendo de forma mais lenta do setor, que foi mais impactado pela pandemia de coronavírus.

Entre as quedas do mês, os principais são:

  • Custos com costureira, com -0,59%;
  • Cabeleireiro com -0,37%;
  • Cursos diversos, com -0,77%,
  • Hospedagem, com -0,47%
Glossário: o que é deflação?
Deflação é o processo da inverso da inflação. Isto é, quando ocorre uma queda de preços constante dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a inflação? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é o Programa de Retomada Fiscal?

O Programa de Retoma Fiscal oferece aos donos de micro e pequenas empresas a possibilidade […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Inflação acelera para 0,64% em setembro”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo