Índice de conteúdo
Aumentar o limite do cartão de crédito pode ser vantajoso em alguns casos, mas também um risco para muitas pessoas que não conseguem controlar os gastos; confira como funciona o sistema e algumas dicas para conseguir mudar o limite do seu cartão
De acordo com o relatório Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões do Banco Central, em 2019 o volume de cartão de crédito no Brasil teve um crescimento expressivo.
Isso porque o país atingiu 123 milhões de unidades, um aumento de 18% quando comparado ao ano de 2018. Além disso, na parte de número de transações de crédito, teve aumento de 33% no cartão de crédito e 20% no de débito.
Com os dados, não há dúvidas de que o cartão tem ocupado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Mas sempre fica a dúvida: posso aumentar o limite do cartão de crédito? Se sim, como fazer isso? É sobre esse assunto que vamos conversar hoje.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Basicamente, esse limite determina o quanto o cliente pode consumir durante o mês. Por isso, é o valor máximo que a pessoa pode gastar antes de pagar a fatura.
Por exemplo: se uma pessoa tem um cartão com limite de R$ 500, ela pode fazer compras até atingir esse valor. E depois que pagar a fatura do mês, o crédito é liberado e ela pode usar o cartão normalmente até atingir o limite novamente.
No entanto, é importante lembrar que não é necessário gastar o limite do cartão de crédito inteiro. Aliás, essa prática não é recomendada.
Veja também – Carta de crédito: o que é e como funciona?
Não existe uma regra do que faz com que os bancos aumentem o limite do cartão de crédito de um cliente. No entanto, existem algumas coisas que podem influenciar isso:
O ideal é que o cliente pague a fatura sempre na data de vencimento ou antes. Isso porque, quando ocorre atrasos, a reputação com o banco diminuí.
Por isso, o recomendado é que sempre paguem a fatura do cartão em dia, além de quitar o valor total e não apenas pagar o mínimo.
Isso é bom por dois motivos:
Leia também – Como pagar conta de luz no cartão de crédito?
Em geral, temos que: quanto mais o cliente usar o cartão, maiores são as chances do banco aumentar o limite de crédito. Isso, claro, se a pessoa utilizar o serviço completo, mas mostrar que tem renda para pagar a fatura todos os meses.
Por isso, não adianta atingir o limite do cartão de crédito todo mês e não conseguir pagar a fatura: isso é malvisto pela instituição financeira.
Veja também – O que significa CVV do cartão de crédito?
Basicamente, o score é uma pontuação, de 0 a 1000, que indica se a pessoa é uma boa pagadora. Para isso, são analisados:
Além disso, quanto mais alto o número, melhor ele é e maiores são as chances de conseguir produtos financeiros, como: cartão de crédito, empréstimo, financeiro, entre outros. Por isso, temos a seguinte divisão:
Confira – Estorno no cartão de crédito: como funciona?
Quem deseja solicitar o aumento do limite, pode fazer isso em:
Para isso, o cliente precisa acessar a conta corrente, com agência e senha eletrônica. Depois disso, basta solicitar no chat do banco ou pesquisar no campo de busca e seguir o passo a passo da financeira.
Além disso, algumas financeiras oferecem que o cliente ative uma ferramenta de aumento de limite automático. Isto é, o banco pode avaliar o perfil da pessoa regulamente e aumentar o limite de forma automática sempre que tiver um valor disponível.
Confira também – Juros do cartão de crédito: quanto é e quando pago?
Sim! O banco ou instituição financeira não tem obrigação de liberar um aumento no limite do cartão de crédito.
Isso porque o aumento só acontece após uma análise de perfil da pessoa. Dentro dessa análise existem alguns fatores, como:
Por isso, caso o banco entenda que não é vantajoso liberar mais crédito, a instituição pode recusar o pedido.
Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre como aumentar limite de cartão de crédito? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios