Índice de conteúdo
IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeira e impacta a economia diretamente
Nos últimos dias a imprensa tem falado bastante sobre o IOF. Mas você sabe o que significa a sigla? Nada mais é do que o Imposto sobre Operações Financeiras.
O IOF é um imposto federal pago tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas (empresas) que efetuam operações de crédito. Sejam elas:
O IOF tem duas principais funções para o governo: fonte de arrecadação e para controle da economia do Brasil.
Nas movimentações financeiras, um valor é cobrado e recolhido, esse número se torna um dado de conhecimento da oferta e demanda de crédito em um determinado país, nesse caso, o Brasil. Por isso, é possível desenvolver índices (indicadores) que funcionam como uma forma de medir como está a economia.
Isso significa que: quanto mais IOF for arrecado, mais operações financeiras aconteceram naquele tempo de análise. E o contrário também: quanto menos IOF for arrecado, menos operações ocorreram.
No entanto, é importante ficar de olho: grandes arrecadações do IOF não significam crescimento na economia. Isso porque, o imposto é cobrado sobre movimentações financeiras, incluindo os empréstimos.
Essa resposta depende de qual tipo de operação financeira você está lindando. Confira abaixo o valor da alíquota de cada operação:
Saiba mais – ISS: Bolsonaro sanciona lei que muda cobrança de imposto
No início de abril, o governo federal havia concedido a redução a zero do Imposto sobre Operações Financeiras. A medida foi implantada para aliviar o crédito a pessoas físicas e empresas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.
Inicialmente a redução duraria até o início de julho. No entanto, o governo decidiu prorrogar o imposto zerado até 2 de outubro. Com a prorrogação, o governo deixou de arrecadar cerca de R$ 7 bilhões entre os meses de julho e outubro.
Veja também – Como faço para aumentar o limite do cartão de crédito?
O prazo da nova prorrogação termina hoje. Por isso, o governo federal está estudando manter o imposto zerado até o final do ano, isto é, até dia 31 de dezembro.
Durante coletiva de apresentação dos resultados da arrecadação do mês de agosto, Claudemir Malaquias – chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal -, confirmou que a manutenção da alíquota até o final do ano está sendo discutida.
“O IOF é um tributo regulatório que pode ser flexibilizado pelo executivo, conforme necessidade do momento econômico. Está em discussão a manutenção da alíquota zero do IOF para as operações de crédito até o final do ano e essa avaliação é feita no âmbito do poder executivo”, afirmou Malaquias.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o IOF? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Eu pedi um emprestimo de 8000 mil reais e estão me pedindo taxa de 10% isso e preciso pra liberação do empréstimo
Olá, Mateus! Tudo bem? Nunca pague valores antecipados ok? Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito.
Pedi um empréstimo pessoal de 20.000,00 reais
E estão me pedindo pra pagar esse imposto pra pode liberar o valor pedido
Tenho que pagar mesmo ou estou isento do IOF?
Pedi um empréstimo pessoal de 10.000,00 reais
E estão me pedindo pra pagar esse imposto pra pode liberar o valor pedido
Tenho que pagar mesmo ou estou isento do IOF?