FinanzeroBlogNegócios

O que é o Programa de Retomada Fiscal?

O que é o Programa de Retomada Fiscal?

Compartilhe esse post:

O Programa de Retoma Fiscal oferece aos donos de micro e pequenas empresas a possibilidade de renegociar as dívidas com a União

No dia 1º de outubro, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou a Portaria PGFN nº 21.562, de 30 de setembro de 2020. Essa portaria instituiu o Programa de Retomada Fiscal.

A PGFN criou o programa como uma forma de ajudar os brasileiros a superarem a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, Por isso, a iniciativa prevê ações para auxiliar os devedores na regularização de débitos na Dívida Ativa da União (DAU).

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Quais serão as ações do Programa de Retomada Fiscal?

A principio, as ações do Programa de Retomada Fiscal estão relacionadas à flexibilização das ações de cobrança. Sendo:

  • concessão de regularidade fiscal, com expedição de certidão negativa de débitos (CND) ou positiva com efeito de negativa (CP-EN);
  • suspensão do registro no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), que é relativo aos débitos junto à PGFN;
  • suspensão da apresentação a protesto de Certidões de Dívida Ativa;
  • autorização para interromper protesto de Certidão de Dívida Ativa já efetivado;
  • suspensão das execuções fiscais e dos pedidos de bloqueio judicial das contas bancárias;
  • suspensão dos demais atos de cobrança administrativa ou judicial.

Além disso, o Programa de Retomada Fiscal, também disponibiliza diferentes tipos de acordos de transação, com o objetivo de ajudar os devedores a renegociar suas dívidas junto à PGFN.

Por isso, é possível conseguir com o Programa os seguintes descontos:

  • descontos de até 100% juros,
  • 100% de desconto em multas e encargos.

No entanto, esses descontos são limitados a 50% ou 70% do total do valor negociado – com parcelamentos em até 145 meses. Além disso, a princípio, o valor do desconto será definido a partir da capacidade de pagamento.

Veja também – Governo decide prorrogar redução de jornada e suspensão de contrato até dezembro

Multirão de Renegociação Tributária

O Sebrae, em parceria com o Ministério da Economia, lançou nesta quinta-feira (9) o programa “Multirão de Renegociação Tributária”.

A iniciativa faz parte do Programa de Retomada Fiscal e vai possibilitar que donos de pequenos negócios regularizem seus débitos com a Procuradoria Geral.

A fim de explicar melhor o programa para os empreendedores, o Sebrae realizou uma live no Youtube com o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano e com o subsecretário de Arrecadação da Receita Federal, Frederico Faber.

Além disso, é importante ressaltar que de acordo com Soriano, o Programa de Retomada Fiscal não é um novo REFIS, mas sim uma nova possibilidade de negociação:

“Vamos tratar de cada contribuinte de acordo com a necessidade dele, dando oportunidade para aqueles que precisam de um tratamento especial porque o objetivo do governo não pode ser de sufocar o setor privado”.

Glossário: o que é REFINS?
REFINS é também conhecido como Programa de Recuperação Fiscal. O objetivo do programa do governo é regularizar dívidas tributárias. Além disso, a fim de ajudar os contribuintes, o governo oferecia descontos sobre os juros e multas. Além de oferecer que os brasileiros parcelassem as dívida.

Veja também – IOF: O que é e como funciona?

Até quando o programa vai funcionar?

A adesão do Programa de Retomada Fiscal deve ser feita no Portal Regularize e no Portal da Receita Federal, até o dia 29 de dezembro.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o programa de retomada fiscal? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Caixa Tem vai liberar chave PIX? Entenda.

Caixa Econômica cadastra cerca de 1 milhão de chaves nos dois primeiros dias Nesta segunda-feira […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é o Programa de Retomada Fiscal?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoKeycash – Financiamento e Crédito ImobiliárioSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de Empréstimo
Solicite seu empréstimo