FinanzeroBlogImpostos

IOF: o que é e como funciona?

IOF: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeira e impacta a economia diretamente

Nos últimos dias a imprensa tem falado bastante sobre o IOF. Mas você sabe o que significa a sigla? Nada mais é do que o Imposto sobre Operações Financeiras.

O IOF é um imposto federal pago tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas (empresas) que efetuam operações de crédito. Sejam elas:

  • empréstimos e financiamentos;
  • compra ou venda de moedas estrangeiras;
  • uso do cartão de crédito fora do país;
  • cheque especial;
  • seguros;
  • valores imobiliários – como bolsa de valores ou fundo imobiliário.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Para que serve o IOF?

O IOF tem duas principais funções para o governo: fonte de arrecadação e para controle da economia do Brasil.

Nas movimentações financeiras, um valor é cobrado e recolhido, esse número se torna um dado de conhecimento da oferta e demanda de crédito em um determinado país, nesse caso, o Brasil. Por isso, é possível desenvolver índices (indicadores) que funcionam como uma forma de medir como está a economia.

Isso significa que: quanto mais IOF for arrecado, mais operações financeiras aconteceram naquele tempo de análise. E o contrário também: quanto menos IOF for arrecado, menos operações ocorreram.

No entanto, é importante ficar de olho: grandes arrecadações do IOF não significam crescimento na economia. Isso porque, o imposto é cobrado sobre movimentações financeiras, incluindo os empréstimos.

Qual o valor do IOF?

Essa resposta depende de qual tipo de operação financeira você está lindando. Confira abaixo o valor da alíquota de cada operação:

  • Cheque especial ou rotativo do cartão de crédito
  • Compras no exterior com o cartão – 6,38%;
  • Compra ou venda de moeda estrangeira – 1,1%;
  • Empréstimos ou financiamentos – 0,38% + 0,0082% ao dia, limitado a 3%;
  • Investimentos – Zero a 96% sobre os rendimentos;
  • Seguro de bens – 7,38%,
  • Seguro de vida – 0,38%.

Saiba mais – ISS: Bolsonaro sanciona lei que muda cobrança de imposto

Suspensão do Imposto sobre Operações Financeiras

No início de abril, o governo federal havia concedido a redução a zero do Imposto sobre Operações Financeiras. A medida foi implantada para aliviar o crédito a pessoas físicas e empresas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Inicialmente a redução duraria até o início de julho. No entanto, o governo decidiu prorrogar o imposto zerado até 2 de outubro. Com a prorrogação, o governo deixou de arrecadar cerca de R$ 7 bilhões entre os meses de julho e outubro.

Veja também – Como faço para aumentar o limite do cartão de crédito?

Nova prorrogação?

O prazo da nova prorrogação termina hoje. Por isso, o governo federal está estudando manter o imposto zerado até o final do ano, isto é, até dia 31 de dezembro.

Durante coletiva de apresentação dos resultados da arrecadação do mês de agosto, Claudemir Malaquias – chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal -, confirmou que a manutenção da alíquota até o final do ano está sendo discutida.

“O IOF é um tributo regulatório que pode ser flexibilizado pelo executivo, conforme necessidade do momento econômico. Está em discussão a manutenção da alíquota zero do IOF para as operações de crédito até o final do ano e essa avaliação é feita no âmbito do poder executivo”, afirmou Malaquias.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o IOF? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Desemprego no Brasil bate recorde. E agora?

No Brasil, houve um aumento para 13,8% em julho, maior taxa desde 2012, e atinge 13,1 milhões. Saiba como isso afeta a economia!

Ler artigo completo

4 respostas para “IOF: o que é e como funciona?”:

  1. Mateus dos santos disse:

    Eu pedi um emprestimo de 8000 mil reais e estão me pedindo taxa de 10% isso e preciso pra liberação do empréstimo

    • FinanZero disse:

      Olá, Mateus! Tudo bem? Nunca pague valores antecipados ok? Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito.

  2. Alysson Luiz Feitosa de Araújo disse:

    Pedi um empréstimo pessoal de 20.000,00 reais
    E estão me pedindo pra pagar esse imposto pra pode liberar o valor pedido
    Tenho que pagar mesmo ou estou isento do IOF?

    • Cristiane Aparecida de Lima Andrade disse:

      Pedi um empréstimo pessoal de 10.000,00 reais
      E estão me pedindo pra pagar esse imposto pra pode liberar o valor pedido
      Tenho que pagar mesmo ou estou isento do IOF?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo