Índice de conteúdo
O IPVA 2020 no Ceará terá redução média de 4,29% em comparação a 2019
O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é a tributação feita a proprietários de veículos no mês de janeiro. O dinheiro é recolhido e usado para o governo do Estado investir em saúde, educação e melhorias no trânsito e estradas.
Da mesma forma que já ocorre em outros anos, o licenciamento é atrelado ao IPVA, e quem não faz o pagamento pode ter o veículo multado e apreendido.
Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento
Veja abaixo as principais dúvidas respondidas sobre o IPVA 2020 CE.
No Ceará, o IPVA é pago à vista ou em até 5 parcelas de, no mínimo R$20. O pagamento à vista tem um desconto de 5% no valor total do imposto. Veja a tabela:
O governo cearense não envia guias de recolhimento pelos Correios. Todos os boletos para pagamento estarão disponíveis aos contribuintes a partir do dia 2 de janeiro, no site da Secretaria da Fazenda do Ceará ou no aplicativo Meu IPVA.
O aplicativo “Meu IPVA” foi projetado pela Secretaria da Fazenda do Ceará para facilitar a consulta ao IPVA. Com ele, os proprietários de veículos poderão fazer consultas e emitir o boleto de pagamento, disponível para download nas lojas Play Store (para o sistema operacional Android) e App Store (para o sistema operacional IOS).
Para utilizá-lo, basta seguir esses passos:
Além disso, você pode parcelar débitos vencidos, emitir a certidão do IPVA e fazer a restituição.
Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!
Há uma variação entre os valores cobrados de IPVA de cada veículo. A base de cálculo para o imposto é o valor de venda do automóvel informado pela FIPE + a alíquota tributária definida pela Secretaria da Fazenda do CE.
Neste ano, as alíquotas tributárias de cada categoria de veículo são:
Algumas categorias tem a isenção do imposto por lei. São elas:
Ficou com alguma dúvida sobre o IPVA 2020 CE? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Opa até que fim consegui achar a informação que estava
precisando sobre esse assunto. Infelizmente são poucos
sites no qual encontrei com a informação correta e bem
escrito. Obrigado e compartilhei nio meu facebook com
alguns colegas.