FinanzeroBlogImpostos

IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento

IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento

Compartilhe esse post:

Os pagamentos do IPVA 2020 já começam a ser pagos no dia 13 de janeiro em Minas Gerais

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma cobrança realizada aos proprietários de veículos no mês de janeiro com intuito de gerar dinheiro para investimentos em segurança, saúde, educação e transporte. Toda a escala para a consulta foi aberta no dia 3 de dezembro e os vencimentos já começam no dia 13 de janeiro.

O não pagamento do IPVA no prazo estabelecido gera multa de 0,3% ao dia e deixa o veículo ilegal, podendo ser multado e até apreendido em uma fiscalização. Vale lembrar que a Secretaria da Fazenda de Minas Gerais não envia boletos por correspondência, e os cidadãos devem se atentar em golpes com boletos falsos.

Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 PR: confira como fazer o cálculo e as datas de pagamento

Veja quais são as principais dúvidas sobre o IPVA 2020 BH.

Qual é o valor do IPVA em Minas?

O valor do IPVA depende do modelo e ano do veículo. Para calcular, basta multiplicar o valor do veículo com a alíquota.

Em Minas Gerais, os valores são:

  • 4% para automóvel, veículo de uso misto, utilitário, caminhonete com cabine dupla, caminhonete com cabine estendida e motor-casa;
  • 3% para picape com cabine simples e furgão;
  • 2% para motocicletas e similares;
  • 1% para veículo de locadora;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhão e trator.

Como pagar o IPVA 2020 BH pela internet?

Para efetuar o pagamento de IPVA pela internet, basta seguir alguns passos:

  1. Acessar o site do Detran – MG;
  2. Clicar em consultar código de RENAVAM;
  3. Escolher o período de pagamento;
  4. Conferir o valor e imprimir a guia de pagamento ou copiar o código de barras para efetuar o pagamento no aplicativo do seu banco.

Na área do site, já aparece o valor exato a ser pago do IPVA 2020 e também aparece, caso tenha, valores em aberto com o Detran, como multas e IPVAs de outros anos, possibilitando a regularização.

Qual é a data de pagamento do IPVA 2020?

A data varia do final da placa de cada veículo e da forma que será pago (à vista ou parcelado), conforme a tabela abaixo.

Como funciona o pagamento através do ‘Bom Pagador BH’?

O programa desenvolvido para o “bom pagador” prevê 3% de desconto no IPVA para os contribuintes que pagaram multas e dívidas em dia por dois anos consecutivos.

O benefício será automático e concedido para o IPVA 2020. Portanto, o valor do IPVA 2020 para os veículos que estiverem nos critérios estabelecidos, já será emitido com desconto.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Quem não paga IPVA?

Os veículos que não pagam IPVA são:

  • veículos fabricados há mais de 20 anos;
  • ônibus de transporte urbano;
  • táxis;
  • veículos de pessoas com deficiência;
  • transporte escolar.

Ficou com alguma dúvida sobre o IPVA 2020 BH? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como comprar material escolar barato?

Conheça 12 formas de fazer isso no início de todos os anos. Leia mais sobre aqui!

Ler artigo completo

0 respostas para “IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo